Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

MoFi Electronics SourcePoint 10

MoFi Electronics SourcePoint 10

João Zeferino

28 novembro 2023

Andrew Jones did it again!


Introdução


A marca Mobile Fidelity era até há pouco tempo um nome reverenciado pela comunidade audiófila principalmente pela qualidade das suas edições discográficas. Contudo, há já algum tempo que a marca enveredou também pela concepção e fabrico de um conjunto de componentes que incluem gira-discos, cabeças, prévios de phono e ainda uma gama de acessórios diversos.

Mais recentemente a MoFi Electronics estreou-se com as colunas e para tal pôde contar com a colaboração de nada menos que Andrew Jones, o famoso projectista com provas dadas quer nos segmentos high-end quer nos modelos de entrada, com modelos de grande sucesso realizados para marcas tão distintas como a KEF, Infinity, Pioneer, Technical Audio Devices (TAD) e, mais recentemente, a ELAC, e que têm em comum terem sido concebidos com altifalantes concêntricos, um conceito muito caro a Andrew Jones. Para a MoFi Jones aceitou o desafio de projectar a partir do zero, dois novos modelos, as colunas SourcePoint 10 e mais recentemente as SourcePoint 8 que utilizam altifalantes concêntricos concebidos propositadamente para estas colunas, nas versões de 10 e 8 polegadas de diâmetro, respectivamente.

Foto 1 MoFi Sourcepoint 10

Conforme refere a MoFi na sua apresentação ao produto, as SourcePoint 10 foram desenvolvidas para agradar aos amantes de música de todos os quadrantes, demonstrando igual aptidão para tocar todos os géneros musicais. Ainda segundo a MoFi, esta é uma aptidão estranha a muitas colunas audiófilas que tradicionalmente se destacam com um ou dois tipos de música com resultados excepcionais, mas depois falham noutras áreas. A premissa definida para as SourcePoint 10 foi a de que as colunas, quer se ouçam músicas relaxantes quer agressivas, material acústico ou eléctrico, ou se ouça música de uma ampla gama de épocas e diferentes artistas, devem ser capazes de transmitir todas essas diferenças sem preconceitos.


Descrição


As MoFi SourcePoint 10 são o resultado de estudo, testes e experiências conduzidas no estúdio privado de Andrew Jones, sendo umas colunas realizadas em torno do novo altifalante concêntrico de 10 polegadas, em cujo centro se encontra um tweeter de cúpula macia de 1,25 polegadas. Como parte integrante do sistema de SourcePoint ou fonte pontual deste altifalante, o cone actua como um guia de onda para o tweeter, como forma de combinar as directividades de ambas as unidades e maximizar a eficiência do tweeter, assegurando por outro lado um controlo excepcional, o que resulta num notável equilíbrio tonal e imagem estéreo precisa.
Trabalhando em sincronia absoluta com o tweeter, o altifalante concêntrico de cone de papel de 10 polegadas possui um deslocamento mínimo, permitindo minimizar a distorção e reproduzir médios precisos, uma capacidade de resposta firme nos graves e uma dinâmica poderosa. Ao usar um woofer de grandes dimensões, o projectista manteve o deslocamento do cone ao mínimo, recorrendo a um contorno corrugado em vez da tradicional suspensão em borracha, o que permite uma excursão linear melhorada e minimiza a distorção por difração da expansão da onda do tweeter.

Foto 2 MoFi Sourcepoint 10

O altifalante das SourcePoint 10 está equipado com o sistema magnético “Twin Drive” para ambas as unidades, projectado em torno de magnetos de neodímio de alta energia que, quando combinados, produzem uma força de accionamento extremamente linear. A estrutura magnética Twin-Drive foi concebida de forma a criar um campo magnético totalmente simétrico, que elimina a modulação de fluxo para uma distorção de intermodulação (IMD) extremamente baixa e uma reprodução precisa.

No crossover são empregues indutores de núcleo de aço laminado, escolhidos pela sua capacidade de resposta suave dentro e fora do eixo. O tweeter de cúpula macia de 1,25 polegadas é capaz de funcionar perfeitamente no limite do ponto de cruzamento de 1,6 kHz devido ao seu bordo amplo e a uma bobina de voz de grande diâmetro.

A caixa das SourcePoint 10 possui umas dimensões e um design vintage, claramente inspirado em modelos de finais dos anos 70 e 80 do século XX, com excepção do deflector frontal, que apresenta uma moderna estrutura multifacetada concebida para reduzir os erros de resposta de difração normalmente encontrados em altifalantes convencionais de deflector plano.

Foto 3

A caixa é composta por painéis folheados a madeira, com 2,5 cm de espessura, amplo reforço interno e um defletor frontal esculpido de 5 cm de espessura. Na traseira dois pórticos reflex de grandes dimensões asseguram uma resposta nos registos graves intensa e com baixa turbulência. Com uma sensibilidade de 91 dB e uma impedância nominal de 8 Ohm (min. 6,2 Ohm) as SourcePoint 10 podem ser facilmente combinadas coma uma grande variedade de amplificadores, incluindo modelos a válvulas, e possuem uma resposta em frequência de 42 Hz a 30 kHz. Por forma a facilitar a instalação em sala, está disponível um modelo de suporte com as características adequadas a potenciar a performance sonora das colunas.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Conteúdo

  • MoFi Electronics SourcePoint 10 João Zeferino
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos