Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Electrocompaniet ECM1 MKII

Electrocompaniet ECM1 MKII

Leonel Garcia Marques

11 fevereiro 2023

O Caminho do Norte para os Leitores de Rede /DAC: Electrocompaniet ECM1 MKII


Em inglês arcaico, “Norway” (Noruega) significa “Caminho do Norte” e o teste de hoje refere-se a equipamento audiófilo que foi criado, desenvolvido e manufacturado, algures nesse Caminho do Norte (ou mais concretamente, na cidade norueguesa de Tau) a partir de 1973 por Per Abrahamsen e Svein Erik Børja.
A marca Electrocompaniet ganhou rapidamente notoriedade por várias razões, entre elas, a enorme qualidade dos seus amplificadores, mas também pela sua relação (indirecta) com Michael Jackson. E aqui vai a história, qual como é contada no sítio da marca. Bruce Swidien foi o fantástico engenheiro de som de todas as gravações a solo de Michael Jackson, desde «Off the Wall», mas pouco depois de gravar o álbum «Dangerous» aceitou fazer o teste dos amplificadores de potência da Classic Line da Electrocompaniet. Bruce Swidien considerou esses amplificadores a válvulas como os melhores que já tinha testado e a partir daí, insistiu em usar sempre nas suas gravações amplificação Electrocompaniet. Por isso, no álbum de grandes êxitos de Jackson, «HIStory» aparece um agradecimento de Swidien à Electrocompaniet e a Per Abrahamsen, Nils B. Kvam e Trond Braaten. Grande elogio por parte de um dos engenheiros de som da indústria musical e maior chamada de atenção para uma pequena empresa da Noruega.
Pois bem, este é um teste a um equipamento de uma marca que segundo o próprio Bruce Swidien lhe mudou a vida – o Leitor de Rede / DAC EMC1 MKII.

ecm1mk2-front-2000x1500

Descrição


A estética da Electrocompaniet mudou muito pouco desde a sua criação. O equipamento é sólido, inspira respeito e reflecte o que poderia apelidar de aura tecnológica futurista que mistura o negro e os dourados – Uma espécie de estética Dune, na visão de David Lynch. O ECM1 MKII é revestido por alumínio escovado negro com largura ligeiramente maior do que o standard, mas bastante mais estreito do que esse mesmo standard com as dimensões de (L x P x A): 470 x 381 x 80 mm e o peso de 8,5 kg. No painel frontal exibe uma janela de navegação que indica alternativamente o status e a fonte do sinal, a seguir, ao meio, a frente ostenta o logo da marca em letras douradas e, abaixo do logo, temos o botão de standby. À direita, quatro botões dourados que permitem seleccionar a fonte do sinal e o volume. No painel traseiro, apresenta a panóplia de entradas já habitual: duas SPDIF coaxiais e duas TOSLink, uma USB, uma RJ45 LAN e outra WLAN, e uma saída de para trigger de 12 V (ligação com outros equipamentos Electrocompaniet). As saídas incluídas são: uma estéreo XLR balanceada, uma estéreo RCA de linha e uma SPDIF coaxial.

ecm1mk2-rear-2000x1500_1400x

O ECM1 MKII inclui a possibilidade de armazenamento interno com a opção de se poder incluir um disco rígido SSD (a montar pelo comprador) de 3,5 ou 2,5 polegadas, sem limite de capacidade.
O controlo remoto incluído é muito sólido e bonito e permite controlar todas as funções do ECM1 MKII.
O conversor D/A inclui dois DACs Cirrus Logic (a funcionar em paralelo, um por canal) com capacidade de resolução de 192 kHz a 24 bit. Os formatos de ficheiros áudio compatíveis são WAV/WAVE, MP3, AAC+, Vorbis, ALAC, FLAC, APE, AIFF, WMA, todos com resoluções até 192 kHZ/24 bit; e DSD, até DSD 128 (5,6 MHz). O ECM1 MKII possui uma frequência de resposta de 0,5 a 48 kHz e uma distorção THD+N menor que 0,0005 %.
No componente de streaming, as interfaces de controlo compatíveis são: DLNA, UPnP, Android e iOS (remotamente), com a possibilidade de ligação à rede por Wi-Fi ou LAN. O ECM1MKII e compatível com os serviços de streaming AirPlay, AirPlay 2, Spotify Connect, TIDAL, TIDAL Connect, DLNA, Qobuz, Internet Radio e Bluetooth e tem ainda certificação Roon Ready.
O ECM1 MKII é controlável por uma App, a EC PLAY mas a compatibilidade ROON implica que pode ser controlado directamente num navegador de computador através do seu IP. Tudo muito fácil e intuitivo, a começar pela instalação, sobretudo se se usar a ligação LAN (por cabo à rede doméstica). Experimentei as várias ligações e preferi a Roon por conveniência de já a ter usado com outras marcas e outros equipamentos.

Electrocompaniet_ECM_1_MK_II_-_EMC_1_MKV_Inside

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Conteúdo

  • Electrocompaniet ECM1 MKII Leonel Garcia Marques
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos