Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Os Px8 da B&W (007 Edition)

Os Px8 da B&W (007 Edition)

Leonel G. Marques

17 dezembro 2022

Amor à primeira vista…audição


Audição


A audição foi realizada ligando os Px8 a um DAP Pioneer XDP300R. Realizei audições em casa, nos transportes públicos ou em passeios ao ar livre.
Os Px8 aderem tão bem aos ouvidos que só por isso conseguem um excelente isolamento sonoro, mesmo sem recurso a qualquer tipo de cancelamento. Mas no modo de cancelamento, o efeito é excelente, conseguindo-se também um compromisso bastante interessante no modo PassThrough. A utilização continuada dos Px8 é muito confortável e não fadiga minimamente.
De uma forma geral posso dizer que o som dos PX8 me impressionou bastante em termos da riqueza dos detalhes, da precisão da separação estéreo e da extensão e maturidade do palco sonoro, exactamente as características que eu menosprezava nos sistemas sem fios. Além disso, os graves são poderosos, mas exercem a sua força com excelente controlo e os agudos são suaves e musicais.


Playlist



Bojan Cicic &The Illyria Consort – Johann Jakob Walther Scherzi da violin – Qobuz 24 bit /96 kHz
Sean Shibe – Lost Found – Qobuz 24 bit / 48 kHz
Nikki Yanofsky – Nikki By Starlight – Qobuz 16 bit /44.1 kHz
James Brandon Lewis – Jesup Wagon – Qobuz 16 bit / 44.1 kHz
Van Morrison – What´s It Gonna Take – Qobuz 44.1kHz / 16bit.
Arcade Fire – WE – Qobuz 24 bit /96 kHz.


Na clássica, começamos por Bojan Cicic que tem vindo a granjear cada vez mais consideração como violinista solo no reportório da música barroca phantasticus, aqui com a interpretação de Walther, um dos compositores expoentes deste estilo. Os Px8 mostraram grande detalhe, grande precisão nos timbres e óptima transparência dos agudos. Depois passamos para uma surpresa, o nipo-britânico Sean Shibe, a interpretar em guitarra eléctrica, uma diversidade de compositores que vão de Hildegard von Bingen a Chick Corea. Quanto ao desempenho dos Px8, pode-se desde já dizer que a subtileza de Shibe não caiu em saco roto. E ouvi-lo, em plenos transportes públicos, com os Px8, é uma experiência bela, surpreendentemente relaxante e apaziguadora.

B&W - Px8 007 Edition Teste_5

No jazz, primeiro a voz de Nikki Yanofsky. Nikki ainda há poucos anos era pouco mais do que uma criança prodígio canadiana a dominar o scat como uma pro, mas agora é uma bela mulher com uma voz adulta belíssima. A precisão no ataque das notas, o swing e a emoção presentes na gravação, foram facilmente reproduzidas pelo Px8. Finalmente, o sax tenor de James Brandon Lewis numa gravação excepcional homenageando o Jesup Wagon, uma carripana que foi usado pelo Dr. George Washington Carver (1864-1943) para promover as inovações médicas e científicas no Alabama. O pormenor incrível era que o Dr. Carver começava as suas apresentações a cantar blues. James Brandon Lewis oferece-nos aqui uma obra conceptual, cheia de nuances, mistérios, lamentos e explosões. Os Px8 não nos deixam perder pitada e colocando-nos no centro da acção, na fonte do entusiasmo e da emoção, imersivamente.
Finalmente, ainda estou para ouvir uma gravação de Van Morrison de que não gostaste. É que são composições de qualidade, óptimos arranjos de rhythm & blues e a voz que já viu tudo de Van Morrison. Ótimos na reprodução do grão desta voz única e criando ambientes quentes e verdadeiros, os Px8 dão vida a muitos heróis presentes nas histórias de Van Morrison com tudo o que um bar meio vazio nos pode dizer sobre a vida. Finalmente, os grandes Arcade Fire, com temas cantados e sussurrados de grande beleza com a capacidade sempre renovada de inquietarem o aqui e agora. A vocação para o detalhe e para o posicionamento preciso, ajudaram-nos a sentirmos na pele, o fascinante lamento céptico dos Arcade.


Conclusão


Os Px8 007 Edition não são baratos, mas apresentam uma grande qualidade audiófila, sobretudo se pensarmos que são uns auscultadores sem fios com cancelamento de ruído.
Para o leitor perceber quanto eu apreciei o Px8 basta dizer que nem sequer usei os auscultadores que me foram enviados para teste durante o tempo razoável para os avaliar. Passado pouco tempo, em vez de usar os auscultadores de teste, estava a usar os Px8 007 Edition que tinha comprado quase de imediato. Foi tiro e queda!


Auscultadores B&W Px8 007 Edition
Preço:  799 euros
Distribuidor B&W Group Spain

B&W - Px8 007 Edition Teste_4