Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Auscultadores HEDDphone

Auscultadores HEDDphone

Leonel G. Marques

16 setembro 2022

Uma Nova Alternativa Tecnológica: os HEDDphone, da HEDD


Audições


Ouvi os HEDDphone ligados ao amplificador de auscultadores Vincent KHV-111MKII e a partir daí ao DSD DAC da Holon Cyan e ao SACD200 da Atoll ou mesmo ao leitor SACD.
Antes de mais, destaco o conforto. O peso e as dimensões poderiam fazer supor que uma audição prolongada com os HEDDphone seria desconfortável. Pois bem, é exactamente o contrário, o ajustamento à cabeça é perfeito, de tal forma que a audição não cansa absolutamente nada! Tal explica o êxito que vem granjeando no mundo do áudio profissional.
A impressão geral é de uma surpreendente precisão na reprodução dos timbres, com grande musicalidade, transparência e um espaçoso palco sonoro. Uma extensão na reprodução dos agudos que se aproxima dos melhores transdutores electrostáticos, mas sem grandes limitações nos registos mais baixos.


Playlist


Samuel Mariño & La Cetra (dir. Andrea Marcon) – Sopranista – CD Decca
JW de Vriend & Combattimento Consort – Exceptional Masterpieces – SACD SilTECH
Lyn Stanley – Live at Studio A – SACD AT Music
Jacintha – Jacintha is her name – SACD Groove Note
Cowboy Junkies – The Trinity Session – SACD RCA
Santana – Abraxas – SACD CBS Sony




Mais em pormenor, e começando pela música clássica, a gravação de Martiño de obras de Mozart, de Gluck e de Cimarosa é um desafio formidável para o registo agudo de qualquer equipamento. A reprodução dos HEDDphone, cristalina e imaculada, mesmo nos registos mais pirotécnicos, é magistral, sem distorção, sem estridência com grande precisão. De Vriend e o seu Combattimento Consort oferecem-nos nessa sua gravação uma selecção de compositores do fantástico barroco (Fux, Biber) e do barroco mais tardio (Endler, Sammartini) numa exibição de virtuosismo exuberante. Os timbres soaram perfeitos, os ataques milimétricos, o palco nunca se estreitou e a musicalidade dos médios fez-se sentir, soberana. Excelente desempenho.

HP_Packaging 2

No Jazz, a gravação de Jacintha é simplesmente sublime. Os primeiros momentos da segunda faixa, The Thrill is Gone, só com o vibrafone de Larry Bunker e a voz de Jacintha, reproduzidos nos HEDDphone, são cativantes e prendem-nos até ao mínimo dos detalhes. O vibrafone de Bunker é mais um testemunho da precisão e beleza com que os HEDDphone tratam as gamas agudas. E a gravação de Lyn Stanley, mais espontânea, mais íntima, mais swingada, é outra “prova do pudim” para estes auscultadores. Aqui a correcção dos ataques e a precisão rítmica dos HEDDphone foram as características mais salientes em mais um excelente desempenho.
No Rock: The Trinity Session é uma gravação mítica em que a voz de Margo Timmins e as guitarras dos irmãos imperam num ambiente fantástico de catedral. Canções de sempre e para sempre, haveria muito por onde estragar. Os HEDDphone souberam reproduzir sem participar nem colorir, preservando os ecos naturais da igreja onde ocorreu a gravação e deixando fluir a beleza intemporal desse mágico encontro. E, para terminar, outro clássico – Abraxas, de Santana com o groove e timbre ácido da guitarra de Carlos Santana e a percussão imprevisível, mas sempre propulsionando o conjunto no seu percurso imparável. Precisão rítmica, definição e variedade dos timbre se palco sonoro aonde não falta espaço para diferenciar os instrumentos, eis os segredos no desempenho dos HEDDphone.


Conclusão


Gostaria de acrescentar que comparei o desempenho dos HEDDphone com uns electrostáticos Stax (auscultadores SR-L500 e amplificador SRM-323A), uns dinâmicos NightHawk da AudioQuest e uns planar magnéticos Sundara da Hifiman. E pareceram-me mais equilibrados do que estes últimos, com baixos comparáveis ou superiores aos da AudioQuest e uns agudos comparáveis aos Stax. E ainda com melhor coerência e musicalidade (só não ultrapassando os Stax na reprodução da voz humana). Juntando a isto, o conforto com que se cumprem as audições longas, e mesmo considerando o preço acima do que podem despender muitos audiófilos, enfim, fiquei sem alternativas. E os HEDDphone ficaram cá para sempre.


Auscultadores HEDD HEDDphone


Preço 1 700 €
Representante: Exaudio
Telefone +351 21 4649110 / +351 91 7600209
Web Exaudio

tps_1335_484990_May00472-484990-scaled