LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

Auscultadores HEDDphone

Auscultadores HEDDphone

Leonel G. Marques

16 Setembro 2022

Uma Nova Alternativa Tecnológica: os HEDDphone, da HEDD


Até aos anos setenta do passado século, os auscultadores podiam-se classificar em electrostáticos ou dinâmicos, de acordo com o tipo de transdutor. Os auscultadores electrostáticos são os mais antigos, têm uma resposta de banda larga e distorção mínima, mas são normalmente caros e exigentes em termos de amplificação. Os auscultadores dinâmicos são os mais comuns, os menos exigentes em amplificação e os mais baratos. Contudo, devido aos avanços nos materiais e design utilizados, cada vez mais se podem encontrar auscultadores dinâmicos high-end, mas algumas limitações em termos de largura de banda e de espectro dinâmico parecem inevitáveis. Em 1972, o mundo passou a conhecer, os Wharfedale ID1, os primeiros auscultadores planar magnéticos (ou como também são designados, ortodinâmicos ou ortoplanares) e o mundo dos auscultadores começou a mudar. Os transdutores planar magnéticos representam um compromisso entre os dinâmicos e os electrostáticos e têm-se vindo a acumular cada mais propostas interessantes. No entanto, apesar de já representarem uma alternativa bastante promissora a todos os níveis de gama, continuam a ser relativamente mais caros do que os dinâmicos.

HEDDphone-RichardDevine

Mas como as alternativas tecnológicas nunca param de nos surpreender, mais recentemente (em 2020), surgem os HEDDphone e o mundo dos auscultadores mudou outra vez! Produzidos pela HEDD (Heinz Electrodynamic Devices) de Berlim, os HEDDphone apresentam pela primeira vez a tecnologia AMT para o mercado dos auscultadores. A Heinz Electrodynamic Devices foi fundada por Klaus Heinz, o criador das colunas Tower Mains e Tipo 20 que empregam precisamente tweeters AMT (Air Motion Transformer), um tipo de transdutores de diafragma dobrado inventados pelo Dr. Oskar. Os tweeters AMT podem acelerar o ar de forma mais eficiente do que os condutores tradicionais, resultando numa definição sonora e espacial mais precisa. Ao contrário dos condutores de bobina de voz (dinâmicos), planares ou electrostáticos, o AMT é baseado num diafragma de Kapton extremamente leve. O transdutor consiste num conjunto de múltiplas dobras com formas variáveis, que comprimem o ar para dentro e para fora, fazendo com que este seja triplamente acelerado. Os HEDDphone são o primeiro conjunto de auscultadores com transdutores AMT e, para tornar isto possível, a HEDD teve de conceber um altifalante completo AMT que cobrisse as gamas de frequências para além do alcance de um tweeter. A HEDD conseguiu tal proeza usando uma nova geometria variável de diafragma chamada VVT (Variable Velocity Transformation). De acordo com a HEDD, daqui resulta numa resposta de frequência de 10 Hz até 40 kHz. E este é o teste resultante da estadia dos HEDDphone na minha casa.


Descrição


Os HEDDphone vêm embalados numa caixa acolchoada de cartão de boa qualidade. No interior encontra-se os auscultadores propriamente ditos, de cores negro e alumínio, de maiores dimensões do que a maior parte dos equipamentos deste tipo. Cada cápsula tem cerca de seis centímetros de espessura – incluindo o transdutor, um estofamento volumoso e um revestimento protector em couro. Cada cápsula deixa entrever uma estrutura interior de barras horizontais que lembra um tweeter de fita. A fita de cabeça ajustável em comprimento é também acolchoada. O resultado é um auscultador confortável, mas com um peso de 730 gramas, o que é invulgarmente elevado. O tamanho, espessura e peso destes auscultadores são consequências directas da dimensão do transdutor AMT. O cabo liga-se aos HEDDphone por duas fichas mini-XLR e a ligação para o computador pode ser de vários tipos. No caso vertente, fazia-se através de um jack de 6,3 mm (a mais comum). Como referido, os HEDDphone possuem um transdutor AMT de gama completa com tecnologia VVT. A frequência de resposta estende-se dos 10 Hz aos 40 kHz. A eficiência é de 87 dB SPL para 1 mW. A impedância é de 42 Ω. Os HEDDphone precisam, no mínimo, de 200 mW, sendo recomendável que o amplificador de auscultadores tenha uma potência em volta dos1000 mW ou mesmo acima. Como vemos, estes auscultadores dispensam amplificadores especiais, ao contrário do que é comum na tecnologia electrostática.

HEDDphone_Assembly_reduz

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Banner Ajasom Dez 2021
Marantz 40n

Conteúdo

  • Auscultadores HEDDphone Leonel G. Marques
  • Página 2

Outros conteúdos

C93 BANNER PT_Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022