LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

Gold Note PH-10

Gold Note PH-10

João Zeferino

29 Agosto 2022

O sonoro charme italiano


A Gold Note é uma empresa italiana que foi fundada em 2012 por Maurizio Aterini, que é também o seu atual CEO, e que comemora no presente ano de 2022 os seus 10 anos de existência. A marca, que se encontra instalada em Florença, capital da Toscana, de onde exporta para 50 países, é o maior fabricante italiano de produtos áudio high-end, sendo uma das poucas marcas a oferecer uma linha completa de equipamentos áudio que abarca os segmentos digital e analógico, onde constam produtos como leitores de CD e conversores D/A até gira-discos, células de leitura MM e MC, bem como unidades de phono, passando por amplificação e colunas.

Dos últimos produtos da Gold Note que nos últimos tive oportunidade de analisar para a Audio & Cinema em Casa destaco o conjunto leitor/pré-amplificador CD-1000 e o amplificador de potência PA-1175, bem como o amplificador de auscultadores HP-7, que me deixaram muito boas impressões, com destaque para uma sonoridade luminosa quase perfeitamente uniforme, uma resolução tímbrica de alto nível e uma intrínseca musicalidade que resulta uma envolvência do ouvinte extremamente cativante e que nos convida a usufruir da audição durante períodos muito prolongados.

Tive agora a oportunidade de experimentar no meu sistema o prévio de gira-discos PH10. Foram duas semanas de audições de música em estado analógico que vieram apenas confirmar as impressões que eu já possuía da marca. Mas quanto às audições já lá iremos.

Na minha procura por informações sobre o PH-10, acabei por descobrir que esta unidade de phono já foi objecto de análise crítica pela maior parte das publicações europeias e norte americanas tendo inclusive conquistado diversos prémios e distinções. Senti-me assim numa posição algo ambígua, já que, se tendo a concordar com o que já foi dito posso ser acusado de seguidismo, se não concordar chamam-me surdo. Fica o consolo de ser esta, tanto quanto consegui perceber, a primeira análise em língua portuguesa e isso basta-me.

Descrição

A Gold Note descreve o PH-10 como um pré-amplificador de gira-discos ultra versátil que oferece recursos exclusivos, incluindo ajustes de curvas de igualização, impedância e ganho. O design é totalmente analógico, projetado exclusivamente com os melhores componentes para recriar o evento musical da maneira mais natural possível. Para controlar o PH-10, a Gold Note desenvolveu o Single Knob Control (SKC) fácil de usar. Combinado com o mostrador colorido, onde estão todas as opções seleccionáveis, o controlo rotativo SKC permite ajustes rápidos de qualquer função e em tempo real durante a reprodução de música.

PH10 Inside

O PH-10 permite selecionar a curva de igualização mais apropriada para cada gravação: RIAA, DECCA London ou American Columbia, sendo que todas as curvas podem ser aprimoradas seleccionando as versões «enhanced» de cada uma delas, o que faz actuar um circuito proprietário da Gold Note inspirado no corte da Neumann para uma dinâmica e musicalidade superiores.

Em termos de selecção de impedância de carga, estão disponíveis nove valores distintos: 10 Ω, 22 Ω, 47 Ω, 100 Ω, 220 Ω, 470 Ω, 1000 Ω, 22 kΩ e 47 kΩ, bem como quatro opções de ajuste do ganho: -3 dB, 0 dB, +3 dB, +6 dB, a partir dos valores de referência de 45 dB e 65 dB de ganho para células MM e MC, respectivamente. A capacidade de entrada para células MM é de 220 pF e a sensibilidade é de 0,1mV para células MC, indo até aos 10 mV das células MM.

A conectividade do PH-10 inclui duas entradas via fichas RCA, com contacto de massa independente, permitindo a utilização de um gira-discos com dois braços e a memorização de parâmetros distintos para cada célula. As saídas fazem-se através de um par de fichas RCA ou balanceadas XLR. O painel traseiro do PH-10 conta ainda com uma ficha de ligação para a utilização opcional de uma fonte de alimentação exterior (PSU-10), a qual promete elevar ainda mais o nível das prestações do PH-10.

GoldNote PH10 back

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Banner Ajasom Dez 2021
Marantz 40n

Conteúdo

Outros conteúdos

C93 BANNER PT_Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022