Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Absolute Sounds 05-06-24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Gold Note PH-10

Gold Note PH-10

João Zeferino

29 agosto 2022

O sonoro charme italiano


Audições


A unidade de phono PH-10 foi ligada ao gira-discos Pro-Ject Audio Xtension 10 Evolution equipado com uma célula de leitura do tipo Moving Coil (MC) Hana ML, com 0.4 mV de saída. Após alguma experimentação acabei por me fixar numa carga de 100 Ohm e um ajuste do ganho nos 0 dB, tendo também optado pela curva de igualização RIAA standard. A amplificação foi fornecida pelo conjunto prévio / amplif. de potência Accuphase C-2150/P-7300 e as colunas foram as Perlisten Audio S7t. Na cablagem estiveram os Madrigal CZ-Gel entre a PH-10 e o prévio de linha, e na interligação balanceada da amplificação esteve o Kimber KS-1121. Nas colunas o trabalho foi entregue aos habituais Kimber Select KS-3033.


Listagem não exaustiva dos álbuns escutados:

– I. Stravinsky – O Pássaro de Fogo – Orq. Sinfónica da Rádio de Berlim – Lorin Maazel – DG
– F. Chopin – Concerto p/piano e orq. Nº 1 em Mi menor, Op.11 – Maria João Pires – Orquestra National Ópera de Monte Carlo – Armin Jordan – Erato
The Final Cut – Pink Floyd - CBS Sony
Somethin’Else - Cannonball Adderly, Miles Davis, etc – Blue Note
The Alan Parsons Project – Eye in the Sky – Polygram
– Frank Sinatra – Swingin’ Session – Jazz Wax Records
– Keith Jarrett -The Köln Concert – ECM Records

PH-10-B

Iniciei as audições com o álbum The Final Cut, dos Pink Floyd, um álbum carregado de mensagens antiguerra e cujo teor continua tão actual nos dias de hoje como o foi no início da década de oitenta do século passado. Concebido como uma ópera-rock, The Final Cut está recheado de efeitos sonoros extramusicais, que procuram transmitir ao ouvinte o horror da guerra. Se em formato LP este álbum pode por vezes soar agressivo - na sua edição em CD chega a ser um verdadeiro tormento - é também um desafio para o sistema de reprodução sonora. A prensagem japonesa que possuo suaviza um pouco as transições mais abruptas e agrestes, mesmo que à custa de alguma perda de dinâmica, mas torna o álbum mais facilmente audível. Com o Gold Note a descodificar o sinal analógico, a sonoridade destacou-se por um grave potente, com um notável equilíbrio entre extensão, definição e liquidez, redondo e quente mas sempre seguro e limpo. A gama média cheia e envolvente e sempre muito aberta e reveladora, com uma dinâmica assinalável e um registo agudo que surge limpo, ligeiramente recuado no plano do palco sonoro mas nunca agreste, permitindo demonstrar toda a dinâmica gravada, sem impor quaisquer limitações ao nível do volume, com um corpo sonoro e uma envolvência que fazem da audição de música um prazer para os sentidos.

Passando a sonoridades mais clássicas, ouvi o poema sinfónico O Pássaro de Fogo, de Stravinsky, apenas para constatar a exímia competência do PH-10 também com material de natureza acústica. Destaque novamente para um som imenso, capaz de transportar o ouvinte para a sala de concertos, quer pela amplidão do palco sonoro que se espraia pelas três dimensões de um modo ímpar e nos envolve numa torrente de energia sonora de dinâmica transbordante, quer pela fidelidade tímbrica demonstrada que nos permite reconhecer com facilidade os diversos instrumentos da orquestra.

image

Muito embora o PH-10 nos conquiste com a naturalidade e espacialidade da sua sonoridade, percebe-se na reprodução musical a elevada resolução que este prévio é capaz de preservar, denotando uma notável quantidade de detalhe fino, de informações espaciais ou o próprio manuseio dos instrumentos que nos chegam como se estivéssemos mesmo junto aos músicos.


Conclusão

O prévio Gold Note PH-10 é uma excelente unidade phono capaz de fazer justiça quer a gira-discos quer a células de grande qualidade. Funcionalmente é um deleite, graças a um engenhoso sistema operativo que coloca num mostrador todos os parâmetros susceptíveis de serem ajustados, sendo esse ajuste realizado com recurso a um único botão multifuncional. Que diferença face ao habitual método dos minúsculos e de difícil manuseio dip switches.

Musicalmente é um deleite para os ouvidos, com uma sonoridade muito ampla, envolvente, sempre informativa, mas isenta de quaisquer efeitos que possam induzir cansaço no ouvinte, antes potenciando longas horas de audição de puro prazer musical. Por menos de 2000 €, que mais se pode pedir?



Prévio de gira-discos Gold Note PH-10

Preço: 1 790 €

Representante: José Lopes Marques

Telf.: 234 377 180 / 234 377 181 / 213 552 710

Web: José Lopes Marques