LG OLED 300 dpi
Sarte_JBL-Dezembro 22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

Monitor Audio Silver 200 7G+Roksan Attessa

Monitor Audio Silver 200 7G+Roksan Attessa

João Zeferino

28 Julho 2022

União abençoada


Introdução

Ao longo dos mais de vinte anos de colaboração regular com a Audio & Cinema em Casa, tive a oportunidade de conviver com diversos modelos da Monitor Audio, desde a gama de entrada Bronze até à linha Platinum. Uma das características que retive dessas audições foi a consistente facilidade com que as Monitor Audio transmitem a mensagem musical, independentemente da gama em que o modelo se insere e do custo associado. Parece ser uma característica intrínseca da própria marca e que se manifesta independentemente do sistema complementar e do programa musical, o que faz das Monitor Audio uma aposta sempre segura e um valor universal.

Desta feita calhou-me em sorte o modelo Silver 200 7G, o primeiro dos modelos de colocação no chão duma gama de sucesso que conta já com sete gerações. Ao invés de uma rutura com a anterior geração, a nova gama Silver 7G inclui um conjunto de alterações ao nível do detalhe da construção das unidades Rigid Surface Technology (RST) II e um novo circuito divisor de frequências, cujo propósito foi o de proporcionar uma reprodução sonora o mais abrangente possível a todos os estilos de música e de modo a satisfazer os mais variados perfis de utilizador.

As Monitor Audio Silver 200 7G são umas colunas de duas vias e meia, com dois pórticos bass-reflex traseiros, e fazem uso de altifalantes C-CAM (2x134mm) e da tecnologia Rigid Surface Technology (RST)II. Os cones C-CAM são fabricados a partir de uma liga de alumínio e magnésio revestida por material cerâmico, que alia a leveza com uma excelente rigidez para uma resposta em frequência muito linear ao longo de todo o espectro operacional de frequências, muito baixa distorção e assinalável rapidez de resposta a transitórios.

O tweeter utilizado é o já conhecido Gold C-CAM com cúpula de 25 mm, o qual foi alvo de diversos melhoramentos, nomeadamente a instalação num novo guia de onda Uniform Dispersion (UD) Waveguide II que faculta um superior controlo da dispersão sonora e assegura uma resposta em frequência que se estende até aos 35 kHz.

As caixas são fabricadas em MDF e revestidas com folheado de madeira natural, existindo diversos acabamentos à escolha. Como é habitual na marca, os acabamentos são de muito boa qualidade e muito agradáveis quer à vista quer ao tacto. Internamente, todos os modelos possuem travamentos que asseguram uma boa rigidez de caixa e um perfeito controlo de vibrações espúrias.

MA_Silver_200_ISO_Pair_Ash_Grille_On_Off

As Silver 200 7G possuem uma resposta em frequência que se estende dos 34 Hz aos 35 kHz (-6 dB), uma sensibilidade de 87.5 dB (2.83 V@1m), impedância nominal de 8 Ohm, com um mínimo de 5 Ohm a 240 Hz e uma potência admissível (RMS) de 150 Watt. As dimensões são 930x254x329 mm (AxLxC) e o peso unitário de 13,7 kg.

A acompanhar as Silver 200 7G veio o amplificador Roksan Attessa Streaming Amplifier, a companhia que se pode dizer ideal, uma vez que as duas marcas fazem agora parte do mesmo grupo. E em boa hora a Delaudio propôs o conjunto para audição crítica já que as essas audições vieram a confirmar ser esta uma união abençoada, de tal forma as características de ambos se complementam para um resultado em que o todo é bem maior que a soma das partes.

O Attessa é um amplificador integrado que existe em duas versões: com ou sem serviço de streaming. O circuito de amplificação funciona em classe A/B e é suportado por uma fonte de alimentação baseada num transformador toroidal de 400 VA. A potência especificada é 2x80/130 Watt a 8/4 Ohm. O streaming do Attessa beneficia da tecnologia de áudio multissala BluOS, oferecendo um acesso fácil aos mais variados dispositivos, desde televisores a gira-discos (células MM), transportes de CD, smartphones, etc.

RS_Attessa_SA_Iso_Black

A conectividade analógica do Attessa inclui entrada phono para células MM e duas entradas de nível de linha. Conta ainda com um par de fichas RCA de saída pré-amplificada para ligação a um dispositivo exterior como, por exemplo, um subwoofer. Na vertente digital o Attessa conta com quatro entradas; sendo duas ópticas e duas coaxiais, e ainda ligação LAN e duas USB. Estas ligações aceitam uma taxa de amostragem de 192 kHz para as conexões coaxiais, as quais permitem a descodificação MQA, e de 96 kHz para as ópticas. Há ainda a possibilidade de ligações sem fios Bluetooth com aptX, AAC e AirPlay2. A conversão D/A está a cargo de um chip Texas Instruments/Burr Brown.

As características do serviço de streaming BluOS incluem:

-Suporte para sinais áudio até 32 bit/192 kHz
-Multi-room com Bluesound/BluOS wireless
-Ligação à rede via cabo ou WiFi de banda dupla
-Suporte para diversos serviços de streaming como Amazon, Spotify, TIDAL, TuneIn, Napster, Deezer, Qobuz, etc, e ainda serviço de Internet radio.
-Controlo via app BluOS para iOS, Android, Windows, e Mac OS X
-Roon-ready

RS_Attessa_SA_Rear

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom Bergman_Galder
Marantz 40n

Conteúdo

  • Monitor Audio Silver 200 7G+Roksan Attessa João Zeferino
  • Página 2
Ajasom Bergman_Galder

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022