LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

Monitor Audio Silver 200 7G+Roksan Attessa

Monitor Audio Silver 200 7G+Roksan Attessa

João Zeferino

28 Julho 2022

União abençoada


Audições


O conjunto Monitor Audio Silver 200 7G+Roksan Attessa foi ouvido na minha sala de testes habitual, com ligação à internet via cabo Supra CAT8, tendo ainda sido utilizado um leitor de CD’s Accuphase DP-450 ligado à entrada RCA analógica do Attessa. Os cabos de colunas foram os Kimber 4TC.

O conjunto Silver 200 7G+Attessa revelou um carácter sonoro muito limpo, excelentemente articulado e com um sentido rítmico bem marcado ainda que não impositivo. Tonalmente o conjunto pareceu-me ser bastante neutro, uma sonoridade que se adapta facilmente a uma enorme variedade de conteúdos musicais, sejam eles de natureza mais acústica ou tratando-se de sonoridades mais electrónicas.

Detalhando agora um pouco mais, é importante dar o merecido destaque a uma característica imediatamente evidente e que tem a ver com o sentido rítmico que as Monitor Audio imprimem à reprodução musical, o que acaba por se traduzir numa grande facilidade em agarrar o ouvinte à audição da música. Este sentido rítmico, que uma característica que tem algo de subjectivo, aliado um registo grave que, pela natureza das próprias colunas não é muito extenso, mas que tem impacto e definição, resulta em apresentações musicais entusiasmantes e prazenteiras do evento musical. O facto do conjunto Monitor Audio+Roksan ser essencialmente neutro proporciona também uma revelação fácil das características sonoras de cada gravação, ao não adicionar ou retirar nada de significativo que possa mascarar ou alterar a mensagem gravada.

A faixa 12 do disco de demonstração da TagMclaren, Friedmann Aquamarin Orchester - Percussive Pyromania (Tag McLaren CD) é uma prova de fogo para quaisquer colunas, sendo uma obra composta por um conjunto alargado de percussões, as quais exigem das colunas a capacidade de articular com velocidade e precisão a torrente de sons que lhes chegam em catadupa, mantendo a clareza e fidelidade tímbrica necessárias a uma correcta identificação dos instrumentos em acção. As Monitor Audio surpreenderam-me ao passarem esta difícil prova com distinção. O resultado foi tão bom que por momentos me esqueci completamente de estar a ouvir umas colunas deste nível de preços, tendo dado por mim a estabelecer comparações descabidas com modelos de custo muito superior.

Detail_AV

As Silver 200 7G, acolitadas pelo Attessa edificaram uma sonoridade ampla com uma notável capacidade das colunas em recriar um palco sonoro de avultadas proporções que se espraia para além dos limites físicos das colunas e com uma excelente resolução em qualquer uma das dimensões. Muito bem também a focagem dos diversos intervenientes em cena. Com o Concerto em ré menor para violino, 2 trompas, 2 oboés e 2 órgãos de Vivaldi, pela Orquestra Philharmonia Barroca e Nicholas McGegan na direcção, (Reference Recordings, CD) os instrumentos solistas evidenciaram-se de um modo muito nítido em relação ao restante conjunto instrumental, soando o todo de um modo totalmente solto e com um recorte e focagem notáveis.

O registo grave possui um óptimo equilíbrio entre extensão, controlo e definição, sendo apenas limitado pela natural dimensão das caixas, mais apropriadas a salas de dimensão pequena a média. Para salas de maiores dimensões a Monitor Audio propõe, na mesma gama Silver 7G, as maiores Silver 300 ou 500. O rufo dos timbalões da orquestra nas Danças Sinfónicas de Rachmaninof (Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão, Vladimir Ashkenazy, streaming Tidal) fizeram sentir a sua presença de um modo muito nítido e bem focado, com uma boa rendição da sua distintiva opulência, sem descontrolos ou ressonâncias o que é sempre um bom indicador da qualidade das colunas mas também da competência do amplificador que conduz.

Os registos médios são cristalinos, detalhados, impecavelmente definidos, mas sempre macios e isentos de quaisquer efeitos de compressão. Contribuem de um modo decisivo para a global transparência da sonoridade e para a invulgar capacidade para focar os intervenientes no palco sonoro.

RS_Attessa_Remote

Por fim, os registos superiores demonstram a qualidade do tweeter C-CAM Gold Dome com Uniform Dispersion (UD) Waveguide II, que conjuga uma excelente extensão com uma notável integração com as frequências médias, proporcionando uma sonoridade coesa e uniforme, que resulta numa admirável reprodução de vozes de um modo coerente e totalmente credível, o que ficou bem patente na forma como foi corporizada na minha sala de audições a Diana Krall a interpretar os temas Temptation, Stop this World e The Girl in the Other Room, (Diana Krall, The Girl in the Other Room – streaming Tidal).

O conjunto Monitor Audio Silver 200 7G e o amplificador Roksan Attessa provaram ser um daqueles casos em que o resultado é maior que a soma das partes. Ainda que ambos os componentes possuam argumentos mais do que suficientes para se destacarem individualmente, como conjunto exibem um conjunto de características que casam tão bem entre si que esta só pode ser uma união audiófila abençoada.

Monitor Audio Silver 200 7G / Roksan Attessa

Preços: Monitor Audio Silver 200 7G: 1 705€
Roksan Attessa Streaming Amplifier: 1 970€

Representante: Delaudio
Telef.: 21 843 64 10
Web:Delaudio