Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Acro CA1000 – DAP / Amplificador de Auscultadores

Acro CA1000 – DAP / Amplificador de Auscultadores

Leonel Garcia Marques

20 maio 2022

Da Astell & Kern, Gangnam-Style, e transportável


Audição


Testei o Acro CA1000 sobretudo a partir da saída de 6,35 mm com os auscultadores Hifiman Sundara (magneplanares) e os Carbon NightHawk (dinâmicos) mas também pela saída balanceada de 2.5mm pelos meus auriculares Campfire Orion e Noble Universal (Massdrop) com cabos balanceados Linsoul e até pela saída RCA directamente para o meu amplificador integrado Rotel 1592 MKII e colunas B&W 705 SE. Usei basicamente como fonte ficheiros armazenados na memória interna ou no cartão microSD (mas também testei a reprodução de ficheiros armazenados no meu servido doméstico e por Qobuz). Por agora, concentrar-me-ei no que me parece ser a utilização mais frequente de um utilizador do Acro AC1000 (por auscultadores) e referirei depois as outras experiências.

A reprodução pelo Acro CA1000 é muita boa. Palco sonoro não lhe falta, permitindo até algum grau de detalhe e de diferenciação dos timbres advenha da dimensão do palco sonoro, mas tudo muito natural e muito pouco cansativo. E o que é superimportante na audição por auscultadores, o som não parece residir dentro da nossa cabeça. Grande musicalidade, alguma sobriedade e muita autoridade no controlo das massas sonoras. Eis as grandes qualidades da audição pelo Acro CA1000. A função Crossfeed acrescenta diversidade, um ainda maior palco sonoro e evita o cansaço da audição. A comparação com o meu amplificador de auscultadores a válvulas, um Vincent KHV-111, é lisonjeira para o Acro CA1000, o que, para mim, diz muito.
Mas passemos à escuta mais detalhada.

Playlist



Jose Maria Lo Monaco & Divino Sospiro – All_amore immenso – Qobuz 16 bit/44.1 kHz
Holand Baroque & Bastarda Trio – Minne – NativeDSD DSD256
Valerie Joyce – San Francisco Songbook Sessions 1& 2 – Blue Mountain DSD256
Helge Lien Trio-Revisited Helge Lien Trio – Revisited – Qobuz 24 bit/44,1 kHz
Asaf Avidan – In a Box II Acoustic Recordings – Qobuz 16 bit/44.1 kHz
Tito & Tarantula – The Leftovers Tarantism – Qobuz 16 bit/44,1 kHz


Jose Maria Lo Monaco é uma mezzo soprano que desconhecia e muito me agradou a sua interpretação de árias e peças religiosas menos conhecidas do barroco, acompanhada pelos nossos Il Divino Sospiro. Voz seguríssima, bela, com um timbre verdadeiramente mezzo, com emoções bem esculpidas em cada ritornello e uma interpretação sem mácula. O duo Acro CA1000 + Hifiman Sundara foi capaz de fornecer o tom soturno adequado à ocasião, num palco sonoro em que todos instrumentos possuíam um posicionamento bem definido. Holand Baroque e os Bastarda Trio (um trio da Polónia) apresentam um programa de composições contemporâneas (sobretudo da violinista do Holland Baroque Judith Steenbrink) inspiradas por Hadewijch de Brabant, uma freira mística (uma espécie de Hildegard Von Bingen holandesa). A atmosfera é harmoniosa, variada, inventiva com um toque folky muito agradável. Aqui era o reino dos timbres de diferentes instrumentos acústicos desde as cordas ao clarinete, passando pelo acordeão. O Acro Ca1000 deu excelente conta do recado com grande sobriedade, mas também com grande correcção nos timbres e grande musicalidade, sem qualquer estridência e sem causar cansaço de escuta.

20211229182013_0a83e8d3-09b9-49dc-80aa-fe1576e9101c

No jazz, a voz de Valerie Joyce com um perfil e um grão únicos e agudos nos píncaros da lua representa um desafio a qualquer sistema de reprodução. O Acro CA1000 saiu-se muito bem capturando a intimidade, a musicalidade e o encantamento da gravação. O trio de Helge Lien apresenta um jazz nórdico típico melodioso, contrastando uma atmosfera sombria com os sons cristalinos do piano. Mais, o Acro CA1000 soube preservar a cascata vítrea de notas do piano de Helge, alcançando uma excelente separação entre o piano e a secção rítmica e reproduzindo com acuidade os ataques das notas do contrabaixo e as mudanças rítmicas da percussão.
Finalmente, o rock. Asaf Avidan num solo absoluto, mas com samplers e loops fez duas gravações chamadas In the Box I e II. A voz de Asaf é absolutamente notável e o seu sentido bluesy é imaculado. Tome-se como exemplo, a faixa Bang Bang: é espantosa. Aqui a gravação não é perfeita, mas o Acro AC1000 tornou-a entusiasmante e poderosa, capturando a atenção totalmente do ouvinte, maximizando o entretenimento e fazendo fruir e partilhar do gozo que deve ter tido Asaf durante a gravação. E, finalmente, Tito e Tarantula, uma banda mexicana incrível. Lembram-se da banda do filme de Robert Rodriguez, Aberto Até De Madrugada? É essa a banda! Nesta gravação, os Tito mostram como são uma banda rock para levar a sério, com as guitarras em diferentes combinações e modalidades, com um toque sul-americano, mas muito subtil e com carradas de electricidade, da boa! O Acro CA100 esteve à altura, disparando os decibéis devidos, mas mantendo o controlo absoluto nas massas sonoras e salvando sempre as melodias.



Outras escutas


Também experimentei o Acro CA1000 com auriculares (uns Campfire Orion e uns Noble Universal) e apesar de a reprodução manter as mesmas características, notei alguma estridência. Por isso, valorizo as capacidades do Acro CA1000 como amplificador de auscultadores em ambiente de trabalho relativamente às suas capacidades de transportabilidade (de qualquer modo, pesa quase 1 kg). Quanto à ligação por RCA directamente ao amplificador residente, o Acro CA1000 saiu-se surpreendente bem, de tal modo que poderíamos pensar no Acro não só como um amplificador de auscultadores, mas também como um leitor digital excelente para um ambiente de trabalho.

20211229182014_f9f875e8-8be8-47bc-b7e9-8c18aa0f3f8f



Conclusão


O Acro CA1000 não é barato e a sua natureza não parece muito adequada à portabilidade, mas como leitor e amplificador de auscultador para o ambiente de trabalho, componente de uma excelente segundo sistema ou mesmo como introdução à alta-fidelidade para jovens Bluetooth/MP3 parece ser uma grande aposta. Se este é o tipo de equipamento favorecido pelos habitantes de Gangnam, então o bairro de Gangnam deve ser um bom sítio para viver. Tal como no clip Gangnam-style, ridículos só serão os imitadores da Astell & Kern. (E lá que os há, há… mas com mais dourados).

Amplificador de auscultadores/DAP Astell&Kern CA1000
Preço 2399 €
Distribuidor Sarte Audio
Contactos:
Telef. +34 963 51 07 98
WebSarte Audio