LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Imacustica vertical
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Imacustica maior

Acro CA1000 – DAP / Amplificador de Auscultadores

Acro CA1000 – DAP / Amplificador de Auscultadores

Leonel Garcia Marques

20 Maio 2022

Da Astell & Kern, Gangnam-Style, e transportável


A Dreamus é uma empresa de electrónica e entretenimento fundada em 1999, originalmente como ReignCom por sete antigos gestores da Samsung. A Dreamus está sedeada no bairro de Gangnam-Gu em Seul na Coreia do Sul (tornado célebre pelo K-pop hit Gangnam-Style) e é a empresa-mãe da iRiver, da FLO e, é claro, da Astell & Kern. As duas primeiras companhias são empresas ligadas à indústria K-pop. A Astell & Kern(A &K) é uma empresa que se dedica, desde a sua fundação, ao áudio digital portátil (que é no caso, diferente de transportável).
A A&K tem lançado constantemente produtos audiófilos interessantes, especializando-se nos chamados DAPs (Digital Audio Player, os sucessores digitais dos walkmans). Nesses produtos são provavelmente, os líderes mundiais em termos audiófilos. Mais recentemente, têm lançado auscultadores, auriculares, amplificadores, unidades de ripagem de CDs, armazenamento, colunas, etc. Mas tudo entre o portátil e o ambiente de trabalho (desktop). Agora com o Acro CA1000, a A&K combina um amplificador para ambiente de trabalho com um dos seus DAPs, com o objectivo de proporcionar os benefícios de ambos.


Descrição

O ACRO CA1000 lembra esteticamente os antigos combinados iPod/iDock amplificado (em particular, um que tive e apreciava muito, o Wadia Digital 170iTransport quando era usado com o seu parceiro, o Wadia Digital 151 PowerDAC mini) com a diferença de que o DAP, neste caso, não se separa do amplificador. A Astell & Kern mantém uma consistência estética muito grande. Os seus produtos são sempre rectangulares, compactos, robustos, com arestas bem definidas, com o aspecto de que vão durar 1000 anos. O Acro CA1000 pesa quase 1kg (919g) e tem as dimensões de 104.9 mm (L) x 45 mm (A) x 148.8 mm (P). O Acro CA1000 tem um design elegante, mas pautado nas linhas típicas do A&K, com um corpo de alumínio em forma de tijolo, sendo uma única excepção ao paralelepípedo habitual o botão redondo de volume com a dimensão suficiente para se tornar muito fácil de usar. Segundo a A&K, como o Acro CA1000 é um amplificador transportável, a superfície curva e o padrão de design do lado são concebidos para evitar que o produto seja empurrado pela mão ao tentar segurá-lo. Apresenta uma disposição simples das suas entradas e saídas, em linhas paralelas, exibindo simplicidade e organização.  À frente apresenta quatro saídas para auscultadores e monitores de ouvido (auriculares), duas balanceadas e duas não-balanceadas, através de jacks de, respectivamente, 4,4 mm / 2,5 mm, e 6,35 mm / 3,5 mm. Imediatamente por cima, mas já no topo, paralelamente às saídas, encontram-se quatro pequenas teclas de função (on/off, retroceder, reproduzir e avançar). Logo atrás surge o ecrã LCD Touchscreen que na verdade parece pertencer a um DAP capaz de apresentar todas a informação dos comandos, da selecção de fontes e das faixas reproduzidas e de permitir o acesso a todas as funções. O LCD sobe, inclinando-se até 60º, mas não pode separar-se da base. Atrás estão as ligações: um par de saídas de linhas por RCA e um par de entradas, também RCA, e duas entradas S/PDIF, uma coaxial e outra Toslink e, abaixo, uma entrada para um cartão de memória MicroSD (suporta cartões de capacidade até 1 Tb) e duas entradas USB tipo C, para carregar a bateria e para cópias de ficheiros áudio.


Dentro do Acro CA1000 encontra-se uma memória de armazenamento de 256 GB e um conversor D/A ESS906AS quad-DAC capaz de processar a reprodução de PCM de 32 bit/384 kHz e de DSD512 nativo, e que dá suporte a ficheiros MQA. O chip Teraton Alpha ajuda a reprodução com a gestão de energia e a eliminação de ruídos e distorções indesejadas.

TERATON_ALPHA

O Acro CA1000 apresenta suporte Bluetooth com CODECs de 24 bit, tais como Qualcomm aptX HD e LDAC. Ao contrário de quase todos os amplificadores de auscultadores, o Acro CA1000 não precisa de uma fonte de energia para operar. Funciona estritamente com a bateria incorporada no sistema. A bateria do Acro CA1000 dura aproximadamente durante 10 horas quando os ficheiros áudio reproduzidos não são de um nível de resolução muito acima da qualidade de CD (16 bit/44.1 kHz). O Acro CA1000 possui ainda a interessante função Crossfeed, acessível através do mostrador LCD, a qual, segundo o fabricante, “torna a audição por auscultadores mais semelhante à audição por colunas”. A função permite a sintonia fina dos filtros de Shelf Cutoff, Shelf Gain, and Mixer Levels de acordo com as preferências de cada mas só funciona em ficheiros áudio de resolução PCM entre 8…192 kHz / 8/16/24 bit.


O Acro CA1000 liga-se a uma rede Wi-Fi como um vulgar smartphone Android e por isso é extremamente fácil colocá-lo em funcionamento. A partir da rede doméstica é fácil aceder a servidores domésticos ou a serviços da Net tais como o Spotify, o Tidal ou o Qobuz. E, cereja no topo do bolo, o Acro CA100 é Roon Ready.

20211229182007_64c0d28f-5ca4-47ad-b31c-0b55c6619f85

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Banner Ajasom Dez 2021
Marantz 40n

Conteúdo

  • Acro CA1000 – DAP / Amplificador de Auscultadores Leonel Garcia Marques
  • Página 2
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022