Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

José Francisco Júdice

José Francisco Júdice

Jorge Gonçalves

31 julho 2023

Desapareceu um dos fundadores da Audio


Decididamente 2023 não está a ser um ano fácil para mim. Não há muito tempo tive a notícia da partida de João Cancela e hoje, há poucos minutos, recebo a notícia de que um dos fundadores da Audio e amigo sincero tinha falecido.


O Júdice, como foi sempre tratado por todos nós na Audio, era daquelas pessoas genuinamente boas, não daqueles que só ganham qualidades quando desaparecem. Tinha um feitio tímido e calmo que desarmava qualquer um e tornava impossível zangarmo-nos com ele. Aliás, disse-o por várias vezes, uma sociedade tem que ter pelo menos dois sócios e não podia ter havido melhor sócio a começar a Audio que o Júdice, ou José Francisco, como outros o tratavam. Tudo para ele estava bem, nunca o vi zangado, não havia dificuldade nenhuma em partir para qualquer projecto arriscado tal como o foi, por exemplo, o lançamento do primeiro Audioshow em 1990.


Uma reunião com o Júdice tornava-se interessante quando ele começava a coçar a cabeça e olhava para os restantes presentes com um ar de quem pensa: Mas vocês vão-se meter nisto? Mas este momento era rapidamente ultrapassado e partia-se para o mãos à obra. Os momentos próximos do fecho de cada edição eram de grande sofrimento para o Júdice pois quer eu quer o JVH entregávamos os nossos textos dentro do ritmo acordado e ele ficava sempre até ao fim a «espremer as meninges», como ele dizia, pois acabar um texto era sempre tormentoso e o comentário que lhe saía era algo do género: não sei como é que vocês escrevem 3 e 4 textos quando eu para fazer um sofro que me farto!


Por decisão própria, o Júdice decidiu partir para outras aventuras e fundou a Audioelite logo no final do segundo ano de existência da Audio mas foi novamente uma saída calma e sem alguma vez ter sido suscitada qualquer questão – fizeram-se as contas e amigos como sempre. Há mais ou menos 7 a 8 anos a Audioelite mudou de mãos e o Júdice mudou-se para o Algarve quase em definitivo para cuidar da mãe e gerir o património familiar. Os nossos contactos passaram a ser algo mais espaçados mas nunca menos cordiais, fraternos até.


É uma pena imensa ver partir alguém com quem partilhámos tantos momentos, agradáveis uns, menos agradáveis outros e recordo-me por exemplo, de uma famosa viagem ao Norte em que fomos visitar alguns clientes já existentes na Audio e tentar conquistar outros, e que se traduziu em mais de 600 quilómetros recheados de boa deposição, de comentários assertivos e por vezes um pouco mordazes, mas nunca maldosos, por parte do Júdice.
Aqui onde estou neste momento não tenho acesso a todo o arquivo da Audio mas deixo-vos aqui, como profunda homenagem, duas páginas obtidas por scan directo da Audio 200, com o texto que o Júdice escreveu para essa edição especial. Estas páginas podem ser descarregadas através dos links que se seguem às imagens.


Repousa em paz, meu amigo, que bem o mereces.

Judice_pg 1
Judice_pg 2

Judice_pg 1

Judice_pg 2

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos