Um AVID para (quase) todos
Introdução
A actividade comercial da Avid começou em 1995 e, desde então, a marca tem tido representação em Portugal de forma quase contínua, embora tenha já passado por diversas empresas distribuidoras, o que significa que é uma marca muito familiar junto dos audiófilos portugueses, principalmente junto daqueles que encontram nos produtos da marca a expressão do som analógico que tantos adeptos soma.
Contudo, a história da AVID começou há muito mais tempo. No site da marca podemos encontrar um historial, do qual apresento de seguida uma súmula, que remonta a 1977, quando um amigo mostrou a Conrad Mas, então com 16 anos, o seu gira-discos feito em casa, afirmando que era perfeito. Essa afirmação desencadeou uma obsessão para a vida: produzir um gira-discos genuinamente perfeito, sem concessões.
Nos anos seguintes, começando do zero, Conrad Mas reexaminou e questionou cada elemento do design e fabrico de gira-discos existentes, mesmo quando os livros técnicos diziam que era impossível. Cedo percebeu que todos os gira-discos estavam a limitar a sua verdadeira fidelidade, geralmente porque se concentravam nos valores técnicos das medições, sem enfrentar o verdadeiro problema comum a todos eles, a vibração.
Os laços familiares deram a Conrad acesso a universidades que queriam testar as suas novas teorias, foram pedidas patentes e o jovem começou mesmo a trabalhar numa fundição para compreender melhor o processo de fundição de metais. Pouco a pouco, surgiram novos designs, passo a passo um projeto radical passou do papel para a produção e, ao fim de quase duas décadas, nasceu o gira-discos Acutus. Não apenas uma melhoria em relação aos produtos mais populares existentes na altura, mas uma verdadeira inovação.
Hoje, a empresa realizou o sonho de Conrad de conceber um sistema de áudio analógico completo, dos “sulcos ao ouvido”. Desde cabeças e cabos, amplificadores e colunas e, agora, tudo o que há entre estes dois, a AVID é universalmente reconhecida por proporcionar o máximo do prazer auditivo através de uma investigação e desenvolvimento incansáveis em engenharia de som.
Operando em duas fábricas em Inglaterra, com distribuição em cerca de 50 países, a equipa da AVID dedica-se a ultrapassar as barreiras físicas e técnicas em busca de mais do que apenas qualidade de som e design irrepreensível. A música deve ser uma experiência para saborear e recordar, cativando e abrindo novas e excitantes barreiras sonoras de cada vez que o ouvinte relaxa e descontrai.
Hoje, Conrad Mas é o CEO da empresa que fundou em 1995. Mas é um CEO diferente, mantendo-se na vanguarda de todas as inovações em equipamentos que agora levam o ouvinte desde o disco de vinilo até ao som final.
O gira-discos Ingenium
Desde o seu lançamento em 2013, o Ingenium, o modelo de entrada na gama da AVID, já ganhou prémios em todo o mundo e tornou-se uma referência para audiófilos iniciantes. Com a crescente popularidade do vinilo, especialmente entre os clientes e entusiastas mais jovens, em 2018 a AVID resolveu elevar o padrão do seu design mais popular. O Ingenium Plug&Play baseia-se no seu antecessor, mantendo muitas funcionalidades, fazendo algumas melhorias estéticas e uma instalação mais simples. Completo com braço e uma cabeça do tipo MM de qualidade, fica pronto a usar em dez minutos, realmente Plug&Play.
Maquinado a partir de uma peça pesada de alumínio em forma de T, proporciona uma grande rigidez entre o braço e o prato. Em cada uma das extremidades, encontra-se um apoio em sorbotano, um elastómero com uma excelente capacidade de isolamento de vibrações. Proporcionando dinâmica e estabilidade à reprodução musical, o Ingenium Plug&Play emprega um motor síncrono de alta potência com a relação correta entre a potência e a massa do prato, para que o motor tenha o controlo total do prato. Apesar do carácter prático e funcional do conceito, o Ingenium partilha a mesma filosofia de design e características de modelos de categoria superior, de modo a assegurar verdadeiras credenciais audiófilas e de qualidade de engenharia.
Entre estas destaque para o fundamental sistema exclusivo de fixação e rolamento de safira, que canaliza eficientemente as vibrações indesejadas do disco para o chassis, reduz o ruído de fundo do próprio disco, proporcionando clareza à música e uma performance não distorcida, mas vívida e transparente. De acordo com a AVID, isolar o gira-discos é essencial para manter uma coloração baixa, sendo que o Ingenium utiliza o mesmo elastómero optimizado, também utilizado na gama Diva, proporcionando um excelente isolamento mecânico do que resulta numa melhor recuperação e resolução da informação contida nos sulcos dos discos.
O Ingenium faz uso do exclusivo rolamento invertido de ponto único, coração de todos os modelos de gira-discos AVID. Uma safira com uma forma especial gira numa esfera de carboneto de tungsténio, sem atrito, ruído ou desgaste. Ao contrário de outros designs, o rolamento do AVID não tem movimento lateral no ponto de contacto, pelo que o prato não oscila nem sofre ruídos. O veio principal é cónico, evitando ondas estacionárias, e um sistema autolubrificante único não necessita de manutenção durante toda a sua vida útil.
O prato de fibras de alta densidade (HDF), maquinado com precisão, oferece um material com características de autoamortecimento estável para suportar o disco. Por fim, um tapete composto à base de cortiça, utilizado como interface entre o disco e o prato, contribui ainda mais para manter quaisquer vibrações nefastas controladas, impedindo que as mesmas sejam transmitidas à cabeça fonocaptora. Um prato pesado de alumínio sólido também está disponível como upgrade, proporcionando uma qualidade de som e estabilidade de velocidade muito melhores, naturalmente a um custo acrescido.
Peça fundamental no design de todos os gira-discos AVID, o clamp de rosca que fixa o disco ao prato de forma muito eficiente, permitindo que a vibração indesejada passe para o chassis principal. Isto reduz o nível de ruído do próprio disco, permitindo que a agulha percorra o sulco de forma mais fiel, proporcionando um som mais transparente e realista, ao mesmo tempo que reduz o desgaste e os danos no disco.