Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

iFi Audio NEO Stream

iFi Audio NEO Stream

Miguel Marques

28 junho 2024

A musicalidade acima de tudo


Após muitos anos a lançar principalmente DACs e amplificadores para auscultadores, a iFi Audio virou-se também recentemente para o mercado de streamers - primeiro com o Zen Stream, agora com o NEO Stream (muito parecido visualmente com o Neo iDSD, DAC recentemente renovado na versão V2).

Foto 1 Neo Stream

Visualmente elegante, com uma base própria para ser montado em modo horizontal (muito prático em certos setups), o NEO Stream “corre” uma versão customizada do software Volumio - e que nos traz UPNP/DLNA (gapless!), Tidal Connect, Spotify Connect, AirPlay, Roon Ready e NAA (este último, menos conhecido, é o sistema de transporte do HQ Player, o melhor software de upsampling no mercado e que testa os limites das nossas bandas muito pouco largas). Ainda em relação ao NAA, sempre achei que os produtos da iFi Audio, devido aos DACs Burr-Brown, são dos que mais beneficiam de bons filtros externos, especialmente dos que convertem para DSD, que estes chips lêem de forma nativa.

Foto 2 Neo Stream

O NEO Stream tem ainda algumas características curiosas
1) Não existe nem controle remoto nem App oficial - creio que no princípio ainda houve uma chamada Stream-Fi mas agora já nem isso. Não que ela seja necessária, tendo em conta as muitas opções disponíveis hoje em dia, mas não deixa de ser curioso - é possível, no entanto, controlar o streamer através de um browser e do link abaixo, o qual dá acesso a uma página algo simplista mas muito eficiente:

iFi Local

2) Temos, creio que pela primeira vez nesta gama de preço, um conversor de Ethernet para fibra óptica, o que permite isolar de forma galvânica o sinal de rede e assim diminuir o seu ruído. Percebeu-se recentemente que esta nova tecnologia foi incorporada na nova marca da iFi, a Silent Power, que parece ter produtos muito interessantes para gerir cargas eléctricas e as suas interferências no sinal de rede, a um preço acessível.

3) Como de costume, temos vários filtros disponíveis para escolher - bit-perfect, GTO (global transients optimised), minimum phase e standard; o meu preferido, e já assim o era noutros produtos da marca, é o GTO - embora gostasse muito de aqui ter visto o Transient Aligned ou mesmo o DSD upsampling, ambos presentes no Pro iDSD.

4) Para quem ainda se interesse pelo formato, o NEO Stream é compatível com MQA.

Foto 3 Neo Stream

5) O circuito de saída analógico é totalmente balanceado, o que poderá ser aproveitado caso o resto do seu sistema também o seja e se usem cabos XLR.

6) O NEO Stream vem equipado com um dos excelentes alimentadores da iFi Audio, o qual, não sendo equivalente a um transformador linear, se revela superior a um transformador comum

7) Aproveito para deixar aqui uma pequena “queixa”, que já notei noutros produtos iFi - os cabos que acompanham o Neo Stream são (todos eles) demasiado pequenos…

8) É ainda possível usar o NEO Stream apenas como transporte de áudio digital, e com muitas saídas diferentes disponíveis: óptica, coaxial, AES/EBU, USB e, the new kid on the block, I2S.

Foto 5 Neo Stream

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos