Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Televisor LG 55UR9100

Televisor LG 55UR9100

João Zeferino

25 setembro 2023

Uma proposta 4K de grande mérito


Introdução

O televisor LG 55UR9100 objecto do presente artigo situa-se, em termos de ordem hierárquica, a meio da gama de produtos da marca coreana. Por um lado, é um modelo que procura oferecer uma qualidade de imagem e um conjunto de funcionalidades ausentes dos modelos de entrada e, por outro lado, é proposto por um preço ainda acessível a um vasto conjunto de potenciais utilizadores.

A gama da LG inicia-se com diversos modelos nas resoluções LED HD e LED Full HD, a que se segue a linha de produtos UHD 4K de que este UR9100 é o modelo de topo. Acima deste vêm depois os modelos com tecnologia de painel NanoCell, QNED, OLED e ainda os modelos de resolução 8K.

Foto 1 LG UR91


Descrição

A série UR9100 está disponível em cinco tamanhos de ecrã, começando com as diagonais de 43, 50 e, depois, 55 polegadas, o modelo que me foi disponibilizado para este teste, e ainda nas diagonais de 65 e 75 polegadas. Com uma resolução 4K os painéis UHD TV exibem 8,3 MP por quadro, com uma resolução de 3 840x2 160 pixéis, e um poder de processamento a cargo do Motor Triplo XD, que inclui o processador de sexta geração α5 AI Processor 4K da LG que suporta processamento e upsampling de sinais vídeo até 4K, HDR10 e HLG. A conectividade é bastante completa e inclui 3 ligações HDMI, uma das quais eARC, e 2 USB, para além das entradas de sinal RF através de antena ou satélite. Possui ainda uma ligação LAN e uma saída digital óptica.

Foto 2 LG UR91

No topo da gama LED da LG, o UR91 beneficia de algumas tecnologias de imagem bem estabelecidas e que contribuem para uma qualidade de imagem referencial no segmento de preço em que se insere. Destas, merece especial destaque a tecnologia de escurecimento local (local dimming), uma tecnologia que se baseia na divisão da luz de fundo do ecrã em zonas distintas. Cada uma destas zonas é controlada individualmente, proporcionando um contraste muito melhor em toda a imagem. Como resultado, o painel apresenta pretos mais profundos e brancos mais brilhantes, e um contraste que permite que a imagem demonstre uma presença visual muito marcante.

Por forma a optimizar ainda mais o desempenho do ecrã, o LG UR9100 não é apenas compatível com os já mencionados HDR10 e HLG, mas também beneficia do próprio HDR10 Pro da LG, com Dynamic Tone Mapping, que optimiza o conteúdo HDR, melhorando o brilho, a cor e os pormenores da imagem quadro a quadro.

O televisor LG 55UR9100 possui um suporte de colocação central e que é ajustável em altura permitindo um mais fácil emparelhamento com uma barra de som, dado que, por vezes, as barras de som obstruem a zona inferior do painel do televisor, tapando o sensor receptor do sinal do comando ou mesmo parte dos conteúdos a visionar, como por exemplo as legendes de filmes.

Foto 3 LG UR91

Os parâmetros de imagem podem ser personalizados, existindo modos de imagem previamente definidos que se propõem optimizar ao máximo a qualidade da imagem conforme o tipo de conteúdos a visualizar. Entre estes incluem-se os modos Vivo, Padrão, Básico, Cinema, Desportos, Optimizador de Jogo e Modo Filmmaker, um modo especial que disponibiliza uma qualidade de imagem de cinema optimizada certificada pela UHD Alliance, a principal entidade de normalização para tecnologias relacionadas com UHD.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Conteúdo

  • Televisor LG 55UR9100 João Zeferino
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos