Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

B&W 703 S3

B&W 703 S3

Leonel Garcia Marques

15 julho 2023

Floorstanding in the Shoulders of Giants
Umas colunas realisticamente utópicas para audiófilos sem bolsos grandes


Audição


A audição realizou-se a partir do amplificador residente, um Rotel 1592 e tendo como fontes um leitor SACD Atoll SACD 200 através do DAC DSD Cyan da Holo (só para a leitura de CDs, para a leitura de SACD, dispensava o DAC). E como o meu Rotel 1592 tem saídas para dois pares de colunas, liguei também as colunas residentes 705 S2.
Tal como a maior parte das colunas, as 703 S3 requerem rodagem devendo a duração ser, segundo a B&W, de pelo menos uma semana para estabilizar a temperatura; e necessitam de tocar durante no mínimo 15 horas. A minha experiência diz-me que a qualidade do som beneficia com uma rodagem ainda maior (da ordem das 60…80 horas). A colocação é importante porque se se encostarem demasiado a uma parede perdem bastante definição, devendo-se afastar das paredes entre 50 a 100 cm, pelo menos.

B&W - 703 S3 Beauty - Finishes 16x9

A caixa das 703 S3 contém tampões de espuma para introduzir no pórtico traseiro, que devem ser usados se não conseguir controlar o eventual excesso de baixos com o posicionamento.
De uma forma geral, posso adiantar que as características que mais se salientaram foram, em primeiro lugar, a sua invisibilidade, quer dizer, o seu desempenho em termos de um som neutral e transparente. Em segundo lugar, destaco a beleza e definição dos agudos, sem brilho ou espalhafato, uma beleza sóbria e adulta que existe só para servir a música e não para se exibir. E, por último, a precisão do palco sonoro. Assinalo também a riqueza de detalhes a presença física e imediata da música. Os dois woofers asseguram que uma sala, mesmo de dimensões consideráveis, fique cheia de música.

B&W - 703 S3 Mocha Beauty 1x1

Começando pela clássica.

Primeiro, uma gravação de uma qualidade extraordinária em SACD, a dos Concertos de Trondheim. As partituras destes concertos foram encontradas em manuscritos da Biblioteca Gunnerus e provavelmente pertenciam ao compositor mais conhecido de Trondheim, Johan Daniel Berlin, ou ao seu círculo de músicos. Estas obras ilustram como a música barroca europeia prosperou na Dinamarca e Noruega nas décadas anteriores à dissolução da união em 1814. A gravação inclui obras de Meck, Berlin, Opferman e Vivaldi. O violino de Sigurd Imsen é omnipresente e tem um timbre magnífico e perfeitamente definido. As 703 S3 captaram perfeitamente o ambiente sonoro da gravação na igreja de Lademoer, solene, mas muito belo, sobressaindo a perfeita diferenciação dos instrumentos, bem separados no palco sonoro, a melodia dos agudos e a correcção nos tutti e nos ataques às notas.


Play List



The Baroque Ensemble of the Trondheim Symphony Orchestra – The Trondheim Concerts – SACD 2L
Isabell Pfefferkorn & Cello Quartet – Soaked in Color From Purcell to Queen –CD Fuga Libera
Harry Allen w/ the Bill Charlap Trio – Plays Ellington Songs – CD RcaVictor
Dexter Gordon Quartet – Cheesecake – CD SteepleChase
Cowboys Junkies – Such ferocious beauty – CD Latent Recordings
Lucinda Williams – Stories from a Rock’ n Roll Heart – CD Highway 20





A gravação Soaked in Color From Purcell to Queen é uma gmuito original, com a voz de Isabell Pfefferkorn acompanhada por um quarteto de violoncelos em arranjos de grandes temas que vão desde Purcell, Bach ou Piazzolla até Queen ou Britney Spears, sempre com excelente gosto e seriedade musical. A voz de Isabell Pfefferkorn, muito versátil e expressiva e com um alcance prodigioso, permite ilustrar a qualidade do tweeters das 703 S3, sempre cintilantes q.b. e muito musicais. A rica tonalidade dos violoncelos fez com que estes aparecessem perfeitamente definidos e individualizados pelas 703 S3.


» Próxima página (Página 3 - 3/3)