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Audeze LCD-2 Classic

Audeze LCD-2 Classic

João Zeferino

29 abril 2023

The dark and warm sound of Audeze


Audições


Quando os LCD-2c me chegaram às mãos já tinha conhecimento de múltiplas opiniões expressas quer na imprensa escrita quer em análises críticas publicadas em vídeo no Youtube. Curiosamente este modelo tem suscitado opiniões bastante diversas com alguns críticos a adorar o som enquanto outros consideram o modelo como uma desilusão. Parece que, pelo menos num ponto, estão de acordo, os Audeze LCD-2c têm um som escuro. Enquanto uns não gostam do som por ser escuro, outros adoram a sua apresentação sonora precisamente por…ser escura. Confesso desde já que me identifico muito mais com os segundos do que com os primeiros, mas já lá iremos.

Foto 3

Os Audeze LCD-2c foram ligados à saída do pré-amplificador Accuphase C-2150, bem como ao amplificador de auscultadores Graham Slee Novo com fonte de alimentação PSU1 Linear Audio Power Supply. Na fonte esteve o streamer / servidor Aurender ACS-10 e o conversor D/A Soulnote D2.

Dado que tinha ainda na memória a audição recente dos Meze 109 Pro, resolvi começar exactamente pelas mesmas músicas Giorgio By Moroder dos Daft Punk e Take Five de Joe Morello, com que iniciei as audições dos Meze. Como escrevi então a propósito “Trata-se de uma música de natureza electrónica com uma batida forte e ritmada… e que os Meze 109 Pro exibiram com pompa e toda a circunstância, não se intimidando a reproduzir essa música a altos volumes de som, sem nunca demonstrarem quaisquer indícios de esforço ou desconforto… e, ficou mais que demonstrada a sonoridade musculada e bem recortada”. As mesmas faixas nos Audeze LCD-2c soaram-me mais densas, com uma extensão do registo grave aparentemente superior, e uma batida ainda mais potente, porventura menos recortada, perdendo-se em detalhe fino e recorte o que se ganha em poder e escala. Um som que tem mais em comum com os meus Mr. Speakers Aeon Flow Open, que também usam tecnologia planar magnética, do que com os dinâmicos Meze 109 Pro.

Foto 5

Passei de seguida à audição do Adagio da derradeira obra de Mahler a Sinfonia nº10. Os Audeze brindaram-me com uma sonoridade de enorme amplidão, equilíbrio tonal assumidamente escuro, mas senhora de uma densidade e riqueza tímbrica notáveis. Inesquecível a forma como foi reproduzido o terrível acorde dissonante sobre nove notas, que soa como um grito na orquestra mas que os Audeze permitiram perceber na sua plenitude e me convidaram a continuar a descobrir o que os LCD-2c podem fazer pelo prazer de ouvir música.

Os LCD-2c soam suaves, sem quaisquer indícios de esforço, e imprimem à sonoridade um carácter caloroso, que funciona com um robusto e muito estável suporte para as restantes frequências do espectro. É uma apresentação sonora que contrasta com a frontalidade, excesso de detalhe ínfimo e de brilho que aflige tantos modelos do segmento high-end, os quais, na ânsia de exibirem uma hiper-resolução, acabam por afectar o conforto auditivo e a reprodução de música de forma íntegra, soando demasiado clínicos e frios. Os LCD-2c são uma excelente opção para quem procura uns auscultadores que dêem primazia à música sobre o som.

Tonalmente são ligeiramente escuros, resultado de um registo agudo recuado que não se impõe, mas a escuridão convida ao repouso e os Audeze também. Permitem ouvir música por longos períodos de tempo com genuíno prazer de melómano, não tanto de audiófilo mais preocupado em distinguir detalhes sonoros do que notas musicais.

Embora os registos graves se imponham pelo poder e escala, a transição para as frequências médias faz-se de um modo suave e continuado, dotando os registos médios do corpo e calor suficientes para manter a agradabilidade tonal já demonstrada pelos graves, mas permitindo manter a clareza e a definição tonal necessários a uma boa reprodução da gama média, nomeadamente no que se refere às vozes. Tonalmente são calorosos, mas limpos e transparentes, no sentido em que permitem passar a mensagem musical sem que algo retirado ou adicionado possa alterar essa mesma mensagem musical. Seja com vozes solistas ou em coro, é sempre muito fácil perceber o que está a ser cantado, ainda que seja também sempre mentido um certo distanciamento no palco relativamente aos nossos ouvidos. Com os LCD-2c a música nunca nos é empurrada pelas orelhas dentro. Ela edifica-se num palco sonoro, sempre ao redor da cabeça mas guardando alguma distância dos ouvidos, o que confere uma excelente sensação de espaço e de conforto que resulta na não-imposição do som.

Foto 6

Tal como as médias frequências, também os registos agudos estão afinados para proporcionar uma audição suave, ligeiramente arredondados no extremo da sua extensão e recuados na sua apresentação, do que resulta a sensação de tonalidade escura já mencionada. Do meu ponto de vista os Audeze não sofrem de falta de extensão, como já os tenho ouvido ser acusados, antes possuem um equilíbrio sonoro que privilegia o conforto, a suavidade e a densidade tonal sobre uma apresentação que poderia ser brilhante e excitante no imediato mas que acabaria por cansar no médio e longo prazos.


Conclusão


Foram três semanas de muita música. Os Audeze LCD-2c oferecem uma performance verdadeiramente high-end por um preço abaixo dos 900 € o que é só por si um feito notável. Não é um som universalista que agrade a todos e sirva todos as músicas ou todos os propósitos. Contudo, do ponto de vista da audição de música no sossego do lar, e garantida que esteja a necessidade de uma amplificação minimamente competente, os LCD-2c recompensam o ouvinte com um som completo, de impressionante escala, e proporcionam uma envolvência no processo musical em curso como poucos são capazes. A inevitável devolução dos Audeze LCD-2c ao representante deixou-me com amargos de boca e com a certeza de que, numa próxima compra de auscultadores, a minha escolha passará certamente por aqui.

Lista de obras escutadas incluiu, entre outras:


• G. Mahler – Sinfonia nº10, Adagio, RSO Frankfurt, Eliahu Inbal, Denon
• A. Bruckner – Sinfonia nº 7, Orq. Fil. Berlim, H.V. Karajan, DG
• G.F. Handel – O Messias, Nelson, Kirkby, Watkinson, Elliott, Thomas. Choir of Christ Church, The Academy of Ancient Music, Christopher Wogwood, L’Oiseau – Lyre
• D. Shostakovich – Conc. p/piano e Orq. Nº2, Cristina Ortiz, Royal. Fil. Orq. Vladimir Ashkenazy, Decca
• Amália Rodrigues – Foi Deus, Gaivota, Ai Mouraria, Tidal
• Patricia Barber – Companion, Tidal
• Diana Krall – The girl in the other room, Tidal
• Joe Morello – Take Five, Tidal
• Daft Punk – Giorgio by Moroder, Tidal
• Hugh Masekela – Stimela, Tidal


Especificações Audeze LCD-2c:


Tipo                                     Circum-aural, abertos
Tipo de transdutor               Planar Magnético
Estrutura magnética             Matriz de ímanes proprietária
Gestão de fase                       não “Fazor”
Tipo de ímanes                       Neodymium N50
Tipo de diafragma / dimensões   Ultrafino/106 mm
Potência admissível máxima         5 W RMS
SPL máximo                                 >130dB
Resposta em frequência               10 Hz – 50 kHz
THD                                           Menor que 0,1% a 100 dB
Impedância                                   70 Ohm
Sensibilidade                               101 dB/1 mW (@ Drum Reference Point)
Potência mínima requerida           Maior que100 mW
Potência recomendada                 Mais do que 250 mW
Peso                                               544 g
Preço:                                            899 €
Representante:                            Sarte Audio

Foto 7