Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Meze Audio 109 Pro

Meze Audio 109 Pro

João Zeferino

31 março 2023

Irresistível apelo sonoro e estético


A história de como surgiu a Meze Audio está descrita no site da marca e é um relato curioso. Segundo consta, tudo começou quando Antonio Meze estava procurando um par de auscultadores com os quais se pudesse identificar da mesma forma que se identificava com a sua guitarra Fender Stratocaster. Um objecto capaz de reflectir a sua paixão pela música, cheio de personalidade e vida, e imbuído de atributos de tecnologia de ponta.

A Meze Audio foi fundada em 2011 em Baia Mare, Roménia, e começou como uma pequena empresa que foi adquirindo conhecimento pela experiência de peças já existentes no mercado, efectuando pesquisas sobre quais os materiais certos para determinado fim e soluções de engenharia na busca pelo som e sensação perfeitos. 2015 foi o ano decisivo quando, após anos de desenvolvimento, o modelo 99 Classics foi lançado. A aceitação do mercado foi de tal forma entusiástica que os 99 Classics continuam a receber prémios e distinções, indicação de que esse modelo se mantém além das expectativas e no topo da sua categoria.

4_Acoustic_design

Dizem que as primeiras impressões marcam uma opinião para o resto da vida. A ser verdade, duvido que alguém consiga ficar indiferente aos 109 Pro. A rígida caixa exterior com fecho magnético esconde no seu interior uma mala de transporte rígida realizada em EVA (acetato-vinilo de etileno), com fecho de correr que assegura uma adequada protecção dos auscultadores no seu interior. Inclui ainda dois cabos de ligação, um com 1.5 m e outro com 3 metros de comprimento e um adaptador jack de 3.5 mm/6.3 mm. Aberta a mala deparamo-nos com uns auscultadores lindíssimos, conceito sempre subjectivo, mas o melhor adjectivo que posso empregar, uma combinação de madeira, metal negro, veludo e pele que formam um conjunto absolutamente irresistível do ponto de vista do design.

6_components

Os Meze 109 PRO são uns auscultadores que marcam uma viragem na Meze Audio, sendo os primeiros a terem sido desenvolvidos internamente, sem recurso a concessões exteriores. Os 109 Pro são um modelo de estrutura aberta e utilizam um novo driver dinâmico de 50 mm suportado por uma estrutura de alumínio maquinado em CNC. A unidade propriamente dita consiste numa cúpula de diafragma em forma de W, inclui um estabilizador realizado numa liga cobre e zinco que ajuda a absorver vibrações e contribui para uma redução significativa da distorção.

O compósito duplo é uma combinação de um polímero revestido de berílio e um compósito de fibra de carbono e celulose. A fibra de carbono leve é introduzida para melhorar a clareza e os detalhes de alta frequência e reduzir o potencial de distorção. A Meze concluiu também que este compósito provou ser mais durável e estável ao longo do tempo do que os materiais de diafragma dinâmicos tradicionais. O berílio é aplicado como uma camada PVD (Physical Vapor Deposition) ao redor da cúpula de fibra de carbono para assegurar que ela permanece rígida e durável mas, ao mesmo tempo, leve o suficiente para não interferir nas excursões do driver, assegurando sempre uma rápida resposta a transitórios. As qualidades de elevado amortecimento do berílio também ajudam a suprimir ressonâncias indesejadas conferindo à sonoridade dos 109 Pro um carácter neutro, vívido e transparente.

3-diafragma-02

A estrutura das conchas em forma de aranha e a grelha acusticamente transparente dentro da concha expõem o driver de ambos os lados, criando o padrão mais aberto. A unidade emissora está posicionada a um ângulo e uma distância precisos da orelha, de modo obter-se um encaixe anatómico ideal.

A construção das conchas combina madeira de nogueira, zinco, aço com manganésio e couro vegan numa estrutura confortável, leve e altamente durável. As almofadas de veludo envolvem confortavelmente as orelhas, proporcionando a vedação ideal para criar um som natural. Como o veludo é muito mais macio e respirável do que o couro, ele também evita o suor e o sobreaquecimento durante longas sessões de audição. A bandolete é auto-ajustável, via apoios elásticos que se adaptam de forma automática às dimensões da cabeça e distribui o peso de forma uniforme para qualquer formato e tamanho de cabeça. É importante referir que a construção dos 109 Pro é praticamente constituída por peças aparafusadas, o que significa que será muito fácil proceder a uma reparação, caso surja essa necessidade.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Conteúdo

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos