Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Rotel S14

Rotel S14

João Zeferino

28 fevereiro 2023

Solução integrada competente e eficaz


Introdução


Amplificadores integrados com módulos digitais para conversão digital / analógica de sinais provenientes de fontes digitais já não são novidade, sendo até uma tendência que tem vindo a acentuar-se de forma mais premente nos últimos tempos. Com a crescente utilização de fontes digitais em detrimentos das analógicas, é natural que os amplificadores integrados, peça central de qualquer sistema de som, ofereçam soluções que permitam ao utilizador ligar directamente as suas fontes digitais tal como se fazia com as fontes analógicas, quer de nível de linha quer a partir de gira-discos, deixando ao amplificador a tarefa de tratar o sinal adequadamente, de o amplificar e de alimentar as colunas.

A utilização, cada vez mais intensa, dos serviços de música em streaming, naturalmente que acabou por forçar os fabricantes a incluir no amplificador mais essa função, antes atribuída a um equipamento externo, como forma de oferecer uma solução de sonorização integrada e de custo acessível, como sempre foi apanágio de soluções que se pretendem “integradas”.

A Rotel, que já tinha no seu portefólio diversos amplificadores com módulos com conversão D/A interna, apresentou recentemente o S14, um amplificador integrado que inclui uma entrada analógica, mas faz das fontes digitais e serviços de streaming a sua prioridade, e que acaba por configurar uma solução tudo-em-um, à qual basta juntar as colunas para se constituir um completo sistema de som.

S14_Internal_r

O Rotel S14 Integrated Network Streamer, de seu nome completo, é descrito pela própria marca como uma solução integrada que fornece acesso conveniente e intuitivo ao catálogo quase ilimitado de música online. O áudio de alta resolução, incluindo Spotify, MQA da Tidal, Qobuz e a certificação Roon Ready, é disponibilizado com precisão detalhada por meio de um DAC ESS de 32 bits. O visor colorido do painel frontal apresenta a capa do álbum, a faixa e as informações do título e simplifica o processo de instalação e configuração usando o controlo remoto incluído. O S14 liga-se a redes Wi-Fi, com fio e de banda dupla para flexibilidade de instalação. O controlo pode ser feito a partir da sua app de música favorita Android / iOS ou com a App do S14 para aceder a milhares de estações de rádio na Internet. O S14 também inclui entradas de fonte digital coaxial e óptica, analógica, PC-USB e aptXTM HD Bluetooth para dispositivos ligados e pode reproduzir arquivos nos formatos MP3, WMA e AAC a partir de pen drives.

O circuito de amplificação, de funcionamento em Classe AB, conta com uma matriz de transístores de saída de alta corrente alimentados por um transformador toroidal sobredimensionado para fornecer precisão e excelente controlo de graves, e fornece 150/80 Watt de potência em 4/8 Ohm.

O painel frontal, de aparência limpa e funcional, é dominado pelo mostrador central, com o interruptor de ligação à esquerda, seguindo-se uma saída para auscultadores, e um conjunto de seis comutadores para escolha directa da fonte: PC-USB, USB, Streaming, Aux, BT e Coax/Opt. Do lado direito apenas o comutador de selecção de Menu / + e -) e, por fim o controlo de volume. O controlo remoto é uma peça realizada integralmente em alumínio e possui uma distribuição lógica de funções, o que o torna muito fácil e intuitivo de utilizar.

Na traseira estão disponíveis uma entrada Aux analógica, uma saída de préamplificação e uma saída para ligação de subwoofer. Na vertente digital conta com entrada coaxial, óptica, PC-USB, USB, porta Internet, antena Bluetooth e duas antenas Wifi. Completam o conjunto dois pares de terminais de saída para as colunas. As cores disponíveis são o preto e o prateado.

S14_Back

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Conteúdo

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos