Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

RS520, o tudo-em-um da ROSE

RS520, o tudo-em-um da ROSE

Leonel Garcia Marques

20 fevereiro 2023

Quem disse que não se pode agradar a Gregos e Troianos?


O streaming começou por ter sido mais ou menos tolerado pelos audiófilos, sem entusiasmo, mas com o reconhecimento da enorme conveniência oferecida pelo universo da Tecnologia da Informação e Computação (TCI). Mas a conveniência digital tem um preço. O preço é ter de aprender demasiado acerca de processadores, de conversores, de redes sem fios, serviços da Web e armazenamento em servidores dedicados. Por outro lado, é também muitos consumidores de música e adeptos das TCI contemplam com alguma perplexidade a parafernália do mundo audiófilo com os seus inúmeros componentes, paleta de cabos, filtros de sector, leitores de CD e de vinilo, etc.
E se de repente surgisse um equipamento ou uma linha de equipamentos que contentasse simultaneamente audiófilos e adeptos da TIC? Esse dia talvez não tenha ainda chegado, mas a Rose e em especial o seu tudo-em-um, RS520, representam nitidamente passos nesse sentido.

RS520_Front_Silver


Descrição


O RS520 é muito bonito, com o revestimento de alumínio e de cor prateada ou em negro, em que desde logo sobressai o mostrador LCD táctil de 12,6 polegadas, a preencher quase completamente o painel frontal. O revestimento do RS520 é feito com alumínio maciço de alta durabilidade e é fabricado por um processo tudo-em-um em que os quatro lados são produzidos como uma única peça. Tal processo foi concebido para bloquear as vibrações que podem ocorrer entre peças separadas. O RS520 é menos largo do que o tamanho standard dos equipamentos áudio, com as dimensões de (LX P X A) 346 X 328 X 127 mm e peso de 8,1 kg. Mesmo por cima do painel frontal existem quatro teclas finas que cortam, diminuem ou aumentam o volume e ligam / desligam o equipamento. Na parte de cima o RS520 apresenta o logo da marca e dois trios de fendas para dissipação de calor. No painel traseiro, encontramos uma gama de ligações. A saber uma entrada IEC para o sector no extremo esquerdo e terminais para um par de colunas no extremo direito. Na fila de cima, da esquerda para a direita, temos: botão de reset, ligação à massa, saídas de linha analógicas RCA (para um amplificador de potência extra), duas entradas analógicas de linha por fichas RCA, uma entrada e uma saída digital S/PDIF duplicadas em óptica e coaxial. Na linha de baixo, da esquerda para a direita, uma entrada e uma saída de trigger de 12 V, uma entrada IR para controlo remoto, uma saída HDMI 4K e 3 conectores digitais USB A Tipo-3 (podendo funcionar para a ligação opcional de antenas Wi-Fi de 2.4 GHz/5 GHz ou para Bluetooth), uma entrada USB B Tipo-2, uma entrada LAN RJ45 Ethernet 10/100/1000 BASE-T e, finalmente, uma entrada digital HDMI eARC.

RS520_Rear_Silver

O processamento central (CPU) do RS520 está por conta de um microprocessador ARM Cortex-A72 Dual-Core 1.8GHz e de um microprocessador Quad-Core Cortex-A53 1,4 GHz. O microprocessador gráfico (GPU) é um Mali-T864, OpenGL ES1.1/2.0/3.0/3.1, OpenVG1.1, OpenCL, DX11, com uma RAM de 4 GB LPDDR4.
O LCD táctil é uma maravilha de operar e ver e permite o total controlo das funções do RS520 e a selecção de vários ambientes visuais, alguns com vuímetros imitando alguns amplificadores analógicos.
No componente de amplificação de potência, o RS520 inclui um amplificador de Classe AD. Os amplificadores de Classe AD são amplificadores híbridos que combinam a eficiência dos amplificadores da Classe D com a maior fidelidade dos amplificadores lineares em Classe A ou AB. No RS520 é utilizado um novo tipo de FET (fabricado a partir de nitreto de gálio) que reduz drasticamente o tempo morto de comutação e, assim, maximiza a linearidade. A potência de saída é de 2 x 250 W, a sensibilidade para as entradas e saídas RCA de linha é de 2 Vrms; a frequência de resposta vai de 10 Hz a 83 kHz (+1/-3dB), a distorção harmónica total + ruído (THD+N) na saída em linha é de 0,00033% a 1 kHz/600 Ω/2Vrms, nas saídas para as colunas é de 0,007% a 50 W, 8Ω; 0,01% a 100 W, 8Ω; 0,1% a 250 W, 8Ω. A impedância de entrada é de 100 kΩ e a de saída é de 50 mΩ, a relação sinal/ruído (SNR) para a saída em linha é de 124 dB a 1 kHz/600 Ω/2 Vrms; e para as saídas das colunas é de 109 dB a 1 kHz/8Ω/250W.

RS520-internal

Na conversão D/A temos um chip da ESS Sabre, o ESS ES9038Pro, que é compatível com praticamente todos os formatos de ficheiros áudio conhecidos e que é capaz de processar resoluções PCM até 32 bit/768 kHz e DSD até DSD512, sendo perfeitamente compatível com o formato MQA.
A componente de streaming é compatível com os vários serviços de música da Internet, tais como TIDAL, Qobuz, Apple Music, Bugs, ROSE Tube (canal próprio de vídeos musicais), ROSE Podcast (um canal de podcast da Rose) e rádios por Internet. Os protocolos de Wi-Fi compatíveis são o AirPlay, o DLNA e o Spotify Connect e o Rose RS520 é Roon Ready. Os protocolos de transferência de ficheiros por rede compatíveis são o FTP e o Webdav.
O RS520 também inclui ainda um potente igualizador paramétrico para ajustar os níveis em bandas de frequência específicas. O ganho em cada banda de frequência pode ser ajustado ao longo de uma gama de variação de ±10 dB. São disponibilizados igualmente perfis predefinidos de igualização consoante o tipo de música preferido.
O RS520 vem um controlo remoto robusto e eficiente e uma antena opcional USB para Bluetooth. E a Rose disponibiliza uma App, a Rose Connect, de que existem versões para Windows, Android e IOS.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Conteúdo

  • RS520, o tudo-em-um da ROSE Leonel Garcia Marques
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos