LG OLED 300 dpi
Sarte_JBL_December 22_2
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Banner vert Ultimate Jan 23
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Jan 23

Perlisten Audio S7t

Perlisten Audio S7t

João Zeferino

29 Novembro 2022

Uma nova voz no segmento High-End


Introdução

Passaram-se cerca de duas décadas desde que, a propósito da audição de umas colunas que na altura muito me impressionaram, escrevi num artigo para a Audio & Cinema em Casa: “O objectivo do High-End é a perfeição sonora. Esta expressão reduzida a uma simplicidade aparente encerra em si mesma um propósito inatingível. Todavia, a procura pela perfeição, ou no mínimo por um constante aperfeiçoamento, que no contexto de um sistema de reprodução sonora se poderá entender como a procura da recreação total e absoluta da realidade tal como foi registada, leva, no limite, a uma diversidade de soluções técnicas que procuram atingir esse objectivo, apesar de partirem muitas vezes de premissas diferentes. Da aplicação de técnicas e métodos diferentes, que muitas vezes têm em comum apenas o objectivo a que se propõem, resultam equipamentos exclusivos e com uma personalidade sónica muito vincada.

De tempos a tempos surgem no mercado produtos que oferecem algo de verdadeiramente inovador ou que rompem com o modo habitual de fazer as coisas. São produtos que se destacam dos seus pares por alguma característica em concreto ou pelos resultados obtidos por via de alguma inovação técnica. A Perlisten Audio é um desses casos.

A Perlisten, abreviação de “Perceptual Listening” é uma empresa com sede em Verona, cidade do estado norte-americano de Wisconsin, foi concebida e organizada durante o período 2016-2019. Nesse período foram projectados os primeiros produtos, bem como estabelecida a parceria com um importante fabricante na China para a produção das colunas a fim de assegurar preços muito competitivos. Em 2021 a Perlisten Audio fez a sua estreia mundial, com o aparecimento em diversos eventos do sector, tendo também começado a surgir os primeiros artigos e prémios por parte da imprensa especializada.

Apesar de ser uma marca jovem, a Perlisten Audio tem à sua frente técnicos com uma larga experiência na concepção de produtos de áudio. Dan Roemer trabalhou na NHT, Acoustic Research e Advent, tendo mais tarde assumido o papel de Chefe do departamento de R&D da MITek Corporation. Lars Johansen trabalhou para marcas como a JBL, Harman Kardon, Klipsch e Jamo, tendo assumido um cargo de gestão na Harman International de 1990 a 1999. Lars esteve também envolvido no desenvolvimento e produção de componentes High-End na Dinamarquesa Peerless, tendo sido nos últimos anos figura de proa na Miller & Kreisel (M&K Sound).

Durante o período de desenvolvimento foram estabelecidas as premissas para a gama de produtos, nomeadamente o cumprimento dos critérios necessários à certificação THX Dominus, o grau de certificação THX de maior exigência, o que veio a acontecer em 2020 para um conjunto de seis modelos.


Descrição


As Perlisten S7t, objecto do presente artigo, são o modelo de topo de gama da marca. Tal como a restante gama de produtos, distinguem-se pela utilização de um conjunto de altifalantes instalados num guia de onda, a que a marca chama de DPC-Array (Directivity Pattern Control), uma tecnologia proprietária e em fase de ser patenteada, e que se destina a assegurar uma óptima directividade das frequências médias-altas no eixo horizontal, mas com uma resposta fortemente limitada no eixo vertical, evitando assim os efeitos nefastos que a reflexão no tecto pode impactar na reprodução musical. A unidade DPC inclui o tweeter de berílio ao centro e duas unidades de médias frequências uma acima e outra abaixo do tweeter, escondidas por detrás de uma tampa perfurada.

4_perlisten_product_S7t_tech_line-art

No caso da série “S” o tweeter tem uma cúpula de berílio com 28 mm de diâmetro, e duas unidades de médias frequências com cúpulas de 28 mm em fibra de carbono TPCD - Thin-Ply Carbon Diaphragm, (Textreme), colocadas ligeiramente acima e abaixo do tweeter central. Todas as unidades foram desenvolvidas em casa e representam o resultado de décadas de pesquisa, culminando neste design.

A Perlisten fez uma parceria com empresas nos EUA e na Suécia de modo a trazer a moderna ciência de materiais para o áudio. Utilizando o avançado software de modelação acústica Comsol, chegaram à configuração final do modelo DPC-Array, o qual representa o resultado de 18 meses de elaboradas simulações e múltiplos protótipos. Este novo tweeter / guia de onda DPC-Array oferece uma incrível precisão, suavidade e controle da directividade por forma a lidar com o alcance vocal crítico e agudos delicados. Todos os modelos da série S compartilham o mesmo DPC-Array e beneficiam da técnica exclusiva de correspondência de timbre.

As unidades de frequências graves possuem cones de carbono de camada fina (TPCD) e são em número de quatro, estando instaladas duas acima da unidade central DPC e duas abaixo desta, sendo que a caixa pode ser configurada como bass-reflex, com resposta a partir dos 16 Hz, ou suspensão acústica com resposta a partir de 23 Hz, ajustável de acordo com a preferência do ouvinte, através de dois substanciais cilindros de espuma a inserir, ou não, nos pórticos reflex. Esta operação não é imediata, implicando a desmontagem da base para se fazer a inserção ou remoção dos cilindros, mas confere às S7t uma invulgar versatilidade em termos de facilidade de colocação em sala. A caixa possui umas dimensões avultadas, mas a aparência é bastante elegante, graças, sobretudo, ao perfil frontal de apenas 240 mm de largura.

As caixas são fabricadas em HDF, com o painel frontal a exibir uma impressionante espessura de 80 mm e possuem travamentos internos horizontais e outro alinhado na vertical, sendo aplicadas diversas camadas de material betuminoso como modo de controlo e redução de vibrações. Os pórticos reflex estão sintonizados a uma frequência muito baixa, e dirigidos para a base da coluna, sendo a comunicação com o exterior auxiliado por grelhas laterais que eliminam a turbulência que por vezes se pode fazer ouvir nos pórticos reflex clássicos. As bases de suporte, em aço de elevada resistência, contam com pés de borracha de alta qualidade e espigões de acoplamento opcionais para várias superfícies. As colunas possuem um ângulo de inclinação de cerca de 2º, por forma a permitir o melhor alinhamento temporal possível de todas as unidades, sendo possível efectuar um ajuste fino com os pés roscados. Os acabamentos normais são em preto e branco com lacado de alto brilho, mas estão também disponíveis, por um custo extra, acabamentos premium como o High Gloss Ebony com placa de terminais dourada, que me calhou em sorte e que é um verdadeiro deleite para os olhos.

5_Woofer

O crossover é de 4 vias e foi concebido para permitir uma sobreposição de frequências distribuídas aos e pelos diversos altifalantes, como forma de assegurar uma integração exemplar e uma coerência musical a toda a prova. As duas unidades de graves de 18 cm colocadas nos extremos do alinhamento respondem dos 22 Hz aos 550 Hz, as outras duas estão alinhadas dos 22 Hz aos 1350 Hz, enquanto as cúpulas de médias frequências TPCD operam entre os 1000 Hz e os 4 kHz e, por fim, temos o tweeter de berílio que responde a partir de 1 kHz e até acima de 30 kHz. Deixo de seguida um resumo das especificações técnicas:


Alinhamento da caixa     4 vias bass-reflex / suspensão acústica
Altifalantes     DPC Array: 28 mm Berílio
          28 mm (x2) Textreme TPCD
Woofers                           180 mm (x4) Textreme TPCD
Sensibilidade     92,2 dB / 2,83 V / 1 m
Impedância nominal     4 Ohm, com um mínimo de 3,2 Ohm
Resposta em frequência     80 Hz-20 kHz (+-1.5 dB)
          22 / 32 Hz (Reflex/Susp. acústica) a 37 kHz (-10 dB)
Extensão em frequência na sala   16 / 23 Hz (Bass Reflex/ Susp. Acústica)
Dimensões     1295 x 240 x 400 mm
Peso         55,7 kg
Potência admissível rec.     100 a 600 Watt RMS
SPL         117 dB (pico)
Certificação     THX Dominus


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Hegel_P30A_H30A_Jan 23
Marantz 40n

Conteúdo

Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022