Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

B&W 705 S3

B&W 705 S3

Jorge Gonçalves

27 novembro 2022

Lindas de ver e de ouvir


Audições


As 705 S3, montadas em suportes Target de 65 cm de altura, foram integradas no meu sistema substituindo as Quad ESL63 Pro e estiveram totalmente à altura do acontecimento. Embora a maioria dos que me seguem já conheçam quase de cor a composição desse sistema, ela aqui ficam mais uma vez: conjunto de electrónica Inspiration 1.0, da Constellation, tendo como fonte digital o Roon Nucleus Plus com o Pro-Ject Pre Box RS2 Digital como descodificador D/A e renderer de MQA (descodificação completa) e, no domínio analógico, o gira-discos Basis com braço SME V Gold e cabeça Air Tight PC1 Supreme, ligada ao prévio de gira-discos Nagra Classic PHONO. Os cabos de interconexão e coluna eram predominantemente da gama Select, da Kimber. Na alimentação de sector pontuava a régua Vibex Granada Platinum à qual ligavam todos os equipamentos electrónicos em uso, com o amplificador de potência Inspiration a ser ligado através do cabo Tiglon TPL-2000A.

High—B&W - 705 S3 Gloss Black Beauty

A dieta musical foi muito variada, mais até do que qualquer um poderia esperar quando pensasse em colunas monitoras. As 705 S3 necessitaram de pouco tempo de rodagem demonstraram muito cedo a sua generosidade em termos de uma reprodução viva e álacre do PMeC (Processo Musical em Curso, um termo criado pelo JVH nos primeiros tempos da Audio). A gama média é de uma correcção tímbrica evidente, o agudo muito extenso e sempre muito limpo e nas frequências mais baixas, embora não reproduzam em toda a sua grandeza a canhoneada final da 1812, com André Prévin a dirigir a Sinfónica de Londres, nem ninguém lhes poderia exigir isso, ostentam um grave sólido, seguro e intenso o suficiente para conferir uma segurança altaneira a quase todo o tipo de música que delas sai. Como quase todos os que me conhecem já sabem, eu sempre gostei de colunas monitoras e estas 705 S3 encantaram-me de sobre maneira em fase da sua extrema musicalidade e de uma coerência absoluta sem a mínima sensação de descontinuidade entre unidades, muito pelo contrário. Onde as novas B&W se portaram igualmente de modo quase sublime foi no que se refere à imagem espacial, com os intérpretes e instrumentos bem distribuídos desde uma coluna até à outra e bem para o exterior lateral de cada uma, para além de uma marcante sensação de profundidade. E as vozes, meus senhores, principalmente as femininas, como soam belas, sedosas, plenas de encanto e calor, quase como saindo da boca de quem canta directamente para os meus ouvidos. Dá vontade aplaudir no final de uma faixa de que gostemos especialmente e quase que cheguei a fazê-lo em mais que uma ocasião.


Conclusão


Bonitas de se verem e ouvirem, estas 705 S3 cantam e encantam, com uma musicalidade arrebatadora, uma extensão assinalável nos dois extremos de frequência e uma capacidade notável no que se refere à reprodução espacial. Embora não se possa dizer que são as monitoras de qualidade mais baratas que se podem encontrar, não será fácil encontrar algo que as bata na sua gama de preços e merecem em absoluto uma audição atenta.


Colunas B&W 705 S3
Preço:  3000 €
Distribuidor B&W Group Spain

High—B&W - 705 S3 Satin White Beauty 2