LG OLED 300 dpi
Sarte_JBL-Dezembro 22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

Sonus Faber Omnia

Sonus Faber Omnia

João Zeferino

28 Outubro 2022

Um sistema tudo-em-um em grande e à italiana


Na senda da tradição Sonus faber de utilizar expressões latinas para baptizar os seus produtos, não consigo lembrar-me de um nome mais apropriado para esta nova proposta da casa transalpina do que Omnia. Expressão latina que significa literalmente “tudo”, o nome acaba por descrever na perfeição a própria natureza do produto.

A Sonus faber Omnia é uma coluna / sistema tudo-em-um, que a própria marca apelida singelamente de “Wireless speaker”, e que inclui a fonte de sinal, dando primazia às soluções streaming, via Apple AirPlay 2, Chromecast, Bluetooth (com suporte AptX HD) e Wi-Fi dual-band 2.4 GHz e 5 GHz. O Sistema é compatível com Spotify Connect, Tidal Connect, e Roon Ready.

sonus-faber-omnia-all-in-one-speaker-top-view-fig-5

A parte superior da Omnia, em madeira com opções de acabamento em nogueira para um look mais clássico ou grafite para um estilo mais contemporâneo, é uma interface sensível ao toque que permite controlar o funcionamento, nomeadamente em termos de selecção de entrada, informação do serviço de streaming em utilização ou controlo o volume, através do deslizar de um dedo pelas ranhuras, com um padrão por código de luzes a indicar a operação efectuada. Pareceu-me, contudo, mais intuitiva a utilização do clássico controlo remoto que permite obter o mesmo resultado de uma forma mais rápida.

sonus-faber-omnia-all-in-one-speaker-schematic-fig-3

Em termos de conexões, a Omnia disponibiliza uma ligação HDMI ARC (Audio Return Channel), permitindo a sua utilização como barra sonora para ligação a TV e sonorização de programas televisivos. Está ainda disponível uma entrada analógica, via adaptador mini-DIN / RCA fornecido, que permite ligar quer uma fonte analógica de nível de linha quer um gira-discos com célula MM, sendo a respectiva opção seleccionável por um interruptor na parte posterior da unidade.

A integração da Omnia com a rede faz-se através das aplicações iOS Home ou Google Home para Android. Há também uma porta Ethernet de 10/100 Mbps, para quem preferir uma ligação cablada. Na App é possível configurar diversos parâmetros, incluindo a localização da Omnia em sala para um ajuste em conformidade da resposta sónica, sendo também possível o controlo do volume via App quando em modo reprodução.

sonus-faber-omnia-all-in-one-speaker-wired-connections-fig-4

Um rasgo iluminado na parte superior muda de cor conforme a entrada seleccionada, azul para Bluetooth, laranja para HDMI, rosa para gira-discos e branco para serviços de streaming AirPlay, verde para Spotify, azul-claro para Tidal, roxo para Roon e amarelo para Chromecast. O pequeno controlo remoto possui um formato que emula o design da Omnia e permite controlar as operações básicas de ligar / desligar, volume e mute, opção de avançar e voltar e selecção de entrada.

A caixa acústica Omnia é um sistema de caixa fechada equipada com 490 Watt de amplificação distribuídos pelos sete altifalantes que compõem o sistema. A resposta em frequência é especificada como indo desde os 30Hz aos 25kHz (-6dB). As unidades que compõem o sistema incluem dois tweeters de cúpula de seda com 0,75” e sistema motor com magnetos de neodímio, duas unidades de médias frequências com 3”, um woofer de longo curso com 6,5” com cone de alumínio a disparar para baixo e acoplado a um guia de onda que auxilia a dispersão, e por fim duas unidades full-range de 1,75” de cúpula invertida em polpa de celulose não prensada colocados lateralmente.

A Sonus faber faz uso da sua tecnologia Crescendo, que utiliza as unidades full-range colocadas em cada extremidade da Omnia para realizar o processamento de sinal pela conjugação de sinais em fase e fora de fase, de modo a criar uma apresentação sonora envolvente, que imita uma performance ao vivo, oferecendo o som natural característico da Sonus faber.

sonus-faber-omnia-all-in-one-speaker-review-fig-1

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom Bergman_Galder
Marantz 40n

Conteúdo

Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022