LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

TCL 55C735 + B&W Panorama 3

TCL 55C735 + B&W Panorama 3

João Zeferino

23 Setembro 2022

O cinema em casa em modo simples e eficaz


Introdução


O advento de televisores Smart TV, com ligação à internet, veio potenciar e facilitar o usufruto de conteúdos de cinema, dispensando o, até então, quase obrigatório leitor de discos DVD e / ou Blu-ray. De facto, com a multiplicação de operadores de conteúdos em modo streaming, o suporte físico foi progressivamente diminuindo quer em quantidade quer em variedade, ao ponto de actualmente ser quase um nicho de mercado, à semelhança aliás do que tem acontecido com os conteúdos áudio, ainda que, no que se refere ao vídeo, a transição dos formatos físicos para o streaming parece estar a ocorrer a uma velocidade muito maior.

A maioria das Smart TVs permite o acesso a plataformas de streaming de vídeo (como o YouTube, Netflix, Disney+, HBO Max ou Amazon Prime Video), de streaming de áudio (como o Spotify ou Deezer), e a redes sociais (como o Facebook ou Twitter), e de diversos jogos. Tipicamente permitem também partilhar conteúdo de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, recorrendo ao Google Cast nos aparelhos com Android TV ou Apple AirPlay 2.


TCL 55C735

A série C73 da TCL, da qual pude conviver com a versão de 55 polegadas por um período prolongado, representa o topo da gama de produtos da marca chinesa com tecnologia QLED (Quantum Dot), dado que, partir da série C83, a gama de televisores da TCL passa a fazer uso de painéis com a tecnologia Mini LED. Na série C73 a TCL combina as tecnologias QLED, 4K HDR Pro, e 144 Hz Motion Clarity Pro para proporcionar imagens de qualidade HDR suaves, brilhantes e nítidas. O processamento está a cargo do processador de quatro núcleos ARM Cortex-A73 com 3 GB de RAM e uma GPU Mali-G52 MP, que facultam uma muito boa experiência de operação do sistema Google TV, sem hesitações e com uma suavidade de funcionamento irrepreensível.

TCL_55_65_C73_KEYVI_ISO2

Inclui também as tecnologias Game Master Pro, HDMI 2.1, taxa de varrimento máxima de 144Hz, VRR (Variable Refresh Rate), Freesync Premium, e suporte aos mais recentes formatos HDR (incluindo HDR10+, Dolby Vision e Dolby Vision IQ), bem como ALLM (Auto Low Latency Mode), dotando a série C73 de uma singular aptidão para lidar com as exigências gráficas de jogos, filmes e desportos em HDR. A série C73 inclui o software de televisão Google TV com assistente Google integrado. No que se refere ao som a série C73 está equipada com um sistema desenvolvido em parceria com a ONKYO, especificamente concebido para proporcionar uma melhor precisão e clareza de som, e uma experiência sonora realista em Dolby Atmos. Em termos de conectividade a TCL 55C735 conta com 1 USB 2.0, Slot CI, Ethernet RJ-45, 4xHDMI 2.1, saída digital óptica, saída para auscultadores e Wi-Fi 2.4/5 GHz.

664548-tcl-55c735-remotes

Bowers & Wilkins Panorama 3


A barra sonora Panorama 3 é a mais recente proposta da prestigiada B&W, marca cujos pergaminhos estão presentes em todos os segmentos de mercado no que se refere a soluções de sonorização doméstica. A Panorama 3 é uma barra sonora sofisticada cujo preço de venda ao público a coloca no segmento médio / alto, e tem, pelo menos do meu ponto de vista, um argumento de venda muito importante. Trata-se de um produto cuja concepção remete para a origem do próprio conceito de barra sonora, ou seja, um equipamento que, por si só, é capaz de se substituir a um conjunto de componentes de um sistema de cinema em casa, elevando a qualidade de som dos conteúdos áudio / vídeo e cuja instalação / utilização se faz de um modo muito simples e intuitivo, sendo de especial apelo para todos os que pretendem poder usufruir de um bom som, mas que não estão interessados em ter um sistema tradicional com vários componentes, colunas espalhadas por toda a sala, mais a cablagem necessária para interligar isso tudo.

O conceito, que surgiu simples, com o passar do tempo foi começando a desvirtuar-se com a adição à barra sonora de um subwoofer separado, depois vieram as barras às quais podiam adicionar-se apêndices a funcionarem como canais traseiros / surround, entre outras complicações que quase transformaram um conceito simples e eficaz num sistema A/V multielementos. A oferta de um produto com especificações interessantes, mas que mantém a natureza do conceito, parece-me ser à partida como merecedor de elogio.

High—Panorama 3 Right Angle Beauty Light

A Panorama 3 é compatível a Amazon Alexa e inclui, num único e elegante componente, 13 altifalantes individuais, sendo 3 tweeters de cúpula de titânio com 19mm, 6 unidades de 50 mm, para as frequências médias, com cones de fibra de vidro, 2 unidades de disparo vertical com cones de 50 mm em fibra de vidro para a virtualização de Dolby Atmos e por fim 2 woofers de 100 mm. Estas unidades são alimentadas por um total de 400 Watt de amplificação, sendo que o cuidado posicionamento de cada uma das unidades contribui para uma sonoridade espacial e envolvente. Graças aos altifalantes de disparo vertical, cada um alojado numa câmara acústica individual, a barra Panorama 3 projecta som em direcção ao tecto de modo a emular o efeito de áudio espacial Dolby Atmos. Inclui ainda conectividade Bluetooth aptX Adaptive, AirPlay 2, e uma série de serviços de streaming de áudio de alta resolução. A barra é controlada remotamente através da App da B&W, cuja operação intuitiva assegura uma fácil configuração de rede, e ainda ligações HDMI eARC, entrada Toslink óptica e LAN RJ45.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Banner Ajasom Dez 2021
Marantz 40n

Conteúdo

  • TCL 55C735 + B&W Panorama 3 João Zeferino
  • Página 2

Outros conteúdos

C93 BANNER PT_Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022