Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Televisor TCL 65C835

Televisor TCL 65C835

Jorge Gonçalves

7 agosto 2022

Um Mini LED em grande


Temos já falado muitas vezes sobre a qualidade de imagem e nível de detalhe dos televisores OLED. São autoiluminados, do que resultam negros mais profundos e melhor contraste, uma vez que cada pixel poder ver a sua luminosidade ajustada num número quase infinito de passos entre zero (totalmente apagado) e 100%. Ao mesmo tempo há quem levante a questão sobre a remanescência de imagem dos painéis OLED após exposição prolongada a imagens estáticas, embora este efeito tenha sido quase eliminado nos tempos mais recentes devido a implementações ao nível do software.
Aqui há dois anos surgiu no mercado a tecnologia Mini LED, a qual se baseia igualmente na iluminação directa de cada pixel mas agora com essa função a ser atribuída a LEDs miniatura, agrupados por zonas, zonas essas que têm a possibilidade de constituir um bloco controlado globalmente pelo processador de vídeo do televisor. As primeiras televisões Mini LED tinham preços algo inacessíveis mas a TCL tem feito movimentos ousados para torná-las mais acessíveis. A gama C825, lançada em 2021, tinha já especificações tais como um painel com uma frequência de refrescamento de 120 Hz, entradas HDMI 2.1 e compatibilidade HDR. Para 2022 a TCL aposta na gama C835, com diagonais de ecrã de 55, 65 e 75 polegadas, com algumas mudanças sensíveis em relação à série anterior.  Neste teste vamos olhar em detalhe para o televisor 65C825.


Descrição técnica


O TCL 65C835 utiliza um painel Mini LED projectado para melhorar a luminosidade e o contraste. Está equipado com uma nova tecnologia de controlo de iluminação de 16 bits que permite que cada píxel seja controlado de forma independente. A TCL afirma que assim lhe é possível obter níveis de negro mais marcantes. Existe também um novo sistema de excitação directa que melhora a capacidade de resposta e permite obter uma maior uniformidade de luminosidade em toda a superfície do painel. Os Mini LEDs têm agora uma forma circular que permite reduzir bastante o efeito de halo. O painel pode reproduzir mais de um bilião de tonalidades de cor e tem uma fidelidade de cor de 97% no padrão DCI-P3. Para finalizar, o painel do 65C835 também possui uma camada Quantum Dot que melhora significativamente o brilho e a precisão das cores. A luminosidade pode atingir um valor de pico de 1 500 nit e o nível de reflexão é muito baixo, sendo assim perfeitamente possível visualizar conteúdos a partir de qualquer ângulo e mesmo em salas intensamente iluminadas.

google-mini-led-tcl-4k-65-inch-65c835-4

Ao contrário dos painéis de tecnologia IPS, o painel Mini LED do 65C835 atinge uma relação de contraste ANSI de 6000:1, o que é mesmo um resultado excepcional. A iluminação traseira FALD está dividida em mais segmentos (288), sendo assim possível controlar a luminosidade traseira em 4096 níveis e com o escurecimento local activado pode-se mesmo chegar a um nível de contraste superior a 15.000:1. Estas combinação de elevada luminosidade e excelente nível de contraste é perfeita para a visualização de conteúdos HDR.
Em termos de formatos de vídeo o 65C835 é compatível com o HDR10, HDR10+, HLG e ainda com o Dolby Vision IQ, tecnologia que ajusta automaticamente as configurações de HDR com base no conteúdo e nas condições de iluminação da sala. Um dos recursos que diferenciam o 65C835 de concorrência é sua tela de frequência de actualização de imagem de 144 Hz, algo que agradará a todos os amantes de jogos adeptos, por exemplo, do Forza Horizon 5 e do Microsoft Flight Simulator. Este televisor é igualmente compatível com a tecnologia AMD FreeSync Premium que disponibiliza baixa latência, tempos de resposta rápidos e desempenho de jogos sem paragens. As duas entradas HDMI 2.1 facilitam a ligação a uma PlayStation 5 e às consolas Xbox mais recentes para jogar jogos 4K VRR. A tecnologia TCL MEMC (Motion Estimation and Motion Compensation) reduz os sacões de movimento e oferece uma suave experiência de visualização.
Mais uma diferença notável em relação ao modelo anterior: a barra de som incluída na base do televisor desapareceu. O design de áudio continua a estar por conta da Onkyo, o que é bem evidente nos dois altifalantes inseridos no painel traseiro que reforçam o desempenho nos graves. O processador interno descodifica Dolby Atmos e pode-se fazer a passagem de conteúdos com pistas DTS-X para a saída óptica de áudio. A cor de titânio numa tonalidade fosca dá ao dispositivo uma aparência neutra e elegante
O processador de quatro núcleos ARM Cortex-A73 com 3 GB de RAM e uma GPU Mali-G52 MP encarregam-se da gestão dos diversos modos de funcionamento sendo suficientemente poderosos para disponibilizarem uma experiência de utilização suave a acessível partir do sistema operativo Android 11 da interface Google TV. As configurações do menu Google TV são bem estruturadas, possuem grupos lógicos e a navegação é muito fácil, embora alguns dos menus dos conteúdos ocupem um espaço relativamente grande no ecrã.

maxresdefault

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Televisor TCL 65C835 Jorge Gonçalves
  • Página 2
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos