Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

EMT JSD Pure Black

EMT JSD Pure Black

Jorge Gonçalves

2 abril 2022

O regresso de um dos grandes nomes do analógico


A EMT é definitivamente um dos grandes nomes do analógico, tendo começado há mais de 80 anos como fabricante de equipamentos de radiodifusão e assumindo desde o início a designação da marca que se tem mantido até hoje - Elektromesstechnik (EMT). A empresa mudou-se em 1945 para Lahr, na Floresta Negra e começou a fabricar gira-discos para o mercado profissional, os quais ganharam de imediato grande renome, o que fez como que a EMT estabelecesse um acordo com a Ortofon para começar a fabricar cabeças com a sua marca, utilizando de início a tecnologia da marca dinamarquesa, o que deu origem à série O. Essa parceria durou bem mais de uma dezena de anos mas entretanto a marca começou a dedicar-se à investigação e desenvolvimento de cabeças MC, o que deu origem a uma das suas mais famosas cabeças, a TSD 15 (Tondose Stereo Diamant, 15 mícrones), a qual utilizava uma agulha de diamante com uma espessura de 15 mícrones na ponta. A produção da fábrica ganha um novo impulso quando a EMT assume a fabricação da gama de gira-discos da Thorens e a vida da marca passa por várias fases até ser vendia à Barco já no final dos anos oitenta e passar para as Walter Derrer no início dos anos 2000. Em 2006 a EMT apresenta o quase reverenciado prévio de phono JPA 66, com um belo frontal dourado e ajustes para quase tudo, o qual é distribuído pela empresa-mãe suíça EMT International GmbH. Logo a seguir à comemoração dos seus 75 anos de existência a EMT recebe um Grammy técnico e dois anos depois, em 2018, a EMT ingressa no grupo Hifiction, pertencente a Micha Huber, o inventor do braço de gira-discos Thales, o qual permite optimizar a posição da cabaça de leitura em relação ao sulco do disco. A produção muda para Turbenthal, uma aldeia situada perto do aeroporto de Zurique e a EMT amplia de maneira sensível toda a sua gama de cabeças de gira-discos na data da comemoração do seu 80.º aniversário, disponibilizando agora duas linhas, a HMD e a JSD, com poção de enrolamentos de prata nas cabeças topo de gama. Na gama profissional EMT TONDOSE continuam a pontuar as várias versões das TSD, com a TSD Novel no topo.

EMT-Cartridges

A JSD Pure Black de que vou aqui falar está situada relativamente perto do topo, ma non tropo. O corpo tem uma estrutura tipo sanduíche fabricada a partir de alumínio de alta densidade anodizado com um material compósito de cor negra que elimina as ressonâncias. O cantilever é de safira e as móveis de cobre puro, com a opção de serem de prata, como já mencionei. Os ímanes de AlNiCo, revestidos por uma camada de ouro, asseguram uma elevada intensidade de campo magnético que dá origem a uma tensão de saída algo invulgar para uma cabeça MC – 1,05 mV. O peso de leitura é igualmente um pouco acima dos mais usuais 2 gramas, situando-se nos 2,4 gramas. A resposta em frequência vai dos 20 Hz aos 30 kHz.

A Pure Black vem numa bela caixa de madeira com uma placa de alumínio polido no topo e no interior da qual se pode encontrar um kit de montagem com duas chaves Allen e um parafusos de fixação de vários tamanhos, sendo de destacar que a cabeça não vem equipada com a usual tampa de protecção do cantilever, o que implica que temos de redobrar cuidados quando da montagem no braço.

EMT-5

» Próxima página (Página 2 - 2/3)

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Conteúdo

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos