LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

Esoteric Grandioso F1

Esoteric Grandioso F1

23 Março 2022

Um som de luxo


A fonte de alimentação emprega um transformador toroidal de 1000 VA, uma potência muito acima daquilo que o amplificador absorve mesmo no regime máximo de potência e que poderá teoricamente atingir 500 W. O bloco de filtragem tem uma capacidade de 40 000 µF por canal.

f1_power_supply

O chassis de alumínio espesso tem um conjunto de compartimentos separados para cada bloco de amplificação e os cuidados de construção vão ao ponto de se utilizarem rolamentos de precisão do tipo utilizados na gaveta VRDS para minimizar a fricção de rotação do botão de volume o qual é fabricado a partir de um bloco de alumínio bem espesso, tal como acontece com todos os outros botões. Claro que o F1 é acompanhado por um controlo remoto versátil e bem sólido, com caixa de alumínio.

f1_heatsink

Audições

Ensaiado nas condições já descritas em termos de combinações e com a minha sala de audições ainda «tratada» pelos «sininhos» ASI Resonator. Falarei um pouco mais adiante nalgumas das músicas que me deixaram sensações mais vívidas de uma suavidade charmosa e uma imagem espacial esplendorosa. E tudo isto combinado com uma resolução que me permitia escutar o que se passava dentro da música e seguir os movimentos de ataque e decaimento das várias frases instrumentais e as nuances finamento tecidas na estrutura musical. Mas era uma resolução não ostensiva, ou seja, os detalhes permaneciam de maneira discreta no palco de cena até ao momento em que eu decidia focar a minha atenção num determinado instrumento ao longo de uma passagem complexa. Aí era como se os meus ouvidos tivessem a cesso a como que uma lente de grande capacidade de ampliação e pudesse perscrutar em volta do instrumento e do seu intérprete deixando –me no entanto sempre seguir sem qualquer rebuço a delicadeza das texturas e a suavidade natural nas diversas gamas de frequência.

f1_front

As características tonais do Grandioso F1 podem ser descritas como bastante neutras, sem de modo nenhum amortecer os transientes ou injectar calor excessivo nas peças musicais, mantendo sempre uma gama média cheia de beleza e muito transparente. A pureza harmónica, desde o piano até às vozes de soprano, era notavelmente mais convincente do que a grande maioria dos amplificadores integrados que tenho tido cá em casa. Outro aspecto de realce na performance do F1 é a sua impressionante capacidade de reprodução das microdinâmicas que se destacava mesmo a níveis bastante reduzidos de audição., seduzindo-me com o fluxo e refluxo dos contornos instrumentais, transmitindo de uma maneira muito natural a tensão dramática inerente a peças complexas de música clássica.


» Próxima página (Página 3 - 3/3)

Banner Ajasom Dez 2021
Marantz 40n

Conteúdo

Outros conteúdos

C93 BANNER PT_Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022