LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Imacustica vertical
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Imacustica maior

PCs e tablets ganham destaque no MWC

PCs e tablets ganham destaque no MWC

1 Março 2022

O Mobile World Congress em Barcelona está aí de novo


Laptops, dispositivos 2 em 1 e tablets ocuparam o centro do palco no Mobile World Congress deste ano, com empresas como TCL, Lenovo e Huawei a apresentarem linhas de computadores pessoais. “O PC está aqui para ficar. Vai-se tornar mais poderoso”, disse Alex Katouzian, da Qualcomm, acrescentando ainda que “se tornará mais móvel”.
O Mobile World Congress em Barcelona regressou. Mas não é o mesmo de antes. Sim, não há dúvida que o evento vem mudando nos últimos anos – desde a Samsung a realizar os seus próprios eventos de lançamento dos Galaxy antes de a feira chegar até a pandemia a interromper o evento anual nos últimos dois anos.
E assim o MWC 2022 encontrou um meio-termo diferente. Fiel à forma, a Samsung revelou a sua mais recente série Galaxy S22 semanas antes do evento, enquanto grandes marcas como a Sony disseram que não marcaram presença. Além disso, o OnePlus, muitas vezes um grande motivo para olhar para o MWC devido ao lançamento dos seus topo de gama, lançou o OnePlus 10 Pro na China e em nenhum outro lugar até agora. A Oppo, uma marca em ascensão, apresentou igualmente o Find X5 Pro na semana passada.
Mas outras marcas de telemóveis como a TCL, Nokia e Motorola continuam a defender o bastião. Podem não ser os nomes mais sonantes da área mobile, mas deles veio uma boa colecção de novidades para manter as coisas interessantes. E a Realme, Honor e Xiaomi tinham igualmente hardware para mostrar. Felizmente, além dessa exibição estranhamente limitada do mundo dos telefones, havia mais motivos para ficar animado no MWC 2022. Laptops, 2 em 1, tablets e algumas surpresas vieram em socorro do Mobile World Congress este ano.
A Lenovo anunciou uma nova gama de portáteis de produtividade para casa e negócios, bem como outros para jogos, tablets e muito mais. No entanto, um dos que destaca mais é o Lenovo ThinkPad X13s Gen 1. Este é um novo dispositivo para a Lenovo, e o que o destaca é que é o primeiro dispositivo a ser anunciado que apresenta o chip Snapdragon 8cx Gen 3 - o mais recente sistema integrado num chip de silício (SoC) do Snapdragon. É muito interessante assistir a esta entrada, uma vez que o Windows a corre nos ARM mostrou que pode dar origem a um excelente, como o superfino e furtivo Surface Pro X, mas os problemas de compatibilidade e desempenho têm reinado até agora.
Após o sucesso da mudança da Apple para o ARM para MacBook Air e MacBook Pro de 14 polegadas - proporcionando grandes ganhos de eficiência e mantendo o desempenho - a transição do Windows para uma arquitectura de chip semelhante parece uma inevitabilidade. Mas tem sido um caminho difícil, e cada novo chip Snapdragon para PC e actualização do Windows parece trazer promessas de compatibilidade melhorada. O ThinkPad X13s Gen 1 será a primeira oportunidade de colocar um chip 8cx Gen 3 e o Windows 11 juntos na senda do ARM.

csm_ThinkPad_X13s_Specialty_06_05a5a6f1df

O Huawei MateBook E é a primeira tentativa deste fabricante em termos de lançar um dispositivo 2 em 1 semelhante ao Surface Pro. A parte detablet é muito fina - um obstáculo que o rejuvenescido Surface Pro 8 tentou superar, mas depois caiu em desgraça com a baixa duração da bateria e os ventiladores activos. Será interessante ver se a Huawei conseguiu acertar no equilíbrio.

huawei-matebook-e-kv-s1-1

Depois, há ainda o Kindle e o Huawei MatePad Paper, semelhante ao reMarkable - um tablet e-ink de 10,3 polegadas que procura atender aos requisitos de leitura electrónica e anotações. Completando as coisas para a Huawei temos o MateStation X, um all-in-one com toques sérios do iMac. Não tem uma GPU dedicada, apenas um chip AMD para equipamentos móveis, colocando-o em competição com o mais recente Mac M1.
Voltando a uma das marcas que se esforçou ao máximo para manter o “mobile” no Mobile World Congress, a TCL não teve problema em aventurar-se igualmente por outras categorias. Expandiu a sua linha de tablets com os NXTPAPER MAX 10, TAB 10 HD 4G e TAB 10s 5G. Os dispositivos NXTPAPER da TCL oferecem um ecrã semelhante a papel para acomodar desenhos e anotações, enquanto oferece ainda outras vantagens inerentes aos tablet, tais como uma tela FHD + de moldura fina para visionar filmes e programas de TV. As outras opções da TCL são mais tradicionais e ganham muito do seu apelo com a grande duração da bateria: 5.500mAh para o TAB 10 HD 4G e 8.000mAh para o TAB 10s 5G, além de preços baixos. A TCL também revelou que um novo TAB PRO 12 5G de última geração está a caminho, com um ecrã de grandes dimensões focado em entretenimento e produtividade.

TAB10S 5G 3(2)-01

Estamos, assim perante uma nova era, pois o mercado para os computadores foi alvo do seu maior nível de crescimento numa década em 2021 – 27% em relação a 2019. A pandemia parece ter criado uma realidade de que veio para ficar – os consumidores habituaram-se a trabalhar a partir de casa e esta é também cada vez mais um centro de entretenimento, mas, principalmente com o advento do 5G, é cada vez mais importante que tudo isso possa ir para qualquer lado para onde nos desloquemos.

Banner Ajasom Dez 2021
Marantz 40n
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022