Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Novos planos para o MQA

Novos planos para o MQA

5 junho 2024

A Lenbrook vai criar um novo serviço de streaming?


Na sequência da aquisição da MQA, a Lenbrook, empresa proprietária de marcas como a NAD, Bluesound e PSB, anunciou hoje um novo leque de novidades em torno do MQA , pelo que será de supor que muito em breve irá lançar um serviço de streaming cuja base de apoio serão os ficheiros com codificação MQA.
Este é o resultado de diversos melhoramentos desenvolvidos em laboratório pelas equipas da MQA e da Lenbrook e dos quais resultaram diversas plataformas. A primeira tem o nome FOQUOS e concentra-se na conversão A/D e a segunda a QRONO, que se debruça sobre a operação inversa, ou seja, a conversão D/A. A terceira plataforma, a ARIA, deu origem a um novo codec que tem como finalidade principal optimizar os ficheiros de áudio recebidos através de ligações sem fios. A MQA em si foi rebaptizada como MQA Labs.
No momento em que a TIDAL está a passar a disponibilizar quase todos os ficheiros MQA que tinha no formato FLAC, será interessante ver até que ponto a Lenbrook consegue colocar no limbo do esquecimento as «quezílias» que tiveram lugar em torno do MQA muitas delas por culpa própria, já que o criador do formato, Bob Stuart, nunca quis admitir a perda de resolução, audível ou não, decorrente da eliminação da informação correspondente aos dois LSB para se poder utilizar a área libertada para inserir a informação extra que seria descodificada durante o processamento completo do ficheiro processado em MQA. Ao que parece, diversos fabricantes estão já a incorporar as novas tecnologias MQA nos seus produtos mais recentes e espera-se que, no início de 2025, se assista a uma nova era para o formato. Pelo menos, já temos em pleno funcionamento o Lenbrook Media Group, o que significa bons auspícios para o futuro do MQA.