Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

High-End show de Munique 2024-parte 1

High-End show de Munique 2024-parte 1

Jorge Gonçalves

16 maio 2024

A festa do som de alta qualidade onde ninguém se arrisca a não estar presente


Foto 12_Munique 2024

As Diptyque DP 85 foram uma muito agradável surpresa pois, apesar do seu tamanho bem reduzido encheram a sala da marca de sons bem agradáveis e graves surpreendentes. Foram uma excelente razão para me deixar ficar por algum tempo na sala e praticar com Giles Douziech o meu francês antes que fique enferrujado. 


Foto 13_Munique 2024

Os novos terminais de coluna nextgen WBT-0707 utilizam uma inovativa geometria que evita as correntes de fuga e uma optimização de massa de até 90%. A tecnologia Plasma Protect assegura que quando se aperta o WBT-0707 a superfície do terminal de ligação do cabo da coluna fica automaticamente limpo e quase polido.


Foto 14_Munique 2024

A Remora apresentou uma inovador tecnologia de transmissão de sinal em banda larga (UWB) para auscultadores sem fios que permite a transmissão de ficheiros de áudio de alta resolução. Os resultados de audição deixam qualquer um de boca aberta e creio que, para além de Sonus faber, muitos outros fabricantes irão adoptar esta tecnologia muito em breve. Ficam aqui os meus agradecimentos ao João martins por me ter chamado a atenção para Remora na Newsletter periódica da AudioXpress.


Foto 15_Munique 2024

A Lorenzo tem colunas com um elevadíssimo nível de acabamento da madeira mas que são verdadeiros guarda-roupas!  No caso vertente temos as topo de gama LM1 com pórtico bass-reflex, madeira Panzerholz com folheamento natural, altifalantes com ímanes de AlNiCo e cones de papel, crossovers com os melhores componentes passivos e tudo o mais que se queira. Não soavam nada mal mas não estou a ver muitas casa onde possam entrar.


Foto 16_Munique 2024

Amplificador integrado Triode TRZ-300W com duas válvulas 300B em parallel single-ended por canal. Debita 20 W por canal a 8 ohm e tem uma entrada para phono MM e cinco entradas de linha.


Foto 17_Munique 2024

Nunca tinha visto um condensador deste tamanho! Trata-se de um Duelund com 21,8 µF a 600 V e equipa a Monster Power Station da Telos.


Foto 18_Munique 2024

Outro regresso muito bem-vindo, o da Goldmund, agora com o meu amigo Carsten Ross como CEO e uma portuguesa, a Cíntia, a dirigir o marketing – tudo boas razões para que possa aparecer por cá em breve. As colunas em causa, que tocavam com electrónica da Rose, são as Thetys, um modelo de três vias, com altifalantes seleccionados e uma frequência de resposta que vai dos 38 Hz aos 25 kHz. A impedância tem um valor quase constante pois apenas varia entre o valor nominal de 6 ohm e um mínimo de 4,7 ohm.


Foto 19_Munique 2024

Pure DAC Rose RD160, com uma topologia totalmente não oversampling (NOS) e sem filtro digital de qualquer tipo. A conversão é do tipo em escada (R2R),k com um clock de cristal de alta estabilidade encapsulado numa estufa de temperatura constante e nada menos de sete entradas digitais, incluindo uma I2S por HDMI. Deverá estar disponível em breve.


Foto 20_Munique 2024

A versão com acabamento em carbono da mesa finite elemente Pagode HD12 tem tido um sucesso enorme, conforme me confidenciou o Luís Fernandes, o projectista e alma mater da marca.


Foto 21_Munique 2024

O Audio Research Reference 320M (ou 330M, porque até a Audio Research parece em dúvida sobre a referência exacta) é um versão maior e com maior potência do Reference 160M. Na entrada utiliza uma ECC83, seguida de um buffer com transístores bipolares especiais e de um andar excitador com transístores de carboneto de silício. As válvulas de potência são as KT170, num numero total de seis, o que permite que o amplificador de potência debite 330 W.


Foto 22A_Munique 2024

A linha Constellation Revelation vai sofrer muito em breve uma renovação em termos do prévio e do amplificador e de potência estéreo. Segundo Irv Gross, as especificações não são ainda definitivas mas a nova gama terá a referência Revelation 2 e estava a tocar muito bem com as Wilson Sasha V. O acabamento passa a ter tons de champanhe.