Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Novo Rega Naia

Novo Rega Naia

19 outubro 2023

Gira-discos Rega Naia e fonte de alimentação Reference


O gira-discos Rega Naia é o resultado de muitos anos de desenvolvimento meticuloso aplicado num projecto de referência em que foi desenvolvido o “Naiad”, gira-discos que serviu de base para a criação do Naia. O Naia aproveita o melhor deste desenvolvimento e da tecnologia envolvida e transfere-os para uma versão sem compromissos. O Naia está repleto de recursos, materiais e tecnologia inovadores desenvolvidos pela Rega ao longo de muitos anos para alcançar novos níveis de reprodução dos discos de vinilo.
O Naia integra tecnologia de ponta de baixa massa e alta rigidez usando um plinto de fibra de carbono impregnado de grafeno com núcleo de espuma Tancast 8. Esta estrutura ultra rígida é então reforçada usando dois suportes cerâmicos de óxido de alumínio, o mesmo material usado para criar o prato cerâmico de perfil complexo, anti-ressonante.
Está equipado com o braço RB Titanium, o braço de produção mais avançado e preciso fabricado pela Rega. Toda a estrutura do braço foi projectada para ter o mínimo de juntas mecânicas, ao mesmo tempo que utiliza os materiais mais rígidos em todas as áreas críticas. O RB Titanium atinge um movimento horizontal e vertical quase sem atrito, tudo isto sem folga mensurável nos conjuntos de rolamentos. O RB Titanium usa um novo rolamento vertical de titânio de peça única conjuntamente com um veio vertical também de titânio. O tubo do braço de alumínio polido à mão mantém a massa do braço o mais baixa possível e o design é completado com um contrapeso em tungsténio.

Naia_2A

Para alcançar o equilíbrio máximo entre baixa massa e extrema rigidez, a Rega foi pioneira no uso de carbono impregnado de grafeno e um núcleo de espuma de poliuretano Tancast 8. Ambos os materiais são amplamente utilizados na indústria aeroespacial e fornecem a estrutura perfeita para a concepção da base do gira-discos. A estrutura aleatória ultraleve do núcleo de espuma ajuda a reduzir a transmissão de vibrações, enquanto a rigidez das superfícies em carbono garante que nenhum movimento microscópico do plinto ocorra durante a reprodução. A adição de grafeno aumenta ainda mais a resistência e a rigidez da fibra de carbono tornando este plinto o mais rígido que já produzido pela Rega.

O Naia usa um sub-prato de alumínio personalizado com rolamento central fabricado em ZTA (óxido de alumínio temperado com zircónio), com uma resistência à abrasão e desgaste muito superior à do óxido de alumínio normal, o que o torna o material perfeito para a construção de um conjunto de rolamento central.
A fonte de alimentação de referência NAIA oferece o que há de mais moderno em estabilidade de controlo do motor, selecção da velocidade de rotação do mesmo, controlo antivibração avançado e ajuste electrónico fino de velocidade pelo utilizador para garantir total precisão e controlo durante a vida útil do motor. Alojada na mais recente caixa da Rega, a fonte de alimentação de referência garante o funcionamento do motor de baixa vibração de 24 V da maneira o mais silenciosa e precisa possível. A velocidade e o controlo do motor são obtidos usando um gerador DSP (Digital Signal Processing) com um cristal de alta estabilidade.


Mais informações em Audio Team

Naia_1A-2
Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos