Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

TAD com novas colunas

TAD com novas colunas

1 setembro 2023

TAD apresenta as novas GE1-WN e CE1TX-K


A TAD - Technical Audio Devices Laboratories, Inc (TADL) acaba de apresentar os novos modelos de colunas de chão GE1-WN (Grand Evolution One), e de suporte CE1TX-K como a mais recente adição à sua série Evolution de componentes de áudio. As TAD-GE1-WN incorporam os altifalantes e o elegante acabamento em madeira originalmente usado para o aclamado sistema de colunas CE1TX, lançado em 2022. Ao combinar as unidades activas, cujo excelente desempenho foi comprovado nas CE1TX, com a tecnologia e filosofia de design incorporadas na série Reference TX de colunas topo de gama, as GE1-WN podem oferecer um campo espacial e um desempenho de imagem comparável ao dos sistemas de colunas da série Reference.
As GE1-WN estão equipadas com a unidade CST (Coherent Source Transducer) proprietária da TAD, que controla a directividade dos registos médios e do tweeter montados concentricamente por forma a alinhar a fase e a directividade na região de crossover, do que resultam imagens nítidas e sólidas, bem como numa reprodução natural do palco sonoro. O resultado é uma resposta em frequência ultra ampla de 250 Hz a 100 kHz apenas pela unidade CST.
O tweeter das TAD GE1-WN usa um diafragma de berílio leve, porém rígido, fabricado com a tecnologia proprietária de deposição de vapor e optimização analisada por computador chamada Método Ideal do Diafragma Sintético Harmonizado (HSDOM) no projecto da forma do diafragma. Essa técnica permite obter um controlo preciso das vibrações divididas do diafragma e dos movimentos de pistão, o que possibilita uma reprodução ultra ampla de até 100 kHz.
O diafragma do cone de médias frequências é feito de magnésio, que é um dos metais mais leves, e possui alta perda interna – características ideais para materiais a serem usados em altifalantes. A aplicação de revestimento e pintura de conversão química híbrida na superfície confere-lhe dureza adicional e perda interna ainda maior. O resultado é uma reprodução de médios mais nítida e sem distorção, não afectada por ressonâncias indesejadas. Além disso, a ressonância nas frequências desde médias a altas geradas pelas interacções entre a suspensão e o diafragma é efectivamente controlada para obter uma distorção ainda mais baixa e uma maior resposta transitória.
As frequências graves estão a cargo de dois woofers com diafragma MACS II (Multi-layered Aramid Composite Shell Second Generation), elaborados a partir de cinco camadas de tecido de aramida, para optimizar as propriedades físicas do diafragma em forma de concha que integra a tampa central e o cone numa única peça. Como resultado, os graves são mais ricos e nítidos e uma reprodução suave e sem coloração na faixa de frequências médias a baixas.
As caixas são fabricadas segundo o conceito “SILENT” (Structurally Inert Laminated Enclosure Technology), combinando resistência com uma excelente característica de amortecimento de vibrações. A combinação de tubos acústicos colocados dentro da caixa como parte do engenhoso Acoustic-Filter-Assisted System Tuning (AFAST), reduz os modos de ondas estacionárias de baixa ordem e o absorvente acústico, cuidadosamente escolhido e colocado, suprime efectivamente as ondas estacionárias
Por fim, há que referir a tecnologia de unidade ISO (isolamento), originalmente incorporada no sistema de colunas de referência TAD-R1TX e ajustada para as TAD-GE1, e que foi aplicada à forma como a unidade CST foi montada na caixa, evitando que a vibração gerada por este altifalante se propague à caixa, possibilitando a reprodução de formas de onda com precisão e proporcionando um som cristalino. As colunas comunicam com o exterior através de um pórtico ADP (porta aerodinâmica) bidireccional, posicionado na parte inferior do gabinete e com aberturas na parte frontal e traseira da caixa para graves ricos e naturais.

TAD-CE1TX-K

As TAD CE1TX-K são uma variante de caixa preta das aclamadas TAD-CE1TX-WN com acabamento em madeira, lançadas em 2022. Com a adição do modelo com acabamento em preto a TAD crê que as CE1TX atrairão uma gama mais ampla de entusiastas de áudio. Sendo umas colunas de colocação em suporte, as CE1TX-K podem ser complementadas pelos suportes TAD ST2TX-K, especificamente projectados para as CE1TX-WN e CE1TX-K. As caixas incluem um acabamento elegante em preto piano espelhado, que é possível graças a um processo meticuloso e demorado de pintura, polimento e polimento fino realizado por artesãos qualificados. Tal como as GE1-WN, as CE1TX-K estão equipadas com uma unidade CST proprietária, tweeter com diafragma de berílio, cone de médias frequências em magnésio e woofer MACS II, numa caixa com tecnologia “SILENT” e pórtico ADS bidireccional.
Mais informações em Exaudio

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos