Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Faleceu João Cancela

Faleceu João Cancela

Jorge Gonçalves

24 junho 2023

Desaparece um dos pioneiros do áudio de qualidade em Portugal


Este vai ser seguramente um dos textos que mais me vai custar escrever depois de tantos anos desta actividade de relator daquilo que se passa pelo mundo da alta-fidelidade. E vou tentar ser o mais sucinto possível, não porque o João não mereça um panegírico de muitas e muitas linhas, mas apenas porque cada uma delas me sai com um enorme sentimento de perda que me entristece.
O João Cancela foi um dos pioneiros do áudio de qualidade entre nós, desde os tempos em que, nos inícios dos anos oitenta, qual missionário do áudio, andava a «bater à porta» das poucas lojas que tínhamos em Portugal, transportando consigo, quase debaixo do braço, um par de colunas, creio que da Rogers. Recordo-me bem de o ter visitado na Av. de Madrid, num escritório minúsculo, algum tempo antes de ter arrancado com o projecto da edição portuguesa da Hi-Fi, já lá vão para aí uns 35 anos.
E foi assim que começou a Esotérico, que rapidamente cresceu, mudando-se para Loures, onde ainda hoje está, e crescendo de maneira sustentada, uma vez que ao lado de marcas de high-end tais como a Jeff Rowland e a Avalon, depressa foram adicionadas outras tais como a NAD, a Arcam e várias outras que na altura eram avidamente ambicionadas pelos amantes da alta-fidelidade. E isto apesar de na altura se terem de passar tormentos esperando meses pela autorização de importação, o famoso BRI, até que o Banco de Portugal amealhasse as reservas em divisa estrangeira suficientes para cobrir as necessidades.
Apoiante desde o primeiro dia da Audio e Cinema em Casa, durante anos e anos cultivámos o nosso almoço mensal, um momento sempre muito especial porque era importante chegar com alguma antecedência para ver a última novidade em tecnologia de informação que o João tinha adquirido para o seu gabinete de trabalho, e a qual ele me apresentava com aquele olhar vivo e brilhante que para sempre ficará na minha memória.
É sempre com muita pena que vejo partir um grande homem e o João Cancela pertencia sem qualquer dúvida a essa categoria. Ficam do meu lado as recordações de tantas e tantas horas de agradável conversa, muitas vezes na companhia de representantes das marcas que a Esotérico distribuía, com apartes muito apropriados e sempre plenos de humor vindos do seu lado. Que descanse em paz lá onde quer que se encontre e que mantenha os ouvidos disponíveis para a boa música de que ele tanto gostava.