Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Novo integrado Musical Fidelity A1

Novo integrado Musical Fidelity A1

12 junho 2023

Musical Fidelity A1 – O renascer de um ícone


Quando se pensa em ícones de design, normalmente lembramo-nos de criações como o Porsche 911, os óculos Ray-Ban Wayfarer ou a cafeteira Bialetti. No mundo do áudio, o amplificador integrado Musical Fidelity A1 tornou-se um dos designs mais clássicos e reconhecidos de sempre. Lançado pela primeira vez nos anos 90, rapidamente chamou a atenção por ser uma máquina feroz quando se tratava de dominar algumas das colunas mais difíceis da época, muito embora fosse na realidade um amplificador integrado de baixa potência. Contudo, com um circuito a funcionar em Classe A pura com uma topologia de circuitos simétricos discretos, excelentes e habilmente dispostos, e usando apenas componentes da mais alta qualidade, o A1 mostrou aos audiófilos que os amplificadores eram mais do que apenas alta potência.

MF-A1-backside-cutout

Com base no seu enorme sucesso, o A1 passou por várias reedições e novas versões ao longo dos anos. Agora, para 2023, e pela primeira vez desde o seu lançamento inicial, a Musical Fidelity relança o icónico A1, mantendo todas as especificações, a aparência e os circuitos da versão de 1990. Esta nova versão de 2023 conta com um transformador actualizado, fontes de alimentação e componentes modernos de baixo ruído, revitalizando a fórmula e permitindo reintroduzir no mercado o novo original - três décadas depois.
O amplificador A1 possui uma topologia de circuito simétrica discreta para um som e dinâmica únicos. A potência especificada é de 25 W em Classe A pura a 8 Ohm, e conta com transístores Planar Audio com uma corrente de saída máxima de 25 A. De acordo com a Musical Fidelity o circuito em Classe A dinâmica, permite um maior fornecimento de corrente no caso de ser excedida a corrente permanente em Classe A deslizando suavemente (não alternando de forma imediata) para uma operação de estilo classe B, permitindo temporariamente o consumo adicional de corrente necessário à condução de colunas difíceis.

MF-A1-inside-2

A nova versão do A1 possui um transformador actualizado de enrolamentos compartilhados (original de 1988) para um funcionamento “dual mono split rail” mais eficiente. As fontes de alimentação dos canais esquerdo e direito são totalmente independentes para uma melhor gestão da energia e superior imagem estéreo. Tanto o ruído do transformador como a dissipação de calor são reduzidos devido à melhor eficiência dos componentes actualizados, sendo as fontes principais filtradas para melhor regulação e redução do ruído de comutação.
Na secção de préamplificação temos um potenciómetro da série ALPS RK actualizado e de alta qualidade como controlo de volume, o que permitiu adicionar um controlo remoto, inexistente na versão original. O circuito de préamplificação baseado no Ampop JFET TL071, de baixo ruído, é igual ao do design original (1988). O A1 possui ainda estágio de entrada em modo de corrente para amplificação de cabeças de gira-discos dos tipos MC e MM, bem como um conversor corrente / tensão de baixo ruído para maior ganho e para compensar a igualização RIAA.
O A1 está disponível nos revendedores da Musical Fidelity a partir de Junho de 2023, por um preço sugerido de 1 599 € (IVA incluído).
Mais informações em Sarte Audio

MF-A1-remote
Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos