Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

High End Show Munique 2023 – parte 3

High End Show Munique 2023 – parte 3

Jorge Gonçalves

11 junho 2023

Muita parra mas nem por isso muitas novidades


Foto 26

A Technics tinha como principal novidade o amplificador integrado SU-GX70 com capacidades de streaming e uma ligação HDMI ARC. Está preparado para funcionar com os mais divulgados serviços de streaming e é Roon ready e, como seria de esperar na Technics, tem uma entrada phono MM de alta qualidade. Tem duas alimentações separadas, uma para a amplificação de potência e outra para os circuitos de sinal reduzido. Debita 40W por canal sobre 8 ohm.


Foto 27

Monoblocos Vitus Audio SM-103 Mk.II num original acabamento em branco. Disponibilizam 100 W sobre 8 ohm ou 200 sobre 4, em classe A ou classe AB (seleccionável). Pesam nada menos de 75 kg cada um.


Foto 28

O amplificador integrado WE 91E estava a funcionar muito bem com as colunas 77, também da Western Electric. Foi interessante constatar que as 300B comemoram este anos 85 anos, um belo número, tal como o do meu amigo Holbein que festejou este ano o seu 100.º aniversário.


Foto 29

A Jadis e a Davis, dois fabricantes franceses, juntaram-se num mesma sala em Munique. E havia mais um aniversário a comemorar, o dos 40 anos da Jadis, através da presença dos monoblocos JA170.


Foto 30

Leitor de CD/SACD Métronome AQWO e conversor c/AQWO. Este último pode converter directamente sinais DSD através de uma interface I2S proprietária.


Foto 31

A T+A lançou 2 fortes novidades: os amplificadores integrados PSD 3100 HV (na foto) e R 2500 R, este último um tudo em um, que inclui um leitor de CD. Ambos incluem a nova arquitectura da marca que permite o streaming directo de ficheiros DSD a partir do serviço cliente.


Foto 32

Sistema Lyngdorf com o amplificador integrado TDAI-3400 e as colunas monitoras Cue-100.


Foto 33

Conversor Ferrum WANDLA, combinado com a fonte Hypsos. Utiliza um microcontrolador ARAM e conversores D/A ESS Sabre e um conjunto alargado de filtros digitais para «afinar» o som ao gosto de cada utilizador.


Foto 34
Foto 35

E vou terminar com dois gira-discos. O primeiro, em cima, é a versão NEO do já diversas vezes visto Acoustic Signature INVICTUS, o segundo é uma curiosa versão limitada da Zavfino, com a referência ZV5-X Coy.
E termino esta descrição do que pude apreciar no High-End show de Munique. O próximo episódio, que será o último desta saga, irá falar sobre o show paralelo Hifideluxe que, embora continue a sofrer dos mesmo problemas de sempre, incluindo uma enorme desorganização, tinha este ano alguns sons interessante e melhor que isso, um conjunto de pessoas com ideias «fora da caixa». Até breve, então.