Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Ultimate Sessions Lisboa

Ultimate Sessions Lisboa

João Zeferino e Jorge Gonçalves

10 junho 2023

Um raro conjunto que equipamentos de alta performance


A Ultimate Audio Elite organizou no passado sábado dia 03 de junho, mais uma edição das Ultimate Sessions, desta feita na sua loja de Lisboa. Foi uma oportunidade para os audiófilos ficarem a conhecer as mais recentes novidades de diversas marcas representadas pela UAE. O evento foi distribuído por três espaços de demonstração com sistemas de preços e características bem diferentes.

Naturalmente que o grande chamariz do evento foi a apresentação na sua mais recente versão do modelo de topo da Avantgarde Acoustic, as Trio G3 iTron, com 2 subwoofers SpaceHorns a proporcionarem uma experiência de reprodução de graves de banda passante integral.

A nova versão G3 das Avantgarde Acoustic Trio reúne a experiência acumulada ao longo de 15 anos de constante investigação e melhorias e surge como modelo comemorativo dos 30 anos da marca. As Trio G3 não são apenas uma atualização do modelo anterior, mas operam uma revolução no modelo, passando a estar disponíveis em três versões diferentes. A primeira versão é a que possui um funcionamento totalmente passivo, e que pode evoluir mais tarde para a versão iTron.
A versão iTron inclui um módulo de amplificação proprietário e desenhado especificamente para ir ao encontro das características das colunas Trio G3, dispensando a utilização de amplificação de potência externa. Por fim, a versão activa pode ser ainda mais equipada com um módulo de streaming de rede sem fio, permitindo que as Trio G3 evoluam para um sistema de áudio completo e abrangente.

Foto 1

As Trio G3 iTron são imponentes de ver e ouvir.

Esta geração G3 inclui o novo tweeter XT3, que usa um diafragma mais leve do que os modelos Avantgarde Acoustic anteriores, permitindo uma resposta mais rápida e uma resposta em frequência que se estende até 28 000 Hz. Com uma distorção harmónica total que é 10 dB menor do que a série XD e valores de distorção reduzidos de 1% para um recorde de 0,32%, este tweeter apresenta uma melhoria significativa no desempenho. O crossover, um componente crítico do sistema de altifalantes, também melhorou significativamente de modo a adaptar-se ao design modular totalmente novo que permite oferecer as três versões diferentes do sistema G3.

Foto 2

As novas Trio G3 incluem também o recém projetado altifalante de médias frequências XM3. Com um diafragma de 50 mm e o tamanho da abertura da curva interna da corneta de 570 mm, a nova unidade inclui um sistema magnético de ferrite de estrôncio e uma bobina de voz Omega exclusiva com uma impedância de 27 Ohms, produzindo um som mais claro e transparente com menor distorção e maior coerência de fase. A unidade de graves possui um diafragma de 200 mm e pode fornecer 109 dB de pressão sonora a 100 Hz, que é o melhor resultado conseguido pela Avantgarde Acoustic até à data. Ao projetar esta unidade de graves, a Avantgarde Acoustic utilizou todo o seu conhecimento e experiência para alcançar a melhor reprodução de som de baixo.

O superlativo sistema que acompanhava as Trio G3 era constituído pelo prévio VAC (Valve Amplification Company) Statement, e uma das melhores fontes digitais que o dinheiro pode comprar, nomeadamente o servidor Taiko Audio Xtreme, e o conversor D/A WADAX Reference Dac. A cablagem era constituída pelos Crystal Cable Diamond2 Ultra XLR e DaVinci Power Cord e Siltech Double Crown XLR e Power Cord.

Foto 3

A artilharia electrónica da VAC e da Wadax estava ao nível da G3.

A audição a que tive a oportunidade de assistir deixou-me completamente rendido às qualidades das Avantgarde Acoustic Trio G3. Mesmo um certo carácter sonoro um pouco nasalado e um brilho algo excessivo que as colunas de corneta por vezes exibem, parece ter sido totalmente eliminado nesta mais recente iteração das Trio G3, sem prejuízo da elevadíssima resolução, notável clareza e exemplar transparência que, na escuta dos mais diversos tipos de música, apenas posso afirmar terem-me deixado totalmente rendido à escala, à dinâmica e à apresentação realista que as Trio G3 conseguiram proporcionar na sala de audições.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Ultimate Sessions Lisboa João Zeferino e Jorge Gonçalves
  • Página 2
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos