Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Magico S3 MkII na Imacustica

Magico S3 MkII na Imacustica

Jorge Gonçalves

5 junho 2023

Mais um perfeito toque de magia da Magico


As S3 são as colunas mais recentes da Magico, sendo o primeiro modelo depois das M9 lançadas há dois anos, e foram apresentadas recentemente no show de Munique. Mas isso não chega quando se trata da Imacustica e claro que tinha que haver uma apresentação especial em Portugal e foi isso que aconteceu há poucos dias com a incontornável presença de Ricardo Franassovici, da Absolute Sounds, e ainda de Peter Mackay, vice-presidente de vendas e marketing em termos globais na Magico, bem como de jornalistas tais como Alan Sircom e José Victor Henriques.
Repetindo aquilo que já se disse aqui na notícia que divulgava esta apresentação, as S3 MkII resultam da decisão da Magico de redesenhar as S3 de modo a obter melhorias audíveis em todos os parâmetros, tendo sido projectada uma nova caixa, novos altifalantes e um novo sistema de acoplamento.

Foto 1

Tal como ele próprio confessa, Ricardo Franassovici não perde uma oportunidade de vir a Portugal. E se não houver oportunidade na altura ele cria-a.


As novas S3 possuem uma caixa montada a partir de quatro painéis de alumínio extrudido separados que variam em espessura de ½ polegada a 2 polegadas, sendo que cada painel, incluindo o deflector frontal, é cuidadosamente maquinado para se obter um perímetro global perfeitamente liso. A placa superior maciça é curva e elevada, contribuindo para minimizar a difracção e quebrar ondas estacionárias verticais. Uma placa de base mais espessa e substancial incorpora um sistema estabilizador de 3 pontos recém-projectado com um novo design de pé que reduz o centro de gravidade da coluna e aumenta a estabilidade geral, resultando num patamar de ruído mais baixo e uma dinâmica mais ampla. O novo sistema interno de interferometria a laser 3D da Magico mede cada painel da caixa da S3 em até 1000 pontos por lado, e calcula a ressonância SPL agregada de toda a caixa, resultando daí que ela é 30% mais silenciosa do que as suas antecessoras.
A unidade de médios possui um diâmetro de 5 polegadas e utiliza um material de cone avançado formado por um núcleo de alumínio em favo de mel ensanduichado com camadas externas e internas de grafeno e fibra de carbono.
Usando elementos-chave da plataforma da unidade de agudos das M9, o tweeter das novas S3 apresenta o diafragma de berílio de 28 mm revestido de diamante para reforçar a rigidez, com geometria optimizada, desenvolvida usando ferramentas de modelagem de análise de elementos finitos de última geração. Os novos pés convertem a vibração em calor, dissipado numa placa de cobre situada na parte inferior da coluna. Segundo Peter, as S3 MkII continuam a ter apenas um par de terminais porque nem toda a gente sabe usar correctamente s bicablagem e cada coluna atinge o respeitável peso de 100 kg!

Foto 2

Nas audições das S3 MkII foi utilizada electrónica Dartzeel, na forma dos monoblocos NHB-468 e do prévio NHB-18NS, combinados com uma fonte digital dCS Vivaldi (com excepção do transporte de CD), complementada com um servidor Innuos, sendo a fonte analógica um gira-discos TechDAS Air Force III.
E a conclusão tirada, logo após a audição da Dança Macabra, Opus 40, com Eiji Oue a dirigir a Minesotta Orchestra, é que estas novas «meninas» da Magico são de respeito. Foi incrível não só o nível de SPL atingido nos crescendos como a resolução de detalhes nas passagens mais tranquilas, ou seja, tanto respondem de modo imediato e generoso aos arroubos mais impetuosos da música como cantam baixinho, mas sempre com enorme clareza, quando é necessário acompanhar todas as subtilezas da música. Este último aspecto, aliás, foi bem evidente quando ouvi a Rapsódia num tema de Paganini, interpretada por Lang Lang ao piano, ou com a voz bonita e calorosa de Eva Cassidy em Ain’t no Sunshine.

Foto 3

Peter Mackay é um amigo de há alguns anos, desde os tempos em que ele estava na Krell.

Mas o momento total de rendição chegou quando Ricardo reproduziu Whiter Shade of Pale, dos Procol Harum, com Gary Brooker a cantar como se tivesse 30 anos menos, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Nacional da Dinamarca. A emoção que envolveu a audição deste tema era muita, até porque é algo que vem dos nossos tempos de juventude e a harmonia entre a orquestra a voz de Gary, prematuramente falecido, era algo que só ouvindo de acredita, ou seja, música no seu estado mais completo e cumprindo a sua função principal que é encantar-nos e fazer-nos esquecer de tudo o que nos rodeia, até mesmo do que está dentro da nossa cabeça. E no fim foi a música, que mais posso dizer?


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Magico S3 MkII na Imacustica Jorge Gonçalves
  • Página 2
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos