Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

30 Anos das Nautilus

30 Anos das Nautilus

10 maio 2023

Ícone, Lenda, Inspiração.


O nome Nautilus representa desde o início e representará sempre uma combinação única de ambição sem limites e design revolucionário - o resultado de um pensamento verdadeiramente original “fora da caixa” que integra perfeitamente em si a filosofia da marca Bowers & Wilkins. Para comemorar o 30º aniversário destas icónicas colunas, a Bowers & Wilkins produziu uma edição exclusiva exclusivo num dramático acabamento Abalone Pérola. O tom pérola é, claro, a tonalidade perfeita para um 30º aniversário - e é tanto mais apropriado quanto o é também a cor da concha interna do molusco marinho que inspirou o nome Nautilus. As Nautilus são ainda umas das colunas actualmente disponíveis com um aspecto visual mais apelativo, mesmo cerca de 30 anos após o seu lançamento, e um válido testemunho da visão notável e inovadora do fundador da empresa, John Bowers, que iniciou o projecto Nautilus pouco antes de falecer, e do engenheiro-chefe que acabaria por concretizar esse legado, Laurence Dickie.
A ideia por trás das Nautilus era simples, mas imensamente desafiadora: criar umas colunas que não soassem como umas colunas. Alavancadas por um caderno de encargos excepcionalmente amplo, sem restrições de tempo e poucas limitações relacionadas com capacidade de implementação prática ou custos, as Nautilus surgiram quase como um automóvel-conceito tornado realidade, um projecto radical que teve cinco anos para explorar quantos dos efeitos negativos causados pela caixa de umas colunas poderiam ser eliminados através de design revolucionário.

B&W - Nautilus Abalone Pearl - 30th Anniversary Beauty 2

O resultado foi uma revolução na engenharia de desenvolvimento de colunas que introduziu o conceito de tubo cónico de diâmetro exponencialmente variável no design de colunas. O tubo utilizado nas Nautilus viria a ganhar o Queen’s Award for Innovation e foi apenas um dos muitos avanços desenvolvidos para o projecto Nautilus que posteriormente influenciariam todo o conceito de design de produto da empresa. A par das igualmente notáveis 801, a escolha dos profissionais da indústria da música em todo o mundo, as Nautilus foram um elemento-chave para elevar a Bowers & Wilkins à dimensão de marca de áudio líder a nível mundial.

B&W - Nautilus Abalone Pearl - 30th Anniversary Beauty 4

30 anos depois, as Nautilus ainda são construídas da mesma maneira: de um modo algo irónico para uma empresa que assumiu o fabricação de alto-falantes audiófilos de acordo com os novos padrões da indústria de precisão automatizada, construir um par de Nautilus é um meticuloso processo manual. A simples construção de uma caixa de coluna leva mais de uma semana – e isso antes de se chegar às fases de lixar, pintar ou polir individualmente cada caixa. Não admira que a procura pelas Nautilus tenha superado consistentemente a oferta ao longo de seus 30 anos de existência, com a lista de espera para um novo modelo a fixar-se actualmente em dois anos!
Nada no mundo do áudio se parece ou soa como as Nautilus, que continuam sendo até hoje um ícone do pensamento radical e design revolucionário. O acabamento Abalone Pérola do par comemorativo do 30º aniversário constitui uma celebração impressionante de uma das colunas mais lendárias que alguma vez se criaram.

B&W - Nautilus Abalone Pearl - 30th Anniversary Beauty 5

Comentando sobre o significado deste 30º aniversário, Dave Sheen, presidente da marca Bowers & Wilkins disse: “Embora a Bowers & Wilkins esteja comprometida em promover o futuro do áudio de alto desempenho em todos os produtos do nosso portfólio, as Nautilus continuam sendo da maior importância para todos nós. Elas comunicam de maneira imediata tudo o que há de excepcional na Bowers & Wilkins e na nossa abordagem sem limites para criar os produtos de áudio com o melhor som e o design mais bonito do mundo.” As Nautilus estão disponíveis em três cores padrão: Midnight Blue Metallic, Silver e Black. A Bowers & Wilkins também oferece um serviço de acabamento personalizado que combina a cor do produto com qualquer referência que o o cliente escolha a um custo extra.

Saiba mais em Bowers & Wilkins

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos