Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Western Electric 91E

Western Electric 91E

28 março 2023

Western Electric – Mais uma marca de prestígio no portefólio da Imacustica


A Western Electric, a empresa de áudio mais antiga da América, chega à Imacustica, com o novo amplificador a válvulas 91E no centro das atenções. Nenhuma marca de áudio ainda em funcionamento recua mais no tempo do que a Western Electric. Fundada em 1869, sete anos antes de Edison montar o seu laboratório, a venerável empresa americana foi durante muitos anos líder no desenvolvimento de tecnologia de áudio para telefones, cinemas e muito mais. Durante grande parte de sua história, foi uma subsidiária da AT&T (American Telephone & Telegraph) mas em 1995 foi adquirida pelo empresário Charles G. Whitener e permanece nas suas mãos até hoje. A Western Electric desempenhou um papel importante no desenvolvimento de som de alta-fidelidade na era pré estado sólido. Fabricava amplificadores que eram considerados de ponta na sua época, como o 91A, um notável projecto com um tríodo single-ended (SET) lançado em 1936 e originalmente usado em cinemas. A WE também desenvolveu a válvula de áudio 300B – um tríodo inovador introduzido em 1938 para amplificar sinais telefónicos – e continua hoje em dia a fabricar a versão original pois recomeçou a produzi-la em 2020. Faz todo o sentido, então, que a última criação da Western Electric seja o amplificador integrado a válvulas 91E, desenvolvido a partir do legado do 91A e incorporando as famosas válvulas Western Electric 300B.
O amplificador é esteticamente atraente, com o seu mostrador LCD colorido e duas válvulas 300B emparelhadas alojadas em cilindros de vidro que se projectam a partir do topo. Disponível nos acabamentos ouro champanhe, níquel e negro, apresenta uma aparência externa imaculada e controlos impecavelmente desenhados. Combina a experiência adquirida ao longo de muitas décadas de desenvolvimento de amplificadores SET com técnicas e tecnologias modernas, incluindo o circuito SCCS (Steered Constant Current Source) patenteado pela Western Electric e com um desempenho totalmente linear. A alimentação paralela aperfeiçoada é controlada exclusivamente pela tensão de saída da válvula e aumenta a potência disponível a partir das válvulas de saída 300B para cerca do dobro dos sete ou oito Watt disponibilizados pelos designs tradicionais de amplificadores SET baseados nas 300B, eliminando a necessidade de grandes transformadores de saída que possuem uma elevada histerese.
Quando o amplificador é ligado, o mostrador LCD apresenta o clássico logótipo ‘Spirit of Communication’ da Western Electric criado em 1914 e, em seguida, muda para um par de vuímetros de potência verticais. O nível de volume é exibido nesse mesmo mostrador, juntamente com a designação da entrada seleccionada. Estão disponíveis quatro entradas RCA de nível de linha, uma entrada para cabeças de gira-discos MM e MC e Bluetooth, para aqueles que desejam emparelhar os seus dispositivos digitais com o 91E.

2_Black+Back+CU+-+91E

Implementações técnicas inteligentes incluem o aquecimento controlado por microprocessador dos filamentos das válvulas e os regimes de polarização automática, o controle de volume do codificador óptico que comuta uma malha de resistências comutadas por relés e a mudança da polaridade da tensão de filamentos cada vez que o amplificador é ligado para aumentar a vida útil das 300B. O complemento de válvulas inclui um par de ECC81, para além do mencionado par de 300B.
A flexibilidade é aumentada ainda mais pelos blocos de comutação de impedância entre 4, 8 e 16 ohms, i para combinar com a impedância das colunas utilizadas. Todos os atributos apreciados pelos devotos do SET estão abundantemente presentes - a sensação de espaço e ar e tonalidade natural, complementadas por qualidades menos comummente associadas, como extensão e definição nos extremos de frequência. Este é um amplificador SET baseado em 300B para o século 21, fabricado pela empresa que inventou o 300B. Para além do amplificador, a Imacustica disponibiliza ainda as válvulas 300B da Western Electric – reputadas como sendo as melhores 300Bs do mundo
Mais informações em Imacustica

3_WesterElectric 300B