Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Focal Vestia

Focal Vestia

23 março 2023

Nova gama de colunas Vestia, da Focal


A Focal apresentou recentemente a sua mais recente série de colunas, as Vestia, nome inspirado em Vesta e Héstia, divindades que evocam o fogo da lareira e o lar, e nas quais a estética combina um design elegante com acabamentos requintados. Hierarquicamente a nova gama situa-se entre a série de entrada Chora e a gama Aria.
Comparar as gamas de colunas Vestia e Chora é uma tentação natural, dado que ambas partilham os mesmos altifalantes, nomeadamente os woofers e os de médios/graves, com cones Slatefiber, o que lhes confere um inegável ar de família. A diferença começa pela utilização nas Vestia do novo tweeter TAM, bem como pela utilização de caixas elaboradas em MDF ultrarrígido, para um melhor controlo de ressonâncias e acabamentos premium (High Gloss Black, Dark Wood e Light Wood) com painel frontal com um efeito couro.
O tweeter TAM é uma unidade de cúpula invertida de perfil em forma de M elaborado numa liga de magnésio e alumínio, desenvolvida para proporcionar ampla dispersão, agudos precisos e óptima imagem estéreo, sendo assistida por um guia de ondas de uretano. Este design da unidade de agudos teve a sua origem nas unidades high-end para utilização automóvel, adaptadas para utilização na gama de colunas para aplicações domésticas.
A atenção dada pela Focal aos pormenores que podem fazer a diferença na qualidade do som é uma constante em todos os produtos da marca e as Vestia não são excepção. Os modelos Vestia de instalação no chão estão equipadas com duas aberturas reflex, instaladas uma à frente e outra na traseira, as quais são sintonizadas para frequências diferentes, permitindo focar o desempenho na melhoria do impacte dos graves médios e das frequências baixas. O objectivo é duplo: primeiro permitir uma resposta de graves mais afinada e, segundo, não turvar a resposta das médias frequências. As aberturas multi-sintonizadas permitem que as colunas possam ser mais facilmente instaladas junto à parede. Outro dos detalhes que confere uma vantagem do ponto de vista da qualidade do som, é a ligeira inclinação em relação à vertical que as colunas ostentam, o que proporciona um correcto alinhamento temporal. Colocar a linha do tweeter um pouco mais atrás da do woofer garante que, durante a reprodução, todas as frequências cheguem ao mesmo tempo ao ouvido.
A gama Vestia é constituída por cinco modelos, sendo três de colocação no chão – Vestia 2, 3 e 4, todas de três vias, complementadas pelas monitoras Vestia 1 de colocação em suporte e pela coluna central Center, ambas de duas vias.
Mais informações em Esotérico

Focal 2
Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos