Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Epos ES-14N

Epos ES-14N

16 fevereiro 2023

Mais de 30 anos de história e um novo produto para celebrar.


A Epos Loudspeakers foi fundada em 1983 por Robin Marshall. Robin foi responsável pelo desenvolvimento das colunas Epos na década de 80. O seu objectivo era garantir que as unidades se integravam bem para poder utilizar um crossover o mais simples possível. Mais tarde, em 1988, a Epos foi vendida à Mordaunt-Short, que tinha sido adquirida pelo grupo TGI PLC. Ainda em 1988, a TGI PLC adquiriu também a marca Creek Audio. As colunas Epos e os equipamentos Creek Audio foram comercializados em conjunto sob a gestão da Mordaunt-Short até a Creek Audio ser novamente vendida ao seu fundador, Mike Creek em 1994.
Passados 10 anos o grupo TGI PLC decide encerrar as operações da Epos/Mordaunt-Short e a parte das colunas Epos é vendida a Michael Creek, proprietário e director administrativo da Creek Audio Ltd. Por fim a Creek vende a marca Epos Loudspeaker a Karl-Heinz Fink, fundador da marca de colunas alemã FinkTeam e consultor de design acústico da Fink Audio Consulting. Karl-Heinz sempre admirou a filosofia e design das colunas Epos e sabia que era possível actualizar esse design com técnicas de engenharia mais modernas. É desse desejo de melhorar um projecto que admira que nasce o novo modelo Epos ES14N.

O relançamento de um nome mítico como a EPOS só poderia ser feito com a recriação do modelo mais famoso, as ES-14. As colunas ES-14 eram um modelo de 2 vias de dimensões bastante grandes e de aparência clássica, destinado a uma utilização suporte dedicado.

A escolha do polipropileno como material do cone do woofer segue a tradição, contudo o novo modelo sofreu profundas alterações, nomeadamente ao nível da bobine a da suspensão, uma borracha de baixo amortecimento, de modo a proporcionar uma resposta muito mais dinâmica. O cone apresenta uma espessura variável e inclui um enchimento com 10% de MICA para proporcionar a rigidez requerida. A bobina de voz de 36 mm usa um enrolamento de fio de cobre de 2 camadas de 18 mm de comprimento.

2_Epos Woofer

Enquanto o tweeter na versão original era uma cúpula de metal de 25 mm, o novo possui um diâmetro de 28 mm, de modo a responder melhor na extremidade inferior da faixa de frequências. A própria cúpula é feita de uma liga de alumínio e recebe um revestimento cerâmico adicional para aumentar a rigidez. Juntamente com o tecido envolvente e um anel de controlo (Mode) com um formato especial, o pico de ressonância do tweeter situa-se em torno dos 30 kHz, deslocando-o para fora do limite de 20 kHz da audição humana.

A caixa das novas ES-14N possui sensivelmente o mesmo volume do modelo original, o que não é uma grande surpresa, uma vez que o volume da caixa é resultado da configuração de unidades activas e da largura de banda previamente definida para as colunas. O novo modelo possui um deflector frontal inclinado para trás de modo a alinhar a resposta temporal do woofer e do tweeter, bem como ajudar ao controlo da onda estacionária entre a frente e a traseira. O pórtico reflex, localizado na parte de trás da caixa, foi concebido de modo a minimizar o ruído do fluxo de ar. A caixa faz uso de placas MDF de camada dupla, colada com a última geração de cola de amortecimento.


Mais informações em Ajasom

3_Epos14