Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Shunyata Research Altaira

Shunyata Research Altaira

17 janeiro 2023

Bloco de terras Shunyata Research Altaira


A Shunyata Research apresentou recentemente o novo Altaira Grounding System. O funcionamento do sistema Altaira assenta sobre a premissa de que os chassis dos componentes de áudio são ruidosos do ponto de vista eléctrico e que drenar esse ruído da caixa do equipamento melhora a sua prestação sonora. Ligar o chassis dos componentes de um sistema a uma terra de referência não é uma ideia nova, na realidade é uma prática comum em telecomunicações e transmissão de sinal no áudio profissional.
O que a Shunyata fez foi conduzir o ruído do chassis dos equipamentos para uma terra de referência de impedância ultrabaixa, dissipando depois esse ruído recorrendo a tecnologia de filtragem única e exclusiva da marca. Um sistema Altaira pode ser tão simples como um único Hub e alguns cabos de terra, ou tão complexo quanto o número de Hubs ligados em “em rede”. A abordagem a adoptar depende da complexidade do sistema e do orçamento disponível.
Os Hubs Altaira existem em duas versões, CG-NR (Chassis Ground) e SG-NR (Signal Ground), cada um com características de filtragem e propósitos distintos. O Hub Signal Ground é indicado para o que a Shunyata designa por “terra segmentada”, agrupando os equipamentos por topologia, colocando, por exemplo, os equipamentos digitais num Hub e os analógicos. Sistemas complexos, compostos por pré-amplificador com chassis separado para os canais esquerdo e direito e / ou amplificadores de potência mono devem também ligar cada canal a um Hub distinto.
O Hub Chassis Terra destina-se a fazer a ligação ao chassis do equipamento. Se o seu equipamento não tiver terminais de terra dedicados pode ligar uma extremidade do cabo de terra ao Hub (terminal banana ou forquilha) e a outra extremidade a um parafuso do chassis do equipamento. Antes de ligar os cabos de terra ao chassis e / ou aos terminais de sinal é necessário medir com um ohmímetro a resistência entre o chassis e / ou o anel exterior do terminal e o pino de terra na tomada IEC de entrada do sector no equipamento. A leitura deve ser zero ohms ou uma fracção de Ohm. Os componentes digitais podem ser ligados ao Hub Signal Ground com um adaptador de cabo de terra para terminais USB, Ethernet, BNC ou AES/EBU e os restantes componentes com terminais RCA ou XLR.
O propósito da utilização do sistema Altaira é o de permitir obter-se uma melhor clareza de timbre, separação de linhas instrumentais, do recorte da imagem estéreo e do palco sonoro, realçando a forma como os músicos interagem entre si para obter um todo musical coeso, efeito conseguido pela eliminação do ruído que antes mascarava esses detalhes.
Mais informações em Ajasom

Altaira_Stack_Back
Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos