Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Ultimate Sessions Lisboa

Ultimate Sessions Lisboa

12 dezembro 2022

Ultimate Sessions Lisboa – Um evento recheado de novidades


Decorreu no passado dia 10 de Dezembro mais uma edição das Ultimate Sessions, desta feita com a alemã Burmester em grande destaque. Mas não foi só a casa alemã a merecer o foco, já que as novidades vieram também da Dinamarca, Suécia e do Japão. Com um espaço de demonstração distribuído por três auditórios e pela sala de entrada na loja, foi uma oportunidade para os audiófilos poderem privar in loco com alguns dos melhores equipamentos fabricados a nível mundial e, simultaneamente, inteirarem-se das mais recentes propostas dos fabricantes em destaque.

O sistema que fazia as honras no grande auditório era proveniente da série Reference da alemã Burmester e compreendia o leitor de CD’s 069, equipado com entradas e saídas digitais e analógicas e um sofisticado mecanismo de transporte com tracção por correia, pré-amplificador 077 e na amplificação os monoblocos 218 que alimentavam as imponentes colunas BC-150, uma das mais recentes novidades da Burmester, apresentadas ao mundo na última feira de Munique, e uma estreia em Portugal. A cablagem era da série Double Crown da Siltech e o sistema estava instalado numa rack Falkenohr.

2_UAE

Concebidas a partir do modelo de topo de gama BC350, as BC150 são um projecto de três vias, cuja caixa foi minuciosamente concebida para minimizar quaisquer vibrações indesejadas, implementando o conceito de gabinete optimizado em termos de resistência às forças que ocorrem durante o uso. A sólida estrutura de alumínio e o corpo complexo formam a base para a abordagem sofisticada do processo de design. Os dois tweeters Air-Motion-Transformer (AMT) das BC150 contribuem significativamente para a precisão e o detalhe que são características distintivas dos produtos Burmester. O altifalante de médias frequências das BC150 usa uma nova bobina de voz oval, que aumenta significativamente a estabilidade dimensional da membrana leve e permite fornecer detalhes excelentes e uma reprodução de música tonalmente neutra. O grande woofer de disparo lateral tem um diâmetro de 32 cm e fornece graves excepcionalmente poderosos, profundos e nítidos.

3_UAE

No auditório 2 as novidades do lado da electrónica vinham do Japão, enquanto as suecas Marten Audio Mingus Quintet 2 faziam a sua estreia nacional. A japonesa Soulnote, uma marca que tem vindo paulatinamente a demonstrar os seus pergaminhos fora do seu Japão natal, contribuía com equipamentos da série de topo, nomeadamente o pré-amplificador P3 que alimentava a mais recente proposta da casa Soulnote, os imponentes monoblocos M3, enquanto na fonte pontuava o leitor SACD/CD S3 com ligação ao clock externo X3. A cablagem era toda proveniente da série Gaia da Esprit Cables e o sistema estava montado numa rack Rogoz Audio.

4_UAE

Por fim, na sala de cinema em casa, esteve em demonstração um sistema composto por transporte CEC TL-5, conversor D/A MSB Premier Dac, amplificador integrado Gryphon Diablo 300, a dar voz a mais uma estreia, as novíssimas colunas Gryphon Eos 2, acompanhadas por dois imponentes subwoofers Perlisten D15, tudo instalado numa rack Solidsteel e ligado com cabos Esprit Cables Lumina.

As colunas Gryphon EOS 2 são um modelo de duas vias que passa a representar a porta de entrada na gama de colunas do prestigiado fabricante dinamarquês. Uma das características singulares das EOS 2 é a forma como o sistema de pórtico reflex foi desenhado, com um inovador arranjo que permite que o pórtico esteja no painel frontal ou na traseira e que, juntamente com um novo controlo de optimização colocado no painel traseiro, permite tirar o maior partido das colunas independentemente das características da sala onde forem instaladas, preferências de audição, etc. As unidades constam de um novo tweeter de berílio com uma invulgarmente grande cúpula de 38 mm e uma unidade de médios graves laminada em carbono de 175 mm.

Uma palavra ainda para as belíssimas colunas de painel da francesa Dyptique Audio DP-160, com electrónica da alemã T+A, leitor digital MP3100HV, amplificador PA3100HV e fonte de alimentação PS3000HV, que recebiam os visitantes do hall de entrada da loja.

5_UAE
Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos