Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Nagra Reference MC

Nagra Reference MC

3 novembro 2022

Nagra apresenta uma cabeça MC de referência


A marca suíça de equipamentos de áudio de alta qualidade, Nagra, anunciou o próximo lançamento da sua primeira cabeça de gira-discos Nagra Reference MC. As unidades iniciais estão programadas para serem entregues em Dezembro. A Nagra Reference MC é o resultado de vários anos de intensa pesquisa e desenvolvimento complementado por extensos testes de audição. A Reference MC é uma célula do tipo bobina móvel e estará disponível nas variantes de 4 e 6 Ohm, isto em termos de impedância interna.

Projectada em paralelo com o sistema de gira-discos Nagra 70th Anniversary Reference, assume-se como a parceria ideal para completar uma plataforma de reprodução de LP definitiva. A Reference MC apresenta vários elementos significativos e exclusivos. Enquanto os transdutores de bobina móvel tradicionais utilizam um corpo de bobina de camada única, a Nagra Reference MC emprega um transdutor de várias camadas com um corpo de bobina de camada dupla enrolado com condutores de prata híper pura.

A cabeça Reference MC na versão de 6 Ohm possui uma tensão de saída de 0,45 mV a 5 cm/s, enquanto a versão de 4 Ohm produz 0,30 mV a 5 cm/s. Uma haste de rubi rígido é acoplada a uma estrutura de titânio de alta resistência com um revestimento DLC (carbono tipo diamante). A estrutura de titânio utilizada na interface do corpo da bobina com o cantilever (haste) reduz substancialmente a vibração não relacionada com o sinal musical. A agulha é produzida na Suíça, e possui um perfil Fritz Gyger S escolhido pela sua excelente combinação de um elevado nível de recuperação de detalhes e intrínseca musicalidade. Outra evidência da atenção obsessiva aos detalhes no design da cabeça é encontrada nos pinos de ligação, sendo estes realizados como uma peça única e contínua, resultando numa redução bem-vinda da indutância.

2_Nagra Reference cartridge - cantilever

A investigação substancial da ciência dos materiais levou a equipa a recorrer a uma liga não ferrosa única chamada EXIUM AM. Nascida da pesquisa de materiais aeroespaciais, a EXIUM AM é o resultado de uma colaboração entre o CNES (o equivalente francês da NASA), a École de Mines de Paris e a empresa francesa LBI Foundries. Foi desenvolvida para atender à necessidade duma liga com propriedades de amortecimento muito altas – um atributo necessário para uma missão específica a Marte, cujo objectivo era medir actividades sísmicas diminutas no planeta vermelho. Os engenheiros da Nagra determinaram que esta liga, derivada do bronze e com um característico alto amortecimento, era perfeita para uso em aplicações de áudio onde a eliminação de vibrações e ressonâncias indesejadas é uma prioridade extrema. Como resultado, a Reference MC utiliza uma incrustação de EXIUM AM na interface crítica entre o gerador e o corpo da célula. A Nagra garantiu o direito mundial exclusivo de utilização da EXIUM AM em produtos de áudio.

A fim de produzir uma célula de peso ideal para o braço de referência do gira-discos 70th Anniversary Reference, mantendo altas propriedades de amortecimento interno, recorreu-se a uma liga especial de supermagnésio para o equilíbrio do corpo da cabeça, resultando daí uma excepcional capacidade de rastreamento, controlo de ressonâncias e especificações exemplares. Possível de combinar com a maioria dos braços e unidades de phono, atingirá o seu potencial máximo quando emparelhada com o sistema gira-discos / braço Nagra Reference e os prévios de gira-discos da Nagra, numa clara indicação de que a marca está comprometida em ser líder mundial em produtos de reprodução de LP de última geração.
Mais informações em Ajasom

3_Nagra Reference cartridge - tonearm
Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos