Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Show de high-end de Munique – Parte 1

Show de high-end de Munique – Parte 1

Jorge Gonçalves

20 maio 2022

O mundo do áudio voltou a Munique em 2022


O show de high-end de Munique é «o» acontecimento audiófilo de qualquer ano que se preze e foi por isso mesmo que milhares e milhares de profissionais e apaixonados pelo áudio rumaram à capital bávara este ano, depois dos interregnos de 2020 e 2021, causados pela pandemia de Covid. Apesar das dezenas e dezenas de convites recebidos, infelizmente não me foi possível juntar-me a eles, devido a um variado conjunto de razões. No entanto, a quantidade de informação que me chegou às mãos, e os préstimos do Nuno Melo, da Imagem Sonora, que me enviou um amplo conjunto de fotos que me permitem transmitir uma ideia bastante alargada do que por lá se passou. A minha reportagem vai ser fundamentalmente fotográfica, ou seja, terão aqui já de seguida, sem qualquer ordem predefinida, um conjunto de fotos com legendas explicativas dos seus conteúdos mais interessantes. Espero que apreciem.

Nagra

Segundo vários visitantes, o conjunto Nagra / Wilson Chronosonic produziu alguns dos melhores sons do show.


Estelon

A Estelon levou a Munique as Extreme MkII, equipadas com um novo altifalante de médios com cone de material cerâmico, bem como com um tweeter Accuton que responde linearmente até 60 kHz. A electrónica era integralmente da MSB.


Monitor Audio_Block

As Concept 50, da Monitor Audio, levaram dois anos a serem desenvolvidas e comemoram o 50.º aniversário da marca. Não há dúvida têm um aspecto radicalmente diferente de quaisquer outras colunas.


electrocompaniet-aw800m-0522-1

E para variar um pouco de colunas, temos agora um amplificador de capacidades quase inesgotáveis, o Electrocompaniet AW 800 M. É um modelo estéreo mas pode funcionar em mono, debitando então 800 W sobre 8 Ohm e 2200 W sobre 2 ohm! A resposta em frequência estende-se até 1,1 MHz.


Nordost

Magnífica apresentação do gira-discos VPI Vanquish, acolitado por electrónica D’Agostino Master Audio Systems, cabos Nordost e colunas Wilson Audio.


Acoustic System

E como o analógico tem presença de destaque em Munique, aqui temos o gira-discos Acoustic Systems APOLYT platinum. O chassis é fabricado a partir de 36 camadas de 18 materiais diferentes e a tracção é por correia com dupla roda de inércia. Opcionalmente a alimentação pode ser feita por baterias.


Hegel

A Hegel levou boa música a Munique com um Maestro, o prévio P30A, e uma Orquestra, na forma do H30A. Os detalhes são ainda reduzidos mas o amplificador de potência H30A pode ser configurado em mono ou estéreo e tem amplas reservas de potência.

Mo Fi Master Deck_2

A MoFi apresentou nada menos duas grandes novidades ao show. Temos aqui o MasterDeck, o novo gira-discos topo de gama, e perto dele estava o MasterPhono, ao que parece desenhado por Peter Madnick.