Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

EMT, Thales e X-quisite na Exaudio

EMT, Thales e X-quisite na Exaudio

23 fevereiro 2022

Três marcas analógicas de uma vez só


A Exaudio anunciou três novas distribuições de uma só assentada. A Thales é um fabricante suíço de grande prestígio que já produz gira-discos e braços de elevada qualidade há alguns anos e adquiriu recentemente a EMT e a X-quisite.
Um dos grandes elementos de destaque na Thales é a tecnologia utilizada nos seus braços, a qual tenta resolver um dos problemas mais antigos ligados à leitura de um disco analógico: para esta funcionar de um modo perfeito o cantilever da cabeça deverá em todos os momentos definir uma tangente perfeita ao sulco que está a ler, independentemente do diâmetro desse sulco. Como é evidente, esta é uma premissa impossível de cumprir e mesmo os braços de 12 polegadas apenas o conseguem fazer sem grande erro em não mais de 30 a 40% da superfície do disco. Michael Huber, o criador da Thales, resolveu o problema utilizando uma solução utilizada nas aulas de desenho e trabalhos manuais e que é designada por círculo de Tales. De uma maneira resumida, o braço da Thales Audio, do tipo unipivot, tem na base um conjunto de seis rolamentos de esferas com uma fricção mínima que se deslocam dentro de um sulco epicíclico, o que faz com que simule uma situação em que teríamos hipoteticamente para cada sulco do disco o comprimento ideal to braço de leitura, ou seja, é como se a base do braço se fosse deslocando para a afrente e para trás conforme o ponto onde a agulha assenta e o erro de leitura é praticamente nulo – apenas 0,006 graus! E assim nasceram três tipos de braços e dois de gira-discos, um dos quais alimentado a baterias, o TTT-SLIM II.

X-quisite-FIRE

A EMT é um dos mais antigos e prestigiados fabricantes de cabeças de leitura para gira-discos, com soluções para várias gamas de preços, sendo uma das mais interessantes a JSD Novel Titan, com um transdutor multicamada, corpo de titânio cantilever da safira e titânio. Já a X-quisite aposta, como o nome diz, em conceitos refinados, tais como o facto de o cantilever e o corpo da bobina serem fabricados a partir de uma única peça de cerâmica de alta resistência, como acontece no modelo FIRE. O circuito magnético desta cabaça é também o resultado de muito tempo de pesquisa pois torna-se necessário ter um campo magnético extremamente intenso, uma vez que as bobinas de leitura não têm um núcleo magnético. O cobre das bobinas é de pureza 4N e a agulha tem um acabamento Micro Ridge.