Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

iFi ZEN One Signature

iFi ZEN One Signature

17 janeiro 2022

Um DAC universal na versão Signature


O ZEN One Signature tem como ponto de partida o ZEN DAC V2, ao qual foram adicionadas entradas S/PDIF adicionais do tipo óptico e coaxial mesmo ao lado da porta USB, a tecnologia Bluetooth do ZEN Blue V2 e melhorias de circuito de assinatura para criar uma deliciosa mistura áudio. Como resultado temos o componente perfeito para funcionar como um hub de áudio caseiro para todos os dispositivos digitais, desde smartphones e tablets a PCs e Macs, leitores de CD, servidores de áudio, televisões e consolas de jogos.
Um arranjo lógico XMOS de baixa latência e com 16 núcleos processa os dados de áudio recebidos através das entradas digitais USB e S/PDIF, sendo usadas diversas tecnologias de erradicação de jitter, incluindo a última geração do relógio GMT (Global Master Timing) e o buffer de memória inteligente. O “motor digital” do ZEN One Signature baseia-se num DAC Burr-Brown que a iFi utiliza em vários dos seus equipamentos, devido ao som natural e à arquitectura True Native.

iFi_ZEN-One-Signature_PCB

As resoluções máximas dos ficheiros digitais de áudio podem atingir 32 bit/384 kHz para sinais PCM aplicados na entrada USB (192 kHz para o caso das S/PDIF), todos os níveis de DSD até DSD256 e DXD de velocidade única e dupla. Graças ao design do chip Burr-Brown utilizados, os sinais PCM e o DSD assumem caminhos separados, permanecendo no formato nativo até à conversão analógica. Os ficheiros MQA com frequências de amostragem até 384 kHz são igualmente descodificados de forma completa, ou seja, o ZEN One Signature implementa os três níveis de descodificação, a situação ideal para os subscritores da modalidade HiFi Plus, da Tidal.
O circuito integrado QCC5100 encarrega-se do processamento Bluetooth, sendo compatível com todos os formatos de alta definição, incluindo aptX Adaptive e aptX HD, LDAC e HWA/LHDC, bem como com os mais convencionais aptX regular e aptX Low Latency, AAC e SBC (o codec básico do Bluetooth). Isto significa que todos os possíveis dispositivos de origem são manuseados com a mais alta resolução de áudio que a sua especificação Bluetooth permite. A memória guarda os dados de emparelhamento de até oito dispositivos de origem, facilitando a mudança de um dispositivo para outro.
Uma vez mais os componentes utilizados são de qualidade audiófila, destacando-se os condensadores Panasonic OS-CON e Elna Silmic II. A alimentação pode ser fornecida por USB pelo equipamento a que o ZEN One Signature está ligado, um portátil, por exemplo, ou directamente da rede eléctrica através de um adaptador AC/DC. O desempenho ideal obtém-se utilizando a fonte de alimentação iFi DC iPower2 com níveis mínimos de ruído, incluída com o DAC, e que custa 69€ quando comprada separadamente. A caixa utilizada é comum aos restantes elementos da linha ZEN, embora se distinga neste caso pela cor Azul Espaço Profundo, comum a toda a gama Signature.
Mais informações em Smartaudio

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos