Banner Imacustica 834x200_04-12-21

Gira-discos Nagra Reference

Gira-discos Nagra Reference

28 Dezembro 2021

A soberba construção suíça aplicada ao domínio analógico


O gira-discos Nagra Reference está finalmente disponível. O principal argumento deste espantoso leitor de discos pretos reside no sistema de excitação dos motores, duas unidades de corrente contínua, de fabricação suíça e que disponibilizam um elevado binário e excelente precisão da velocidade de rotação. Estas precisão é assegurada por um acelerómetro que ajuda a calibrar a velocidade do prato comparando os valores de leitura com os derivados de um oscilador a cristal. O processo de calibração, o qual demora 20 segundos, pode ser controlado a partir de um modulómetro situado no painel frontal de controlo. As correia que accionam o parto utilizam uma formulação de borracha derivada das correias utilizadas no icónico gravador Nagra IV-S.

Nagra Ref 3

O prato é fabricado a partir de uma ligada de material utilizada em aeronáutica chamada Exium AM e que é 60% mais densa que o titânio, do que resulta um peso total de 6,5 kg para aquele. Inspirada pelos relógios suíços de caixa aberta que mostram o mecanismo interno, a Nagra recorreu a um chassis de metacrilato que permite ver o esqueleto do gira-discos. A suspensão é do tipo flutuante e combina princípios físicos derivados da mecânica e de hidráulica. A fonte de alimentação utiliza supercondensadores na filtragem e ainda na saída de corrente para os motores, garantindo uma capacidade quase inexaurível de fornecimento de corrente.
O braço do Nagra Reference recorrer a um sistema magnético de compensação do skating da agulha sobre o disco e é possível ajustar o VTA durante a leitura. A zona excêntrica do braço facilita ainda o ajuste preciso do azimute.

Nagra Ref 2