Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Kronos Discovery, uma nova dimensão no som do vinilo

Kronos Discovery, uma nova dimensão no som do vinilo

17 dezembro 2021

O vinilo tratado de uma maneira sublime


A Kronos é um fabricante canadiano de equipamentos analógicos que lançou há uns anos um revolucionário gira-discos que foi capa da Audio e que tinha como grande originalidade a utilização de dois pratos a rodarem em sentidos contrários para cancelamento de vibrações.
Pois Louis Desjardins, o homem por detrás da Kronos, continuou e refinou as suas pesquisas que deram origem uma edição limitada a 250 exemplares do Kronos Pro e, muito recentemente ao ainda mais revolucionário Kronos Discovery.

Discovery 2

Louis começou por desenhar o Discovery totalmente a partir do zero, incluindo uma nova filosofia de chassis que conduziu à utilização do dobro dos componentes empregues no Kronos original. O chassis é tratado como se fosse a caixa-de-ressonância de um instrumento musical e está acoplado às peças de fixação lateral através de sinoblocos de material elástico extremamente suave. Este chassis comporta-se como um exo-esqueleto que melhora de modo substancial a dissipação de energia e faz a disrupção das ondas vibracionais devido ao elevado número de pontos de transição. A fonte de alimentação tem um transformador de toroidal sobredimensionado e utiliza supercondensadores para a filtragem, os quais proporcionam um nível enorme de armazenamento de energia e uma baixa impedância de saída, minimizando a força contra-electromotriz dos motores que accionam os pratos. O braço que equipava o Discovery que ouvi na Ajasom era o Kronoscope, do tipo de pivot único. O peso final do Discovery atinge 65 kg (!), com mais 22,5 kg para a fonte de alimentação.
O sistema montado pela Ajasom para se poder ouvir vinilo reproduzido pelo Discovery assentava em equipamento McIntosh: Prévio C22, unidade phono de topo de gama MP1100 e amplificadores de potência híbridos MC901 alimentarem as colunas XRT1.1K.

Discovery 3

Este é um texto breve de abordagem e longe de mim querer aqui deixar um teste exaustivo sobre um equipamento desta complexidade mecânica e electrónica em apenas algumas linhas e depois de um par de horas de audição. O Discovery merece muito mais que isso porque pura e simplesmente transcende tudo aquilo que eu já pude ouvir em termos de gira-discos e já ouvi alguns, desde os Air Force nas sua s diversas versões, ao Goldmund original, ao Onedof, aos SME, enfim, mesmo muitos. Pois nada se compara ao nível de sublimação emocional a que nos elevamos quando ouvimos este Discovery e, na altura, «apenas» equipado como uma cabeça Lyra Delos! A música atinge uma outra dimensão, uma que pelo jeito ainda existia nos discos de vinilo mesmo agora que estão prestes a comemorar 74 anos de existência. A música ganha uma imediaticidade assombrosa, o silêncio é mesmo espacial, o posicionamento espacial do conjunto de intérpretes é perfeito e na discriminação de cada um deles então o Discovery deixa-nos boquiabertos. Notável mesmo foi ouvir alguns dos discos de vinilo que conheço muito bem e mesmo «inaugurar» a Pastoral de Beethoven, numa edição da Pro-Ject, que estava guardada para um momento especial que seguramente nunca poderia ser melhor que este. Quem puder ir à Ajasom até ao dia 23 pois não perca a oportunidade de ouvir um gira-discos que parece (e é!) do outro mundo. Por mim fiquei mais que convencido, embora fique atento para a possibilidade de ouvir o Discovery com uma cabeça de qualidade superlativa que vem a caminho. Se tal acontecer, fiquem preparados para o capítulo 2 desta saga.

Para mais informações visite:  Ajasom

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos