Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Wilson Audio anuncia as SabrinaX

Wilson Audio anuncia as SabrinaX

2 setembro 2020

Novas SabrinaX


As Chronosonic XVX são, até hoje, as colunas de produção mais ambiciosas e complexas da Wilson Audio, incluindo algumas das tecnologias das Master Chronosonic, de edição limitada, mas com soluções e recursos únicos para aquele modelo. Com ideias frescas saídas do desenvolvimento das XVX, Daryl e sua equipa voltaram as suas atenções para as mais pequenas colunas de chão da Wilson.
As SabrinaX resultam de um repensar a partir do nível zero das Sabrina, as tão apreciadas pequenas colunas de chão da Wilson Audio. Tal como o modelo original, a nova versão X ostenta uma rara combinação dos tradicionais atributos que são já uma marca registada da Wilson, tais como autoridade de graves, resolução dinâmica, beleza e integridade de médios e uma sensação de inerente “correcção” musical. O tweeter escolhido para as SabrinaX foi o Convergent Synergy MK5, que Daryl e a sua equipa desenvolveram inicialmente para as WAMM Master Cronosonic e que se tornou uma parte integrante do design das Chronosonic XVX.
O altifalante de médios de 5,75 polegadas tem uma reprodução incrivelmente suave ao longo de toda a sua largura de banda, a qual se estende até aos 2 kHz, facilitando a definição de um ponto de cruzamento elevado para o tweeter. O woofer de 8 polegadas, projectado e desenvolvido para o módulo de graves das Sasha DAW, encontra agora uma nova casa nas SabrinaX. Este driver de última geração está instalado numa nova câmara de graves, excepcionalmente inerte, a qual fornece a plataforma perfeita para a intrinsecamente excelente resolução e para a elevada performance nos transientes.
O pórtico de graves é maquinado a partir de um lingote sólido de alumínio 6061-T6 e tem uma nova geometria, desenvolvida especificamente para as SabrinaX, a qual reduz ainda mais o já baixo ruído. Os terminais de ligação são os mesmos que foram projectados e fabricados para as XVX, sendo fáceis de apertar à mão e possuindo ainda a opção de se utilizarem fichas banana. As SabrinaX utilizam a mesma combinação spike / díodo que se pode ver nas Chronosonic e beneficiam ainda do desenvolvimento de um novo condensador AudioCapX-WA desenvolvido pela Wilson.
Mas claro que o sufixo X só poderia ter origem no Material-X que tem sido a pedra angular da tecnologia compósita da Wilson. Aqui na sua terceira iteração, o Material-X permanece imbatível em termos de rigidez, inércia, amortecimento intrínseco e extrema rigidez. As Sabrina originais utilizavam o Material-X apenas na placa frontal e na placa inferior para os spikes mas nas SabrinaX toda a caixa exterior é de Material-X, aproximando-se o mais possível do ideal do silêncio absoluto perseguido pela Wilson.
Uma nova saída de ventilação de baixa turbulência, fresada directamente a partir de Material-X e semelhante à que é utilizada no módulo de médios das XV, substitui a estrutura de alumínio usada no modelo anterior.